Bodas de porcelana: guia completo para você organizar | Guia Noiva

Bodas de porcelana: guia completo para você organizar uma comemoração inesquecível


Bodas de porcelana: guia completo para você organizar uma comemoração inesquecível

Fotos Vítor Barboni

A mensagem de 20 anos de casamento, bodas de porcelana, é que a união tem resistido ao tempo e seus desafios.

É uma comemoração que está entre as diversas bodas que podem ser comemoradas ano a  ano em um casamento, desde o primeiro, que são as bodas de papel, ao  75º ano, que são as bodas de brilhante.

Veja aqui o que significa e como definir e organizar as comemorações de bodas de porcelana.

O que significa bodas de porcelana?

O significado de Bodas de Porcelana é que o casamento completou 20 anos. O material é a referência para essa comemoração porque a porcelana, que é um tipo de cerâmica bem delicada, para chegar ao resultado final passa por várias fases que vão reforçar a beleza, brilho, realce das estampas e cores, além da resistência.

A porcelana passa por um processo intenso de produção, é submetida a temperaturas altíssimas para ganhar resistência, e cuidadoso manuseio das peças para que sejam lindas em seu design.

Fazendo um paralelo com o casamento, a mensagem de bodas de porcelana é que mesmo frágil no início, a união foi passando por fases que reforçaram todos os seus pontos fortes.

Bodas de porcelana: guia completo para você organizar uma comemoração inesquecível

Decoração: Artesanal Eventos | Fotos: Lumiar Foto e Cinema

Como comemorar bodas de porcelana?

Bodas de um casamento é a comemoração que celebra o aniversário do casamento. A palavra “bodas” vem no plural porque está associada à palavra “votos”.

As mais comemoradas costumam ser as bodas de prata (25 anos de casamento) ou de ouro (50 anos), mas vamos combinar que 20 anos de casamento, bodas de porcelana, realmente merece muita comemoração também! Afinal, os casamentos duradouros enfrentam diversos desafios e também outras tantas lindas situações.

Pensem quantos momentos de amor, companheirismo e harmonia se passam entre um casal em 20 anos de união?  E quantos momentos o casal precisa superar? Nem é preciso tantos argumentos para justificar a importância da comemoração.

Existem diversas formas para o casal que não quer deixar a data passar em branco.  Vamos sugerir algumas:

Cerimônia religiosa

Esses 20 anos, bodas de porcelana, podem ser comemoradas com uma cerimônia religiosa para renovação dos votos. Tem alguns casais que optam por celebrar a data na mesma igreja onde se casaram.

A cerimônia de bodas de porcelana vai ter cortejo com os membros da família  formada, normalmente os filhos, e não há necessidade de padrinhos. Se quiserem, algumas pessoas podem ser homenageadas entrando no cortejo, como pais e sogros. O casal poderá vir atrás deste cortejo ou fazer uma entrada especial a dois.

Na hora dos votos, o casal pode optar por usar as mesmas palavras da ocasião do casamento, ou acrescentar na cerimônia de bodas de porcelana, mensagens relacionadas à vida que o casal construiu ou até pedir para que os filhos leiam algo especial.

Nesta cerimônia de bodas de porcelana, aliança também é item imprescindível, porque após os votos, vai haver nova troca entre o casal.

Renovação dos votos fora da igreja

A renovação de votos pode ser realizada fora da igreja, em locais como espaços ao ar livre, como o campo ou praia, mas também em ambientes fechados.

Neste caso, como a renovação de votos tem a ver com relembrar e reafirmar as promessas que os noivos fizeram no casamento, é indicado convidar algum celebrante que dê um caráter mais espiritual ao momento, como ministro ou pastor. Mas lembre-se que apenas alguns padres têm autorização para fazer bênçãos deste tipo fora da igreja.

Na renovação, há cortejo também, no mesmo formato da igreja.

Mas a renovação de votos pode ser feita também só a dois, no estilo elopment wedding.

Decoração: Artesanal Eventos | Fotografia: Vitor Barboni

 Decoração: Espaço Boulevard | Fotografia: Vitor Barboni

Estilos de comemoração para renovação de votos

Destination wedding

Há casais que aproveitam bodas porcelana 20 anos para comemorar unindo viagem e festa. Essa iniciativa é conhecida como destination wedding, que é quando a festa é realizada em local diferente do endereço do casal, uma praia, por exemplo.

Neste tipo de comemoração, o casal reúne seus convidados em local bonito e atrativo para realizar uma festa para marcar a data em que vai ser preciso uma viagem nacional (curta ou longa) ou até mesmo internacional.

Mini wedding

Os  mini wedding, que são festas de casamento para até 100 pessoas, estão em alta. Por isso, pensar nesta alternativa para um casal que quer fazer festa de bodas de porcelana é uma alternativa bem interessante.

Os mini weddings podem ser realizados em espaços alternativos menores, em um bistrô ou restaurante aconchegante e até mesmo um casamento em casa no jardim do casal.

Aqui, o melhor é que o número de convidados vai permitir que o casal comemore com amigos e familiares mais íntimos para a renovação dos votos.

Viagem com ensaio fotográfico de família

O casal também pode investir em uma viagem com ensaio fotográfico profissional para marcar a comemoração de bodas de porcelana. Só que, desta vez, a nova lua de mel pode incluir os filhos.

Veja mais fotos de festas de bodas de porcelana

  

  

  

Decoração Arts Decor | Fotografia: DG Casamento

Decoração: Brunello Decoração | Fotografia: Cr Studio Fotográfico

Decoração:  Arts Decor | Fotografia: Vitor Barboni

Como organizar uma festa de bodas de porcelana?

A primeira ação é definir em qual tipo de comemoração vai investir: numa renovação de votos na igreja, em uma festa simples de bodas de porcelana, ao estilo mini wedding, ou em uma viagem que vai exigir mais detalhamento e envolver mais pessoas?

As bodas costumam ser realizadas na mesma data em que o casamento ocorreu ou bem próximo dela. Com essa data já definida, normalmente, é bom pensar nesta comemoração com uma certa antecedência.

Veja um passo a passo com uma nova lista de casamento para seguir:

– Definir local (em casa, salão de festa, bistrô, etc).

– Em caso de o evento ser na igreja, é preciso consultar, com bastante antecedência, a disponibilidade de agenda do local.

– Definir orçamento geral.

– Definir quantidade de convidados para a festa bodas de porcelana.

– Pesquisar e contratar buffet de casamento para a festa.

–  O convite pode ser feito pessoalmente ou por outros meios, mas quem quiser fazer convites impressos podem investir em estilo, rústico, clássico ou até DIY. Uma dica para marcar as bodas de porcelana, é que os filhos  convidem para a festa.

Veja tipos de bolo para bodas de porcelana

Bolos: Francine Machado

 

– Nos eventos de bodas de porcelana, decoração também é item importante. Por isso, defina o estilo em que será a festa e parta para seleção de elementos decorativos, como móveis e tipos de flores para arranjos)

– Pesquisar pacotes aéreos de viagem (só para família ou destination wedding, com convidados).

– Se o casal for realizar renovação dos votos fora de uma igreja, é preciso pensar em um celebrante que dê um aspecto mais espiritual à  cerimônia.

– Definir os trajes. Neste momento, para uma renovação de votos, há mais liberdade. Os vestidos para bodas de porcelana não precisam ser longos ou no estilo vestido de noiva . Além disso, as cores também estão liberadas. Usar usar cores claras combina com a delicadeza do momento se o evento for de dia, mas à noite, as cores mais escuras também são apropriadas. Também é bom que o vestido fique pronto com um mês de antecedência. Para o noivo, um terno alinhado é importante.

– Contratar fotógrafo. Seja para uma festa mais sofisticado, um mini wedding simples ou até em uma viagem de comemoração de bodas de porcelana, a dica é registrar os momentos com muito profissionalismo.

– Providenciar lembrancinhas de bodas de porcelana. Podem ser bem-casados ou souvenires, envolvidos na cor relacionada às bodas.

– Pense em playlist para os momentos da cerimônia.

– Crie um roteiro, para tudo dar certinho no dia.

Vestidos para bodas de porcelana

Vestidos: Rosa Clará

  

  

  

  

Como decorar uma festa de bodas de porcelana?

A decoração de bodas de porcelana pode ser de diversos estilos. Não importa se rústico, boho ou no estilo mais clássico. Importante é que a porcelana seja usada como elemento decorativo ou algo que faça alusão a ela, como a cor branca.

Pode ser nos arranjos ou outros itens, velas, castiçais, louçaria, letras decorativas, vasos, lanterninhas, cortinas esvoaçantes, etc

Também fica ótimo incluir na decoração, alguns objetos pessoais do casal, como porta-retratos.

Já para o bolo para bodas de porcelana,  tanto pode ser o estilo mais clássico ou ter uma cobertura branca rústica ou com pasta americana misturado com outras cores ou ornado com flores e frutas. E até mesmo um trio de bolos, tendo um deles na cor branca, e outros com mais variações  cromáticas.

Decoração: Espaço Boulevard | Fotografia: Vitor Barboni

  

Veja mais lembrancinhas para bodas de porcelana

  

  10-lembrancinhas-para-a-sua-festa-de-casamento-simples-2

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

Post Relacionado

Um comentário

  1. […] O hotel fazenda casamento também é uma boa opção para reunir amigos e familiares para as comemorações, por exemplo, de bodas de porcelana. […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU