7 práticas para atingir melhores resultados em 2018 | Guia Noiva

7 práticas para atingir melhores resultados em 2018 para empresas de casamento


7 PRÁTICAS PARA ATINGIR MELHORES RESULTADOS EM 2018 PARA EMPRESAS DE CASAMENTO

Muitos fornecedores, inclusive as empresas de casamento, utilizam apenas datas específicas, como as comemorativas, para criar iniciativas para atrair público.

Mas algumas práticas são importantes para manter um processo de melhoria contínua dos seus resultados ao longo do ano.

Como os meses das noivas vão muito além de maio, setembro e dezembro, veja 7 iniciativas que poderão ajudar as empresas de casamento nesta missão.

Empresas de casamento: ouça o seu cliente

Sem qualquer interesse comercial, invista em uma rotina de conversas com os seus clientes/noivos.

Essa conversa é decisiva para entender quais são as necessidades de quem busca os serviços das empresas de casamento, inclusive a sua.

Nestas entrevistas, também desenvolva a percepção de valor e qualidade de seus serviços atribuídas pelos seus clientes.

Um bom atendimento a noivas na pré-venda e uma atenção continuada mesmo após o “pós-venda” de forma rotineira,  é importantíssimo para um processo de melhoria contínua.

Personas

As empresas de casamento precisam identificar e personificar seu público-alvo. Precisam entender suas características pessoais, sociais e econômicas, para estabelecer estratégias, táticas e ofertas para projetar a reação de cada personagem definida.

Por exemplo, as empresas de casamento sabem que uma noiva que tem todo o dinheiro do mundo para realizar sua cerimônia e festa não procura os mesmos serviços e fornecedores de outra que tem um orçamento disponível muito baixo.

Por exemplo, uma empresária investiu em uma loja virtual de vestidos de noiva, em que o modelo mais caro custa R$ 1.200. Para a noiva que está com o orçamento apertado, a iniciativa é um achado, mas para a noiva que quer um vestido todo ornamentado com pedrarias, tecidos caros e outros luxos, essa empresa não atende.

Então essa empresa virtual tem que focar sua persona na noiva com baixo orçamento e criar iniciativas de divulgação para elas.

Ou seja, é preciso refinar o público que visita seu site, blog ou até fanpage. Não adianta apenas ter uma visitação esplêndida. É preciso qualificar o tráfego  com pessoas que realmente sejam leads, ou seja, quem têm grandes chances de se tornarem seus clientes.

Para isso, pode ser feito um trabalho com SEO (Search Engine Optimazion), que torna a página mais facilmente encontrada pelos mecanismos de busca do Google, por meio de palavras-chaves. E interação nas redes sociais também produzem efeito.

Outra forma de atrair pessoas ao seu site, blog ou fanpage, é investir em links patrocinados. Traz resultados rápidos porque divulgam sua empresa de casamento a um público que você seleciona de acordo com o perfil de sua noiva/persona.

E essas práticas podem ser implementadas em conjunto.

Testes

Defina novidades para a sua empresa de casamento e trace métodos para testar a aceitação.

Por exemplo, se você é do ramo dos buffets e quer investir em um novo sabor, que tal lançar uma pesquisa via fanpage sobre a opinião dos clientes? Essa iniciativa de testes também pode ser uma espécie de promoção em que os clientes/noivos ganham alguma amostra em troca de dar a opinião.

Ou se é do ramo de floriculturas e quer testar a opinião sobre uma nova espécie de flor na decoração do casamento, monte uma pesquisa com as noivas que estão na fase de definir as espécies que vai querer no próprio casamento.

Imagine, um tempo atrás, as únicas opções para registrar o casamento eram as tradicionais fotos dos álbuns e vídeos. Hoje existem vídeos temáticos, trash the dress, ensaio pré-wedding, animações, gravações em alta definição, enfim, são diversas novidades.

O que seria deste universo se ninguém resolvesse testar  o serviço. E existem muitas maneiras de testar, de acordo com o serviço de cada fornecedor.

Com esse feedback de seus clientes/noivos, você poderá definir se a iniciativa terá sucesso ou não. É importante testar, antes de lançar no mercado, definir preços e realizar outras ações.

Olho na concorrência

Você é uma empresa do setor de casamentos muito tradicional e procurada, seja do ramo de buffets, foto ou vídeo, decoração, vestidos de noivas ou de convites de casamento. Mas não pode confiar só na tradição.

De repente, você percebe que no ano anterior muitas empresas do seu ramo entraram no mercado e está sentindo algum tipo de evasão de orçamentos.

Se é assim, é mais do que importante que fique de olho no que a sua concorrência está oferecendo que pode atrair mais os noivos. É preço? É prazo? É produto ou serviço?

Por exemplo, em Nova York, uma noiva criou um serviço de compartilhamento de flores, depois que viu um arranjo de seu próprio casamento jogado no lixo. Então teve essa ideia de economia e sustentabilidade.

Se os concorrentes trazem inovações e estão reinventando os modelos de interação entre oferta e demanda, não tem porquê não procurar melhorar e inovar seus serviços também.

E mesmo que você não sinta que está perdendo clientes, é importante saber o que pode ajudar a reter clientes. Uma ideia como essa do compartilhamento de flores pode ser tudo o que um casal de noivos quer. Por que não tentar?

Reunião dos líderes

A reunião periódica de líderes e equipes para compartilhar resultados e fazer avaliações é muito importante para um processo de bons resultados contínuos.

E isso não tem a ver com os tamanhos das empresas de casamento. Sejam empresas de fotos ou vídeos com vários colaboradores ou  uma fornecedora de doces, que conte com apenas uma ajudante, é importante o diálogo entre quem vende, define estratégias e executa.

Pelo menos uma vez por mês, faça essa conversa para expor os desafios encontrados, apresentar os resultados, sugerir novidades e até traçar estratégias.

Checagem de resultados

Não espere o final do mês para saber sobre seus resultados de vendas e cancelamentos da sua empresa. Faça isso semanalmente.

Isso é importante para fazer a projeção do esperado no mês acrescido à percepção de mercado, movimentação da concorrência e fatores sazonais.

Garantir essa checagem semanal vai possibilitar que as empresas de casamento não sejam pegas de “calças curtas” no final do mês. Se for necessário, é possível investir em mudança de estratégias e centrar em iniciativas que são certeza de bons resultados.

Mobile

Não se iluda, para estar à altura da concorrência garanta a sua presença mobile.

O imenso número de smartphones colocou o mundo à disposição das noivas. Então, para garantir a sobrevivência das empresas de casamento, é importante que seus serviços estejam disponíveis ao alcance das mãos para uma interação de vendas, consulta ou atendimento.

Hoje não é incomum que os noivos organizem seus casamentos à distância. E é justamente através de seus smartphones que costumam fazer isso.

As pesquisas podem ser desde os buffets dos lugares onde vão se casar, especialmente no caso de um  destination wedding,  a  serviços diversos, como salões de beleza, ou outros fornecedores, como floriculturas.

Quem é louco de não querer aproveitar o extenso número de clientes/noivas que estão disponíveis por meio dos milhares de smartphones?

Então, se as empresas de casamento investirem nestas 7 iniciativas, poderão estabelecer um certeiro processo de resultados contínuos. Não perca o bonde!

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