9 erros mais comuns no atendimento a noivas | Guia Noiva

9 erros mais comuns no atendimento a noivas


9 erros mais comuns no atendimento a noivas

É claro que todas as empresas precisam zelar pelos seus mais diversos setores e para uma empresa que trabalha com casamentos um dos piores erros é não fazer um correto atendimento a noivas.

Atendimento é fundamental em qualquer setor, antes, durante e depois de um fechamento de contrato. Especialmente no setor de serviços, não ter cuidado com esse aspecto pode gerar uma grande evasão de clientes.

Ter um cliente satisfeito é imprescindível para o sucesso do negócio e para alavancar as vendas.

Para estar sempre dentro dos trilhos nesta área veja quais são os 10 erros mais comuns no atendimento a noivas.

Atendimento a noivas: empatia e honestidade

Quando um casal de noivos procura um fornecedor, por trás está um grande sonho, um ideal que pode ter sido construído desde a infância, a expectativa de sucesso total em todos os aspectos do que a maioria das pessoas consideram como o Grande Dia da vida.

Por isso, ter empatia e honestidade com os seus clientes é chave do sucesso, especialmente no atendimento a noivas.

Se colocar no lugar de uma noiva quando ela quer um buquê perfeito, um vestido maravilhoso ou uma decoração elegante e aconchegante, é fator primordial para a empresa que quer fazer um bom atendimento.

Quando você entende as necessidades dos clientes, fica muito mais fácil ter um com desempenho.

Ainda mais neste momento. O  que é pior do que uma má opinião nesta era digital, tão frenética e com informações que voam mais rápido que a velocidade da luz?

Fazer um atendimento a noivas ruim e que vá gerar prejuízos ao seu público-alvo pode ser fatal para a sua empresa.

Veja quais são os 10 erros mais comuns no atendimento a noivas.

Erro 1: serviços para todos os públicos

Você precisa ter um segmento mais focado. Atirar para todos os lados não é a melhor solução.

Por exemplo, seu foco são as noivas, mas não pode querer abraçar todos as atividades que fazem parte deste mercado.

Você vai focar na decoração, nos vestidos, ternos, convites, nas flores, nos cardápios, nas músicas, lembrancinhas, na make e cabelo ou nas fotos e vídeos?

Você pode se especializar ainda mais em casamentos clássicos ou no campo ou ainda na praia. Qual é o seu público? Os casamentos de luxo ou os populares?

Veja que não é possível reunir todos no mesmo pacote, porque cada um exige especialização diferente e os custos para ter profissionais que abrangesse todos os setores seria muito alto.

Por  isso é importante ter uma persona (cliente imaginário que reúne todas as características de um cliente ideal para seu negócio) e focar seu segmento.

Erro 2: preços muito baixos

Em qualquer setor, o preço do serviço precisa ser coerente com seus custos e objetivo de lucro da empresa.

Nem sempre, o preço baixo vai atrair mais clientes e, às vezes, o tiro pode sair pela culatra, porque podem entender que esse preço baixo está associado com baixa qualidade.

Com um bom atendimento, os noivos, noiva ou noivo,  vão  perceber todos os diferenciais de seus produtos ou serviços e assim estarão dispostos a pagar por eles dentro dos valores de mercado.

Erro 3: não conhecer o seu cliente

Na hora do atendimento a seu cliente, seja o casal de noivos, ou cada um isoladamente, você precisa fazer tudo sobre eles para entender quais são suas expectativas e necessidades.

Um atendimento diferenciado e cuidadoso, focado no que os clientes querem, vai mostrar que eles não são apenas mais um nome de sua lista de e-mails.

Quando entrar em contato, procure ter isso em mente, seja atencioso e mostre que oferece algo além de seus concorrentes.

Erro 4: não ouvir o que os noivos querem

Quando um casal de noivos, ou a noiva, procurar a sua empresa demonstre interesse em ouvi-lo, em saber quais são as suas necessidades, mas especialmente o que eles querem.

Você pode, por exemplo, acreditar que aquela noiva vai ficar linda em um vestido modelo sereia, mas ela sempre sonhou em casar com um tomara que caia, com saia no estilo bolo de noiva, parecida com uma princesa da Disney.

Então, ouça o seu sonho, o seu ideal, apresente alternativas, mas deixe que a (o) cliente decida. Não deixe de se reunir  com o (a) cliente, se for preciso, marque mais que um encontro, para as ideias se assentarem e tomarem forma.

Erro 5: não cumprir prazos

Em todos os setores é importante cumprir prazos, mas no setor de casamentos um atraso pode gerar a destruição de todo um sonho e investimento alto.

Por isso, planeje bem, faça cronogramas, agendas, ferramentas de gestão, conheça bem qual é a capacidade produtiva do seu segmento.

Ser honesto e estabelecer prazos reais e que serão fielmente cumpridos, é importantíssimo para a credibilidade da empresa no segmento.

Na hora da contratação do serviço, deixe bem claro os prazos, e se não puder cumprir os prazos do seu cliente, não tenha receio em pedir a ele que procure outro fornecedor.

Isso é bem melhor que dizer que vai “quebrar um galho” e no fim acabar “quebrando as pernas” do seus clientes.

Erro 6: não ter planejamento

Planejar  é importante em qualquer setor, mas no atendimento a noivas também é imprescindível.

É bom analisar que ações estão dando certo, e se for, preciso mudar alguma estratégia.

Mantenha um mural de clientes, com status de suas demandas, isso vai ajudar a ir eliminando pendências. Noivas são clientes ansiosas e precisam se sentir seguras em relação ao serviço contratado.

Erro 7: não aceitar críticas construtivas

O setor de atendimento a noiva é o que mais está próximo ao cliente, por isso, é importante estar aberto a sugestões.

Muitas vezes, uma crítica construtiva pode mudar todo o direcionamento de um trabalho para muito melhor.

Aceite as críticas como presentes que poderão alçar a empresa a patamares muito mais superiores.

Erro 8: não fazer o pós-venda

Um bom atendimento a noivas pressupõe não esquecer a cliente depois que o contrato foi fechado e pago.

Entre em contato para saber se os noivos estão satisfeitos, se atendeu as expectativas, se vão precisar de mais alguma coisa.

Essa atitude pode render até indicações da sua empresa para amigos e conhecidos dos noivos.

Se você vai entregar um produto pós casamento, como é o caso das fotos e do vídeo, surpreenda na enrega, na embalagem, na personalização. Se puder entregar algo a mais será incrível!

Dados apontam que as entregas feitas em até 4 dias depois do casamento geram muito mais retorno, pois todas as pessoas envolvidas, noivos, familiares e convidados vão interagir muito com esse conteúdo nas redes sociais.

Erro 9: não educar o cliente

O cliente precisa saber que os serviços de sua empresa podem ser úteis para ele.

Então, educar o cliente é mostrar a ele que tem a solução para o seu problema. É preciso entender que o dinheiro dele foi bem gasto, que seu serviço é essencial e muito importante.

Bem, esses são os principais erros do atendimento a noivas. Então procure cuidado com esses itens e corrija o que não estiver de acordo.

Acredite, melhor o atendimento a noivas na sua empresa, só vai render bons frutos para seus resultados.

 

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