Branding: sua marca está fazendo direito? | Guia Noiva Online

Branding: sua marca está fazendo direito?


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Quando decidimos iniciar um negócio, uma das primeiras providências é criar a marca para aquele novo empreendimento. Nome e logotipo, por exemplo, são os primeiros itens a serem decididos nesse momento. No entanto, a marca ou brand, em inglês, não se resume a esses elementos. Na verdade, o que conhecemos como branding vai muito além disso.

Afinal, o que é branding?

De maneira resumida, a palavra abrange um conjunto de ações que tornam uma marca conhecida pelos consumidores e, consequentemente, a percepção que eles têm dela. Isso significa que o branding é o resultado conquistado por meio da gestão da marca.

Vale dizer que tais ações não são, necessariamente, ações de marketing, mas o que está relacionado com a sua marca. Então, tudo o que remete a ela faz parte do branding: logo, nome, slogan, cores, características especiais de seus produtos, etc.

Portanto, é a gestão da marca que torna seus serviços únicos, ainda que você tenha concorrentes que vendam as mesmas coisas. Um exemplo clássico é a Coca-Cola: mesmo existindo outros refrigerantes sabor cola, o produto de rótulo vermelho é o preferido dos consumidores.

Por que compramos determinados produtos em vez de outros?

É fundamental entendermos como funciona a escolha dos consumidores para fazer o branding de forma correta. Se o serviço X é equivalente ao serviço Y, o que nos faz optar por um deles?

O que acontece é que as pessoas não compram um produto, mas a razão para que ele exista. Logo, você não compra a Coca-Cola, mas o sentimento de união em suas mensagens de Natal, os bons momentos entre amigos de seus comerciais e a felicidade que “abrimos” por meio da garrafa (do slogan “Abra a felicidade”).

Dessa forma, a marca cria empatia com o consumidor ao expressar sua personalidade e posicionamento em suas ações de marketing.

Como posicionar uma marca?

Segundo José Roberto Martins, especialista no assunto, posicionamento de marca são “os recursos materiais e imateriais que utilizaremos para nos posicionarmos como escolhas viáveis, em condições competitivas legítimas na mente dos consumidores”. Trocando em miúdos, trata-se da estratégia intrínseca ao processo de criação e manutenção de marcas.

A ideia é incorporar as características do produto ou serviço à oferta da marca. Isso significa replicar a personalidade dela em todas as formas de comunicação e promoção que forem utilizadas. Portanto, uma marca que comercialize serviços para eventos, por exemplo, com uma personalidade elegante e acolhedora, deve utilizar essa imagem em suas ações de marketing.

Identidade corporativa

Ainda como parte da estratégia de posicionamento da marca, a identidade corporativa é fundamental para transformar um nome em uma marca. Existem, inclusive, elementos gráficos que substituem o nome, como o cavalo preto da Ferrari ou o traço da Nike, por exemplo.

É importante que sua empresa “troque de roupa” sempre que necessário, e isso não se restringe só aos elementos gráficos. A identidade corporativa também envolve valores, serviços, atendimento e outros fatores que, quando unidos, personificam sua marca. Fique atento!

De forma geral, o branding pode ser considerado o resultado de ações consistentes e constantes que representam sua marca. Mais do que um nome ou slogan, é a forma como seus colaboradores a enxergam e a importância dela na vida dos consumidores.

Um bom trabalho de branding resulta em valores claros, entendimento do seu propósito, singularização do seu produto, relevância e presença na vida das pessoas.

Agora é com você: o que tem feito para valorizar e fortalecer a sua marca? Vamos trocar algumas ideias nos comentários!

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