Buffet para casamento: como escolher a melhor opção | Guia Noiva

Buffet para casamento: como escolher a melhor opção


Buffet para casamento como escolher a melhor opção (1)

O buffet para casamento é um dos itens mais importantes da festa e para que ele seja um sucesso entre os convidados existem alguns cuidados para escolhê-lo.

Para acertar nas escolhas é preciso pensar em detalhes como estilo do casamento, horários em que a festa vai ser realizada, gostos do noivo e da noiva, qualidade, preços e avaliação geral do estilo dos convidados.

Se quiser mais detalhes sobre o assunto, continue lendo o post e veja tudo o que precisa ser avaliado para montar um buffet completo para casamento.

Como escolher buffet para casamento?

Buffet para casamento como escolher a melhor opção (1)

Para escolher o serviço perfeito, como já foi dito acima, a primeira coisa é definir o tipo do casamento que vai realizar: casamento de dia no campo, mini wedding, casamento sofisticado à noite, casamento na praia ou casamento mais informal no final da tarde.

Além disso, na escolha do buffet para casamento também é preciso já ter definido quantidade de convidados até mesmo para negociar os preços de buffet para casamento.

A antecedência também é fator imprescindível para garantir sucesso na escolha, pois os noivos vão precisar decidir pratos quentes, quitutes e sobremesas. E essa pode ser uma tarefa bem complexa, pois é preciso avaliar gostos dos noivos e até mesmo estilo dos convidados.

Uma dica para começar a fazer a pesquisa sobre buffets é pedir referências para quem já usou um serviço do tipo e gostou do resultado.

Outra maneira é frequentar os buffets que fazem degustações abertas, que tenham variedade de serviços. Assim, pode já testar os sabores e qualidade do que é servido pela empresa.

Como fazer um buffet para casamento?

Já definiu horário, estilo, quantidade de convidados e orçamento? Então é hora de pensar em o  que servir.

Tudo isso vai ser sugerido pelo buffet, mas os noivos também precisam pensar nas suas preferências.

Se formos pensar em estilo, poderíamos definir que para um casamento durante o dia, um coquetel com  ilhas gastronômicas e ilhas de bebidas podem ser opções bastante interessantes para uma cerimônia mais informal. esse estilo de buffet fica muito bom para casamentos diferentes.

Além disso, essa é uma opção de buffet barato para casamento, ou pelo menos mais acessível.

As ilhas trazem as comidinhas em menus informais, com copinhos, potinhos, pratinhos rústicos, forminhas e colherzinhas.

Por exemplo, se o casamento for pela manhã, até às 11h, um brunch é o ideal. Esse estilo de refeição reúne os sabores do café da manhã e do almoço, e costumam agradar muito.

No estilo americano as pessoas vão se servir e comer em pé mesmo.

Já se for um casamento um pouco mais tarde, pode ser servido um almoço, no estilo self service, com uma variedade de opções quentes.

No estilo franco-americano, as pessoas se servem nas ilhas e comem sentadas em mesas.

Para dar fluidez ao movimento das pessoas, podem ser colocados mesas de comidas com as opções do cardápio em mais que um ponto da festa.

Agora se você quer fazer um jantar mais elegante, uma opção é o serviço à francesa, em que os convidados são servidos à mesa. As opções são servidas pelos garçons e as pessoas montam os seus pratos de acordo com o que é servido. É um pouco mais raro no Brasil.

Já no serviço à inglesa, os garçons servem os convidados à mesa com pratos já montados.

Como contratar um buffet para casamento?

Buffet para casamento como escolher a melhor opção (1)   Buffet para casamento como escolher a melhor opção (1)

É preciso bastante cuidado ao escolher buffet para casamentos, porque entre os itens da festa esse é um dos mais caros e vai ter custo muito além, por exemplo, do que as lembrancinhas de casamento 2018.

Para contratar uma empresa, além da qualidade, também é preciso avaliar o preço de buffet para casamento.

O serviço pode ser maravilhoso, mas se não cabe no seu orçamento, fica difícil prosseguir. Mas é preciso lembrar que um buffet para casamento barato demais pode não ter uma qualidade das melhores.

Então, é preciso aliar os dois itens.

Para contratar também observe outras questões, como se o fornecedor tem licença para atuar, pode apresentar referências de serviços anteriores, se vai atender mais que um evento no dia ou final de semana, porque é preciso ter certeza que terá capacidade para isso e até quando vai precisar ter um cardápio definido.

Além disso, é preciso saber se no pacote está incluído bolo e garçons, o estilo dos uniformes (para saber se orna com o estilo do seu casamento), oferece serviço de bar, onde a comida vai ser preparada, quem é responsável pela supervisão e como é a apresentação da comida nos pratos.

Como calcular buffet para casamento?

Buffet para casamento como escolher a melhor opção (1)

Para calcular a quantidade de comida e bebida que será servida em um buffet de casamento, é preciso saber quantos convidados adultos e crianças terão na festa.

Essa conta é feita assim: duas crianças equivalem a um adulto.

– Salgadinhos: a média é de 5 a 8 salgadinhos, se houver almoço ou jantar após o coquetel. Se não tiver, são contados de 15 a 18 salgadinhos ou canapés por pessoa.

– Massa: são contadas 150 gramas se houver algum acompanhamento no prato. Se não, conte 200 gramas por pessoa.

– Carnes brancas ou vermelhas: calcule 200 gramas por pessoa, se houver guarnição.

– Frutas e saladas: são 120 gramas por pessoa.

– Doces: 5 a 6 por pessoa, 2 bem-casados e 100 gramas de bolo. Mas se o bolo vier com algum complemento, como 1 bola de sorvete, o cálculo cai para 60 gramas por pessoa.

– Bebidas: champagne (1 garrafa para cada 8 convidados), vinho tinto (1 garrafa para 4 convidados), cerveja (1 garrafa de 600 ml por pessoa), whisky ( 1 garrafa para cada 10 convidados), refrigerante (400 ml por pessoa) e água (1,5 garrafa de 600 ml por convidado).

 O que servir: buffet de casamento?

Muitas vezes, os convidados já imaginam como será o buffet de casamento, portanto, os noivos precisam investir em um menu que tenha o mínimo de familiaridade aos convidados.

Neste momento não é bem a hora de optar por pratos exóticos ou opções que fogem muito ao paladar de seus convidados.

Mas também reforce o estilo do casamento no menu, por exemplo, um casamento no campo combina com comidinhas caseiros e doces típicos, como de leite e abóbora.

Outro dado importante é que após a refeição é preciso pensar no bolo, espumante e ilha de docinhos.

O bom sendo orienta que no campo e na praia, os cardápios precisam ser mais leves, mesmo se for um jantar.

Já em um casamento clássico, o cardápio precisa ser mais sofisticado, incluindo massas, carnes e especiarias.

Já em um mini wedding, como os noivos vão ter uma quantidade menor de convidados (este tipo de festa é para no máximo 100 convidados), o menu pode ser mais caprichado e com porções de comida maiores.

Outra opção é montar um welcome drinks, que é um tipo de coquetel de boas vindas. Neste caso, é montada um mesa de águas aromatizadas, sucos e batidinhas, para os convidados se servirem antes da cerimônia.

É importante lembrar que, neste caso, os drinques são diferentes dos outros que serão servidos durante a festa.

Para um brunch no campo ou na praia

– Pães, tapiocas e bolos

– Ovos mexidos e omelete

– Manteiga, queijos e frios

– Frutas

-Panquecas doces e salgadas

– Tortas salgadas

– Suflês

– Brusquetas

– Café, leite, chás e sucos

Ilhas gastronômicas para a praia ou campo para casamento das 18h às 21h

– Coquetel: salgadinhos, canapés, pães variados e fingers foods

– Comidinhas tradicionais em cups foods, garfinhos e palitos

– Comidas típicas: árabe, japonesa italiana e comida de boteco (bolinho de bacalhau, escondidinho, quibe, fritas, pastel, mini pizzas, esfirra, etc)

– Docinhos, frutas e sobremesas

Almoço

– Antepastos

– Pratos quentes como massas, carne, frango ou peixe

– Saladas

– Sobremesas e frutas

Jantar

– Salgadinhos como entrada

– Pratos quentes: risotos, carnes vermelhas, frango ou peixe, como salmão

-Saladas

– Sobremesas e frutas

Quanto custa um buffet para casamento?

Ao escolher um buffet para casamento, preço também é fator primordial. Por isso, invista em muitas pesquisas.

Esse cálculo vai depender também da quantidade de convidados, por exemplo, um buffet para 200 convidados pode ter preço proporcional mais baixo do que para 100 convidados. É questão de negociar.

E também, claro, vai depender do estilo do cardápio, que mais informal, fica mais econômico, se for mais sofisticado, vai gerar mais custos.

De modo geral, o preço gira em média a partir de  R$ 90 por pessoa.

Outras dicas na hora de escolher o buffet

– Experimente os serviço de buffets e doces de diferentes lugares.

– Além da noiva, também é bom que o noivo e outros familiares estejam juntos nas degustações para darem opinião sobre o serviço.

-Registre detalhes como sabor, as primeiras impressões, apresentação dos pratos, portfólio de outros eventos do buffet para casamento.

-Tire todas as dúvidas, de preço, frete, o que é incluído no pacote, quantidade de garçons, se precisar mudar algum item do cardápio, etc.

–  Ah, e não se esqueça que para registrar tudo isso, você vai precisar nas fotos de casamento. Afinal, um lindo e delicioso buffet de casamento.

Sugestão de buffet para casamento na praia

Cardápio para casamento na praia

Por Artesanal Eventos

Coquetel com menu degustação para casamento na praia

BEBIDAS

– Cerveja
– Água natural e gaseificada
– Refrigerantes: Coca-cola e Guaraná Antártica, zero e normal
– Suco natural de melancia com limão e maracujá
– Espumante
– Whisky
– Drinks do bartender

ENTRADINHAS

– Iscas de peixe e lula empanadas – acompanhado de molho tártaro
– Mariscos ao vinagrete – antepasto de berinjela com torradas ao alho

GRELHADINHOS

Serviço Volante
– Camarão ao molho tártaro
– Salmão grelhado com abacaxi e molho chutney
– Frango grelhado ao molho Cury

ASSADINHOS

– Baby batatas com cream cheese e bacon
– Folhado de cordeiro com hortelã
– Esfira folhada de camarão
– Trouxinha de alho poro
– Quadradinho de queijo coalho com melaço de cana de açúcar

FRITINHOS

– Crespinho de milho c/ queijo
– Trouxinha de bacalhau
– Cajuzinho de Lombo suíno
– Camarão empanado ao molho tártaro

MENU DEGUSTAÇÃO

– Escondidinho de Carne Seca com creme de mandioca
– Bobozinho de camarão
– Sofiole de quatro queijos ao molho de tomates f resco com manjericão
– Arroz de lagostim

BOLO OU SOBREMESA

– brownie de chocolate com sorvete de limão

PARA FINALIZAR MESA DE CAFÉ

Cafezinho –– balas de café – – Petit four – Amanteigados – Mini trufas –bolinho de chuva

PARA ALEGRAR O FINAL DA FESTA

Mini churros  e copinhos de açaí

Coquetel com jantar para casamento na praia

BEBIDAS

– Cerveja
– Água natural e gaseificada
– Refrigerantes: Coca-cola e Guaraná Antártica, zero e normal
– Suco natural de uva branca com capim santo e morango com limão e hortelã
– Espumante
– Whisky
– Drinks do bartender

ENTRADA

Canapés frios:

– Enrolados de berinjela com cream cheese, tomate seco e perfume de manjericão
– Crepioca com palmito sour cream e parma
– Vou au vent de bacalhau
– Stick de tomatinho cereja com queijo coalho ao pesto
– Roll rúcula com tomate seco, rúcula e parma
– Roll de lombo canadense com dip de gorgonzola e dill

ASSADINHOS & FRITINHOS

– Bala folhada de salmão acompanhado de molho de manga
– Folhadinho de alho poro
– Yakitori de Mignon ao Molho Agridoce
– Bolinho de peixe (acompanha molho de pimentão)
– Pérola de queijo
– Trouxinha de bacalhau
– Delicias de frango
– Bolinho de abóbora com carne seca

MENU DEGUSTAÇÃO

– Rolinho primavera de legumes ao molho tarê
– Casquinha de siri
– Camarão recheado com catupiry acompanhado de geleia de pimenta
– Escondidinho de Carne Seca com creme de mandioca

ANTAR

ENTRADAS

– Salada de frutos do mar
– Salada tropical

PRIMEIRO PRATO

– Medalhão de mignon com risoto de peras com queijo brie acompanhado de mini batatas selvagens ao alecrim

PRATO PRINCIPAL

PAELLA AO VIVO

– Paella de frutos do mar
(arroz açafrão- páprica –badejo – camarões médios e grandes- lagostim- lulas- polvo – mexilhões – pimentão)

SOBREMESA

PARA FINALIZAR MESA DE CAFÉ

Cafezinho –– Balas de café – – Petit four – Amanteigados – Mini trufas – Mini churros

PARA ALEGRAR O FINAL DA FESTA

– Picolé e copinhos de açaí

NO FINAL

Ficou com água na boca?

Então solicite o seu orçamento no formulário da página do Artesanal Eventos, é só clicar aqui!

Coquetel para casamento no campo

Almoço de casamento no sítio o que servir

Por Buffet Karas e Bokas

 COQUETEL DE BOAS VINDAS

  • Água aromatizada com frutas em suqueiras

COUVER NAS MESAS

  • Pão de queijo com requeijão e doce de leite

 ENTRADA – FINGER FOODS FRIOS

  • Damasco recheado com cream cheese e uva passa
  • Casquinha colors amanteigada com creamcheese e geléia de amora
  • Espetinho de tomate cereja com búfala e pesto e manjericão
  • Quadradinho de queijo coalho com abacaxi grelhado
  • Vol au vent com creme de camarão
  • Rolinho de presunto copa com tomate seco
  • Wrap de frango com banana
  • Batatinha baby com gorgonzola e castanha do Para .
  • Cup de kibe assado com coalhada seca e geléia de damasco e hortelã
  • Mini cuscuz paulista
  • Cestinha Philo de siri com raspa de coco
  • Blinis de milho verde com linguicinha e vinagrete
  • Biscoito em flor de parmesão com Parma

 ENTRADAS QUENTES – ASSADINHOS

  • Empadinha de frango
  • Esfirra ricota com escarola
  • Mini quiche de Alho poro
  • Folhado calabresa

CANTINHO MINEIRO

  • Mandioca – Polenta – Torresmo
  • Feijão tropeiro
  • Calabresa acebolada
  • Banana a milanesa
  • Doce de leite – Doce de abobora com coco – Doce de mamão verde com coco
  • Goiabada – Queijo minas

FRITINHOS

  • Coxinha de frango
  • Boll de peito de peru defumado
  • Travesseiro de palmito
  • Casquinha de calabresa
  • Trouxinhas de brócolis
  • Cigarrete de queijo branco com parmesão
  • Maravilha de Carne seca
  • Kibe de coalhada seca
  • Espetinho empanado de frango
  • Bolinho de feijoada

 MENU DEGUSTAÇÃO

  • Mini feijoada
  • Escondidinho de carne seca
  • Bobo de camarão com requeijão
  • Baião de dois com queijo coalho
  • Moqueca de bacalhau
  • Polenta mole com ragu de carne e pimenta biquinho
  • Batata recheada com frango catupiry bacon e batata palha

SOBREMESA

  • Mousse de limão com chantiily farofa de negresco
  • Bolo de nozes com doce de leite servido com sorvete de creme

 PARA MAIS TARDE NA PISTA

  • Mini Churros do doce de leite
  • Mini açaí no copinho com leite em pó

 BEBIDAS

  • Cerveja Skol
  • Refrigerantes Coca Cola e Guaraná Antártica normal e zero
  • Água Mineral com e sem gás

SUCOS GOURMET

  • Manga
  • Limão com capim Santo

MESA DE ENCERRAMENTO

  • Café, Chá e licor
  • Petit four, balas mentoladas Lasquinhas de laranja cristalizadas
  • Bolo de Fubá e Cenoura com chocolate
  • Cocadas Caseiras

Almoço para casamento no campo

Almoço de casamento no sítio o que servir

 COQUETEL DE BOAS VINDAS

  • Água aromatizada com frutas em suqueiras

MESA DE BOAS VINDAS

  • Mussarela- Provolone – Parmesão – Gouda – Gorgonzola – Brie com Mel – Peito

de peru – Salame – Copa – cortados em fatias e cubos

  • Patês ( Ervas finas – Azeitonas pretas – Sardella )
  • Azeitonas pretas e verdes
  • Torradas grissinis e pão italiano
  • Frutas de acabamento

 ENTRADA – FINGER FOODS FRIOS

  • Damasco recheado com cream cheese e uva passa
  • Casquinha colors amanteigada com creamcheese e geléia de amora
  • Espetinho de tomate cereja com búfala e pesto e manjericão
  • Quadradinho de queijo coalho com abacaxi grelhado
  • Vol au vent com creme de camarão
  • Rolinho de presunto copa com tomate seco
  • Wrap de frango com banana
  • Batatinha baby com gorgonzola e castanha do Para .
  • Cup de kibe assado com coalhada seca e geléia de damasco e hortelã
  • Mini cuscuz paulista
  • Cestinha Philo de siri com raspa de coco
  • Blinis de milho verde com linguicinha e vinagrete
  • Biscoito em flor de parmesão com Parma

 ENTRADAS QUENTES – ASSADINHOS

  • Empadinha de frango
  • Esfirra ricota com escarola
  • Mini quiche de Alho poro
  • Folhado calabresa

FRITINHOS

  • Casquinha de calabresa
  • Trouxinhas de brócolis
  • Cigarrete de queijo branco com parmesão
  • Maravilha de Carne seca
  • Kibe de coalhada seca
  • Espetinho empanado de frango

ALMOÇO EM APARADOR

SALADA ( TACINHA INDIVIDUAL )

Mix de folhas variadas, queijo branco, cenoura, tomatinho e abacaxi –

molho balsâmico

 CARNES

  • Carne assada com batatas
  • Galinhada Mineira
  • Bisteca de porco com alecrim

GUARNIÇÕES

  • Salada de batatas
  • Arroz branco
  • Baião de dois
  • Couve refogada
  • Banana a Milanesa

 PARA MAIS TARDE NA PISTA

  • Espetinho de queijo coalho com doce de leite
  • Mini açaí no copinho com leite em pó

SOBREMESA

  • Taça de sorvete de creamcheese com goiabada
  • Bolo de leito ninho com morangos

 BEBIDAS

  • Cerveja Skol
  • Refrigerantes Coca Cola e Guaraná Antártica normal e zero
  • Água Mineral com e sem gás

SUCOS GOURMET

  • Pêssego com gengibre
  • Limão com capim Santo

MESA DE ENCERRAMENTO

  • Café, Chá e licor
  • Petit four, balas mentoladas Lasquinhas de laranja cristalizadas
  • Bolo de Fubá e Cenoura com chocolate
  • Cocadas Caseiras

Para orçamentos do Buffet Karas e Bokas clique aqui!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU