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10 ideias para reter clientes no ramo de casamento


10 ideias para reter clientes no mercado de casamento

Os números do mercado de casamento sempre apontam gráficos crescentes, mas nem por isso significa que fornecedores não precisem de estratégias para reter clientes.

Uma pesquisa de 2016 da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais) apontou que o mercado de casamento movimentou R$ 16 bilhões em negócios no Brasil, mesmo com a crise.

Ainda assim, as empresas do setor de casamentos precisam estar atentas ao bom atendimento e novos produtos para alavancar as vendas e fidelizar clientes.

Apresentar diferenciais e alternativas podem ser medidas para que a sua cartela de clientes não fuja para a concorrência.

Por isso, veja 10 ideias de como reter um cliente.

Reter clientes: bom atendimento é fundamental

Para reter clientes, o bom atendimento é fator fundamental. Segundo pesquisa da Oracle, o mau atendimento está entre as principais causas para um cliente abandonar um fornecedor de casamento.

Isso pode acontecer porque o cliente pode não estar se sentindo valorizado. E você sabe que o boca a boca no mercado de casamentos é forte.

Quando um cliente não sente conexão com sua empresa isso pode gerar um efeito cascata, muitos outros clientes poderão entrar na mesma vibração.

Seja você o fornecedor de kit de lembrancinhas ou serviços de foto e vídeo, um atendimento personalizado, respeitoso e atento ajuda muito no sentimento de valorização do cliente.

Afinal, neste mercado os profissionais  lidam com clientes que estão realizando o sonho da vida. Os noivos precisam sentir que o projeto deles é importante também para as empresas que estão prestando serviços.

Então seja pessoal, mantenha contato, ganhe a confiança e busque o engajamento do seu cliente.

Descubra suas fraquezas e reverta quadro

Toda empresa tem seu calcanhar de Aquiles, aquele ponto fraco que pode prejudicar o crescimento e até mesmo a evasão de clientes.

Talvez você precise melhorar a interface com seus clientes para saber qual o ponto da evasão? Então vale retornar ao ponto acima, o atendimento ao cliente. Fale com eles, descubra o que não está agradando e, claro, procure consertar.

Você pode chegar a eles por vários meios, pode ser pesquisas de satisfação, mensuração por meio do NPS (Net Promoter Score) e até os comentários nas mídias sociais.

Para reter clientes, reconheça esses pontos fracos e procure corrigi-los. Mas também coloque força no que você é bom: é o preço, é o design de seus produtos, é a tradição de seus serviços, é o prazo de entrega, é seu atendimento ou qualidade? Ou são vários destes tópicos?

Forneça serviços adicionais e inove seus produtos

Além do que você já oferece aos clientes, o que mais poderia “dar” para que eles fiquem com a sua empresa?

Será que o seu produto ou serviço não caiu na monotonia e foi engolido pela concorrência? Então, inove!

Por exemplo, se você é do setor de buffets e oferece um determinado tipo de produto, como sorvetes no verão, que tal pensar em servir algo adicional no inverno, como caldas quentes ou bolinhos fritos recheados com sorvete?

Ou se você é do ramo de acessórios para noivas, com produtos como tiaras e coroas para cabelos, que tal pensar em oferecer também porta-alianças diferenciados e exclusivos? Ou até mesmo criar cursos para que as noivas saibam mais sobre o assunto e invistam em customizações de seus mimos.

Se você é o ramo de vídeo e fotos, inove nos seus recursos e nos resultados oferecidos aos noivos.

E até mesmo se você é do setor de decorações, pesquise novidades, tendências de décor, tenha em mãos modelos diferenciados de design.

Lembre-se que muitos noivos querem tradição, mas uma outra boa parcela adora inovações.

Padronize seus serviços

Você pode ter novos produtos e diferenciais para reter clientes, mas padronize o seu serviço.

Quando os noivos escolhem a sua empresa, faz isso porque teve uma indicação ou eles mesmos comprovaram o serviço e não querem surpresas.

A satisfação com o resultado deve ser sempre a mesma, ou seja, qualidade garantida.

Segmente seus clientes

Existe uma diferença entre um cliente que usa seguidamente seus produtos e outros que fez um teste gratuito de 30 dias e nunca mais procurou a empresa.

Esses últimos não devem ser abandonados, e ocasionalmente lembrados dos seus serviços, porque podem ainda se tornar clientes fixos, mas coloque-os em grupos diferentes.

Mas no primeiro grupo, mantenha a boa comunicação e faça que ele está sinta valorizado e premiado por sua fidelidade. Essa é uma dica para reter cliente fiel.

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Identifique quem está para abandoná-lo

Se você tem um serviço de assinaturas, e o seu cliente, que antes era fiel, passam a utilizar menos o seu serviço diariamente, depois passam a visitas semanais e chegam apenas a visitar o site uma vez por mês. Esse é um cliente de risco.

Esses são alguns sinais que ele está para abandoná-lo. Então, observe bem as métricas de engajamento, número de visitas e insatisfação com o seu serviço.

Para alimentar esse cliente, existe um recurso no Dropbox, que ajuda a manter o contato com o seu cliente.

Continue investindo nesta comunicação e procurando corrigir alguma falha que poderá ter sido apresentada  pela sua empresa.

Use condições para disparar e-mails

Se os clientes já se cadastraram para obter informações sobre seus serviços. É importante saber a hora de enviar o email certo como um recurso de como reter clientes.

Nada de ficar enchendo a caixa das pessoas com emails seguidos. Isso pode mesmo ajudar a aumentar a taxa de cancelamento de assinatura dos serviços da sua empresa.

Use a criatividade e envie e-mails que possam ser úteis.  Por exemplo, se você é cerimonialista, é claro que é apenas uma das possibilidades cotadas.

Então, se destaque, tente despertar a curiosidade com textos bem escritos e imagens bonitas e atrativas no seu e-mail marketing.

Personalize seus e-mails

Automatizar o serviço de e-mail é muito conveniente, mas personalizar para que seus clientes se sintam valorizados é tão importante quanto.

Saber que não foi apenas um programa que enviou aquele e-mail pode ajudar na retenção de seus clientes.

Por exemplo, no AirBnb, o padrão de busca do site é usado para oferecer experiências semelhantes para os usuários baseado no interesse dele.

Então, por exemplo, se você é do ramo de viagens, procure saber o que seu cliente quer para uma viagem de lua de mel, e dispare e-mail oferecendo destinos e dicas justamente com o que eles queriam. Com certeza, será um grande diferencial na hora de fechar o pacote de lua de mel.

Ofereça incentivos para reter clientes e fidelizar

Dar incentivos como descontos ou um tempo gratuito de serviço são algumas maneiras de reter clientes.

Você pensa que no mercado de casamentos, os noivos só irão usar seus serviços na ocasião do casamento deles? Pessoalmente pode até ser, mas eles podem fazer o tal boca a boca positivo e indicar outros clientes para você.

Por isso, crie um plano de fidelização. De repente, forneça vantagens caso ele indique outras pessoas que fechem negócio.

Por exemplo, se for do ramo de buffet, e os noivos indicarem outro casal que feche negócio, premie com um bolo no primeiro aniversário de casamento, e se continuarem indicando, planeje outras medidas.

Para reter clientes, agradeça sempre!

Mostre  o quanto aprecia seus clientes, agradeça a eles por sua preferência.

Uma boa maneira de fazer isso é ter um pós-venda atencioso, que conversa sobre o resultado de um contrato e o nível de satisfação do cliente.

Nesse contato pós-venda pode ser feito um agradecimento pessoal, via telefone ou até por e-mail. E isso pode gerar até mesmo a renovação de um contrato.

 

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