5 dicas de comunicação para aumentar a visibilidade da sua marca na web | Guia Noiva Online

5 dicas de comunicação para aumentar a visibilidade da sua marca na web


5 dicas de comunicação para aumentar a visibilidade da sua marca na webAs empresas de todos os portes e setores traçam estratégias para ter uma presença relevante no ambiente on-line e para extrair dele o melhor para seus negócios e estão sempre buscando dicas de comunicação para favorecer seus negócios na web.

Essa intensa movimentação e essa preocupação são mais que relevantes: a Internet é hoje um dos mercados mais poderosos do mundo e conecta mais de 95 milhões de brasileiros. No Brasil, os e-commerces movimentaram mais de R$ 45 bilhões em 2015.

Por isso, reunimos 5 das principais dicas de comunicação para garantir que sua marca de sua empresa ganhe visibilidade e força na web.

1. Produza conteúdo interessante

A primeira regra para aumentar a visibilidade na web é gerar conteúdo de qualidade, útil para o público-alvo e alinhado com o universo da empresa. Não adianta apenas colocar no ar um website bonito e uma página no Facebook que só falam sobre a empresa e seus produtos.

As pessoas estão na web, em sites de busca e redes sociais, procurando por soluções de problemas, conteúdo inspirador, entretenimento. Quanto mais conteúdo interessante sua empresa gerar — em vídeo, textos, imagens e áudios — mais chances ele terá de ser compartilhado e mais evidência sua marca ganhará nas pesquisas feitas em ferramentas de busca, como o Google. Essa estratégia é a premissa principal do Inbound Marketing.

2. Segmente a sua comunicação

Se você sabe com quem sua empresa precisa se comunicar, a web é o ambiente perfeito para impactar essas pessoas. É alto o poder de segmentação das redes sociais, como Facebook e Instagram, e dos sites de busca. Você pode determinar o público que verá sua comunicação de acordo as informações que forem mais relevantes para essa segmentação como:

  • Dados básicos como faixa etária, profissão, profissão e sexo;
  • Informações geográficas como estado, cidade, local de residência;
  • Informações de pesquisas como palavras-chaves buscadas etc.

Quando o conteúdo é interessante e direcionado ao público certo, é grande a probabilidade de conseguir atrair as pessoas para outros canais da sua empresa, como loja virtual ou um formulário de cadastro. Por isso, use a comunicação segmentada como isca para captar clientes em potencial, os chamados leads.

3. Crie uma rotina de comunicação

Os consumidores atuais esperam que cada empresa se relacione com seu público de forma ágil e personalizada. A Internet é, certamente, a melhor ferramenta para construir esse laço entre empresas e pessoas.

Então, crie duas rotinas importantes para:

  • Responder às manifestações recebidas através de e-mails e redes sociais (sugestões, reclamações e dúvidas);
  • Enviar e-mails para clientes que já compraram em sua empresa ou que fizeram contato, porém ainda não efetivaram a compra.

Não cometa o erro de lotar a caixa de e-mails deles com propagandas da empresa, mas entre em contato ao menos nesses momentos estratégicos:

  • Boas-vindas pela primeira compra ou contato;
  • Ofertas especiais em determinadas datas comemorativas (como o aniversário do cliente ou da compra).

4. Invista em publicidade digital

Muitos microempreendedores se assustam ao ouvir essa dica, pois imaginam que a publicidade na web é tão cara quanto a propaganda tradicional na TV e mídia impressa. Porém, a grande vantagem de investir em anúncios no ambiente digital são seus preços acessíveis. Você pode, assim, começar aos poucos.

A segmentação de público permite realizar menos esforços financeiros com mais resultados positivos. E também acompanhar, em tempo real, o desempenho do investimento realizado. Algumas métricas permitem fazer tal análise, tais como:

  • Taxa de cliques nos anúncios;
  • Taxa de visitas ao website;
  • Taxa de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) nas redes sociais.

Então, é possível ajustar a campanha a qualquer momento, caso os resultados não estejam conforme o esperado.

5. Faça dos seus clientes vitrines da marca

Use a criatividade para desenvolver ações que façam dos seus clientes os multiplicadores de sua marca. Faça pequenos concursos culturais, provoque o engajamento das pessoas e elas desempenharão o papel de vitrine dos produtos e serviços de sua empresa em suas próprias redes sociais.

O aumento da visibilidade de sua marca na Internet não depende de milagre ou investimentos milionários e sim de um trabalho constante, criativo e consistente. Comece agora mesmo compartilhando essas dicas de comunicação com sua rede de contatos e fortaleça as boas práticas de Marketing na web!


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