Casamento na igreja: tudo o que você precisa saber Guia Noiva Online

Casamento na igreja: tudo o que você precisa saber


Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

O casamento na igreja é o sonho de muitas noivas. Algumas sonham a vida inteira com a chegada na igreja, a entrada de braços dados com o pai, a música que vai tocar enquanto caminha para o altar, olhar ao longe o noivo esperando emocionado, enquanto mães e amigas, muitas vezes já estão em lágrimas neste momento, e finalmente os votos ao pé do altar.

São cenas lindas mesmo para quem nem pensa em se casar, são muito emocionantes. Mas para chegar neste resultado existem alguns trâmites que devem ser cumpridos e uma boa dose de planejamento.

Vamos ver tudo o que é necessário para se um casamento na igreja perfeito.

Como organizar cerimônia de casamento na igreja?

Antes de se decidirem por entrar numa igreja, cumprindo todos os ritos, os noivos precisam saber que os procedimentos do casamento na Igreja Católica são ditados pelo Código do Direito Canônico. É considerado um sacramento, que só pode ser celebrado nos templos, ou seja, não há casamentos católicos celebrados fora da igreja.

Por isso, ao decidirem se casar, a primeira ação dos noivos é ter uma conversa com o padre responsável da paróquia que escolheram, que vai explicar todos os direitos e deveres pertinentes ao casal após o juramento realizado no altar.

Se os noivos  não forem casar na própria igreja que frequentam, devem conversar com o padre, informar a situação e ter essa conversa com o padre da paróquia escolhida.

Mas como tudo no universo dos casamentos exige antecedência, para casar na igreja não é diferente. Então esse deverá ser um dos primeiros itens a serem cumpridos da lista de casamento.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (8)

Casamento na Igreja Católica exige antecedência

Normalmente, todo esse processo do casamento na igreja católica deve começar de 1 ano de antecedência a 1 ano e meio antes. Essa antecipação prevê, inclusive, que haja horário disponível na agenda de casamentos da igreja, no dia e horário que os noivos escolheram.

Algumas igrejas ficam indisponíveis meses antes da data que os noivos pensaram em se casar. Mas todos os trâmites, dentro da própria igreja,   só vão começar mesmo com cerca de 3 meses de antecedência.

Nesta conversa com o padre, ele também vai explicar que se um dos noivos é católico, precisa ser batizado, e o outro vai precisar de uma autorização especial para casamentos de diferentes cultos. Se os noivos não forem de outra religião, e ainda não forem batizados, deverão providenciar o batismo na Igreja Católica.

Para realizar a cerimônia na igreja também existe um contrato onde constam todos os itens pré-estabelecidos. Lá é preciso detalhar também o que vai ser possível para o casamento na igreja. É muito bom que os noivos certifiquem-se que tudo fique muito claro e descrito no documento para evitar problemas futuros.

No contrato, pode constar sobre a decoração da igreja de casamento, as músicas para casamento na igreja permitidas, o vestido da noiva (algumas igrejas não permitem decotes muito profundos ou transparências pronunciadas) e isso vale também para o vestido para madrinha de casamento à noite na igreja ou em qualquer horário do dia, quantidade de padrinhos no altar, como poderão ser feitas as fotos, etc.

Casamento na igreja: tudo o que você precisa saber

Documentos necessários para o casamento na igreja

Para a preparação do casamento, cada igreja tem suas exigências documentais, mas o básico está aqui nesta listagem:

– Cópias autenticadas do RG e  CPF do casal

– Cópia do comprovante de residência

– Certidão de batismo dos noivos

– Licença (transferência) de paróquia, quando o casamento for realizado em paróquia diferente da frequentada por um dos noivos

– Carta do padre e identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia)

– Taxa da igreja

– Ficha de duas testemunhas, que não pode ser pai, mãe ou menores de 18 anos.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

Como preparar o casamento na igreja com curso de noivos?

Para a preparação para o casamento na igreja, os  noivos da Igreja Católica Apostólica Romana, precisam do curso de noivos, que pode ser realizado logo após a conversa com o padre.

É um curso pré-matrimonial que serve para orientar a vida do futuro casal, para que os futuros marido e mulher enfrentem com mais consciência os desafios da vida a dois.

Normalmente no curso fala-se das ciladas do convívio, da educação religiosa dos filhos e, em alguns casos, abordam até aspectos da vida sexual do casal.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

Quanto custa um casamento na igreja?

As igrejas católicas tem taxas diferentes para realização da celebração de casamento. Vai depender de cidade, tradição da igreja e outros aspectos.

Os encargos podem variar em média de R$ 1.000 a R$ 10 mil. Por isso, ideal é consultar essas taxas antes de dar entrada da documentação para casamento na igreja para saber se essa despesa vai caber no orçamento do casamento, que já conta com custos altos como o buffet de casamento e fotos de casamento na igreja.

Além disso, se for casar em uma igreja que não pertença a sua paróquia, poderá ser cobrada uma taxa extra. E algumas igrejas também solicitam um cheque caução, como uma possível multa por atraso da noiva.

Em algumas igrejas, essa taxa vai cobrir despesas de cerimoniários que vão acompanhar o casamento, a decoração de casamento na igreja, equipe de música e curso de noivos.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

Casamento na igreja evangélica é instituição divina

Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento e, portanto, não há obrigatoriedade de se casar em um templo, mas normalmente os noivos optam por realizar a celebração na igreja em que congregam.

Na igreja evangélica, o casamento é uma instituição divina, um meio de obter as bênçãos divinas para formalização da  união perante a  família e a comunidade.

Existem várias denominações cristãs que seguem a linha evangélica, batistas, pentecostais, metodistas, adventistas, etc, e tem seus ritos próprios, mas em todas, a conversa com o pastor ou ministro também é imprescindível.

Ele vai dar o tom do evento e as orientações. Vai explicar que se um dos noivos não é da mesma religião o casamento não é aconselhável, mas não fica proibido. Neste caso, é solicitado que pelo menos professe uma fé cristã e participe de um curso de preparação.

Normalmente, nas igrejas evangélicas não há taxas para realização da celebração de casamento e só é solicitado o RG aos noivos.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

Casamento na igreja com efeito civil

Vale lembrar que quem quiser fazer o casamento na igreja com efeito civil, seja católico ou evangélico, também precisa pensar em algumas providências:

–  Os noivos precisam dar entrada no casamento de 30 a 90 dias antes da data escolhida, juntamente com as testemunhas. Então, o cartório marcará uma data (em média após 20 dias corridos) para que os noivos retirem a Certidão de Habilitação, documento que diz que os noivos estão livres e desimpedidos para casar.

– Depois devem levar a certidão de habilitação à autoridade religiosa, para que eles possam fazer o Termo de Religioso com Efeito Civil. Esse termo é o documento que os noivos, padrinhos e o celebrante assinam na hora da cerimônia.

– Depois da cerimônia, os noivos precisam retirar o Termo de Religioso com Efeito Civil na Igreja, levar para reconhecer a firma do celebrante. Não é preciso ser no mesmo cartório, podendo ser até mesmo no cartório onde o celebrante tem firma reconhecida.

– E enfim, devem levar no cartório deram entrada no casamento para trocar pela Certidão de Casamento.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

Como decorar igreja para casamento?

Muitas vezes, as igrejas escolhidas pelos noivos para se casarem não são as que frequentam pelo desejo de se unirem em um templo de grande beleza e tradição. Algumas são tão belas que poderão ser cenário para fotos pré-casamento externas.

Ainda assim,  mesmo com lindos vitrais, afrescos e outros elementos ainda assim, para o ambiente interno, é necessária a decoração de igreja casamento.

A  decor pode ser oferecida pela própria paróquia, dentro da taxa já paga pelo casamento, essa opção pode ser uma boa para quem quer reduzir os custos investindo em uma decoração igreja casamento simples, barato.

Mas os noivos podem querer um serviço mais especializado, ainda assim, é preciso verificar o que é permitido para decorar os diferentes espaços.

Neste caso, para reduzir os custos, é possível dividir a decoração de igreja para casamento com outro casal, que for se casar antes ou na sequência.

Se os noivos querem saber como fazer decoração de igreja para casamento? É importante ter em mente que na decoração de igreja para casamento simples ou mais sofisticada conta essencialmente com flores, mas também é possível utilizar folhagens, tecidos, velas, iluminações especiais e até frutas, tudo vai depender do estilo escolhido e permitido pela igreja.

Uma tradicional decoração de igreja casamento pede arranjos na entrada da igreja, porque é onde pais e noivos recepcionam e cumprimentam convidados. Neste espaço, ao invés de arranjos, pode-se pensar em arcos de flores.

A decoração casamento igreja segue pelo corredor com arranjos presos no bancos ou no chão, para a passagem dos pais, padrinhos e noivos.

Casamento na igreja tudo o que você precisa saber (1)

Post Relacionado


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU