9 passos para alavancar as vendas no mercado de casamento

9 passos para alavancar as vendas da sua empresa do mercado de casamentos


9 passos para alavancar as vendas da sua empresa do mercado de casamentos.

Vender mais é o objetivo de qualquer empresa. Mas é preciso manter em perspectiva que ao buscar fórmulas sobre como alavancar vendas é essencial não perder de vista o equilíbrio do negócio.

Porque quem vende precisa entregar. E precisa fazer isso com qualidade, de preferência superior à expectativa do cliente. Quem está no mercado de casamentos sabe bem que essa não é tarefa fácil.

E se você está em busca de dicas para aumentar as vendas certamente sabe que tem um produto/serviço incrível e só precisa saber como alcançar cada vez mais pessoas e, de preferência, fidelizá-las.

Já está pensando que vamos falar sobre canais de marketing digital, certo? Também, mas não apenas. Afinal aumentar as vendas deve ser meta dentro de um conjunto de ações para manter sua empresa saudável e seus produtos e serviços cobiçados por clientes.

Então vamos lá, conferir alguns passos indispensáveis à resposta da pergunta: como alavancar as vendas? Não se preocupe; a maioria deles você até já pratica. Mas a partir de agora vai fazer isso com muito mais atenção, com certeza.

1- Conheça seu produto ou serviço melhor do que ninguém

Pode parecer um conselho óbvio, mas dominar cada detalhe do produto ou serviço que oferece faz toda a diferença para você descobrir como aumentar as vendas.

É esse conhecimento que vai garantir os argumentos necessários para conquistar clientes e fechar negócio. E o motivo é simples, quando a gente entende do que está falando, transmite confiança.

Se seu business é vestido de noiva, você tem que saber quais são as características de cada tecido. Qual é mais indicado para dias quentes, o tipo de renda que representa sofisticação e aquele que fará o modelo perfeito para valorizar uma silhueta plus size.

São em detalhes assim que o cliente percebe que você conhece o problema dele. E isso nos leva direto ao passo seguinte de nossa jornada para aumentar vendas.

2- Identifique com clareza seu cliente – persona

Agarre cada oportunidade de acumular conhecimento sobre seu cliente. As informações vão chegar através do que ele fala, da sua linguagem corporal e das mensagens e comentários que ele enviar/fizer em suas mídias sociais.

São essas informações que vão complementar o perfil básico da ‘persona’ que você atende com seu negócio e contribuir para o desenvolvimento de ideias para aumentar as vendas.

Não se engane; o cliente vai até você em busca de solução para um problema específico (ou vários). E você passa a ser o responsável direto pelo sucesso dele. Sentiu a responsabilidade?

Ao resolver o problema, você terá cumprido sua obrigação, mas o ideal é identificar também ‘dores’ que seu cliente/persona nem percebeu ainda que têm e oferecer a solução.

Quando isso acontece, acredite, você terá encantado seu cliente. E cliente encantado é resposta quase automática para a questão: como melhorar as vendas, porque eles certamente trarão outros.

3- Otimize os fluxos e processos internos

Claro que você já ouviu falar de fluxogramas. Aquele desenho no qual figuras são ligadas por setas, indicando um caminho a seguir.

Crie um para seu processo de vendas. Por mais simples que seja, ele vai facilitar sua vida e o treinamento de novos funcionários. O caminho deve ser desenhado, e monitorado, do primeiro contato (físico ou virtual) até a finalização do pagamento e o pós-venda.

Ter os processos e procedimentos claros é receita certa para economizar tempo, prevenir erros, e, caso ocorram, saná-los rapidamente. Além disso, e mais importante, é que seu cliente será atendido sem atropelos.

E quem não gosta de ser bem atendido? Ou seja, nem é preciso dizer que desenvolver e acompanhar de perto processos internos pode contribuir para que você aumente suas vendas.

4- Tenha ferramentas para agilizar processos e acertar no atendimento

A questão é a seguinte, ao cumprir as etapas anteriores você concorda que estará gerando dados, informações, vitais para o bom desempenho do seu negócio, correto?

Mas de nada vai adiantar se tudo ficar solto por aí. Anotado em cadernos, acumulado em planilhas de computador isoladas, etc.

Ter ferramentas de gestão que disponibilizem esses dados rapidamente e organizados para facilitar a tomada de decisões é o ideal.

Se você tem levado para o travesseiro a pergunta “como aumentar minhas vendas”, acrescente mais uma. “Quanto posso investir para adquirir um sistema CRM?” (em uma tradução bem livre, CRM é um sistema de gerenciamento de clientes, ok?)

Ah, mas vou ter que gastar antes de ampliar as vendas? Não! Isso não será uma despesa simplesmente. Uma ferramenta assim vai orientar decisões mais acertadas em um tempo mais reduzido. E, como sabemos, tempo é dinheiro.

Mas nada de sair comprando um sistema assim, sem fazer boa avaliação de quanto tempo ela vai economizar para sua empresa e se pode ser integrada a eventuais recursos que você já tem.

Pense também na automação de processos de marketing. Coisas como personalizar os e-mails que sua empresa envia aos clientes de forma automática. Isso hoje em dia é básico.

E descubra como fazer a análise dos dados disponibilizados por plataformas como Facebook e Google sobre suas mídias sociais. Tem muita informação preciosa e gratuita ali que auxiliam a encontrar respostas de como aumentar suas vendas.

5- Invista em treinamento e motivação

Se você é um pequeno ou médio empresário é muito provável que, por muito tempo, tenha trabalhado sozinho. Sua empresa é seu sonho e você o vendia com paixão a cada novo cliente.

Isso significa que você apresentava o produto, mostrava ao cliente como ele seria beneficiado com a aquisição e verificava posteriormente se ele estava satisfeito.

Mas aí você cresce e um dia vem a pergunta inevitável: como aumentar minhas vendas? Contratando vendedores. Perfeito, mas sem treinamento e motivação não vai funcionar.

Assim como você, seu vendedor precisa:

  1. conhecer bem o produto/serviço

  2. ter claro quem é o público alvo da empresa

  3. saber o que a concorrência oferece e qual é o diferencial da sua empresa sem desmerecer o produto dos outros

  4. ser motivado a não desistir facilmente.

Por fim, é importante que ele seja recompensado por seu esforço e comprometimento. Nunca se esqueça disso.

Pode ser com a foto de funcionário do mês no quadro de avisos ou com um fim de semana na praia, só não deixe de reconhecer o esforço.

6- Faça um raio x da concorrência periodicamente

Mesmo que você tenha feito uma boa pesquisa antes de dar início à empresa, tenham em mente que o mercado não para.

Não se trata de copiar o que outra empresa está fazendo. Mas sim de se perguntar de tempos em tempos “o que meu(s) concorrente(s) faz(em) melhor do que eu?”

E buscar meios de aprimorar seus processo pra ser tão bom quanto ou melhor que ele(s), sem onerar seus custos, de preferência.

Isso é parte do seu planejamento estratégico e também trará soluções de como aumentar vendas.

7- Tenha empresas parceiras

Seja qual for o seu negócio, existem empresas do mesmo ramo que podem atuar em parceria com você.

Participe de feiras, rodas de negócios e socialize. Não será difícil encontrar interessados em fazer parcerias porque o empresário que não está constantemente pensando: “como melhorar minhas vendas”, não está no mercado.

Vocês podem trocar informações sobre processos internos e fazer parcerias para realizar campanhas de marketing, por exemplo.

Essa prática de co-marketing traz excelentes resultados especialmente em marketing digital.

8- Busque novos mercados

Como o mercado é dinâmico e novas empresas estão sempre nascendo e se transformando, em dado momento você pode chegar à conclusão que está em uma área saturada em que todos fazem praticamente a mesma coisa.

Se for esse o caso, você pode desenvolver um produto ou serviço novo ou, quem sabe, descobrir um município para expandir seu negócio. Sim, são passos ousados e vai dar trabalho, mas ninguém disse que era fácil ser empreendedor.

Para buscar essas soluções deixe o escritório. Viaje, visite empresas longe de você, aprenda com elas. Não pare!

9- O mundo hoje é digital, comunique-se!

Com tudo que falamos até aqui você já descobriu como aumentar a venda de um produto ou serviço. Basta arregaçar as mangas e divulgar muito. Como? Não tem melhor caminho para isso hoje do que o marketing digital.

O marketing digital é talvez a forma de comunicação mais democrática que já surgiu. Com planejamento e a estratégia certa empresas de qualquer porte podem obter excelentes resultados com investimentos relativamente pequenos.

Aquela época de criar site e deixá-lo lá, estático, como um outdoor da empresa, ficou no passado.

O site da empresa é essencial, mas precisa vir acompanhado de outros canais, como blog, fanpage e conta no Instagram. É por meio deles que sua empresa terá um contato direto, em tempo real, com seus clientes e potenciais clientes.

Claro, é preciso alimentar esses canais com conteúdo de qualidade. Que forneçam respostas às ‘dores’ da sua persona, de forma a transformar sua empresa em uma autoridade no assunto.

É a consolidação dessa autoridade que transformará leads em clientes e clientes em fregueses.  E são os eles que garantem as vendas e a solidez da empresa.

Tem coisa melhor do que isso?

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