Cerimônia de casamento: como escolher a música ideal?

Cerimônia de casamento: como escolher a música ideal


Cerimônia de casamento como escolher a música ideal

A trilha de uma cerimônia de casamento tem uma função muita clara: encantar e emocionar. Associados a isso, outros detalhes precisam ser pensados.

Neste momento, os noivos precisam pensar no cerimonial de casamento passo a passo, como escolher a trilha e organizar as entradas de acordo com as pessoas, ou seja, noivo, noiva, pais e padrinhos, pajens e daminhas, enfim, todos que vão compor o casamento.

Para isso, neste post vamos apresentar dicas importantes de como escolher a música ideal para cada momento.

Cerimônia de casamento: emoção com doses exatas

As músicas para cerimônia de casamento devem ser avaliadas de acordo com o local da festa.

Por exemplo, em uma igreja, pode haver alguma restrição para o tipo de música a ser executado. Mas em geral, as músicas para casamento percorrem o repertório instrumental e mais clássico.

Porém, atualmente tem sido muito comum que músicas de um caráter mais pop e moderno sejam incluídas na cerimônia de casamento também.

Os noivos devem pensar em quantas músicas vão colocar para as entradas e outros momentos importantes da ocasião.

As igrejas seguem algumas normas de músicas e quantidades, já em espaços como sítios, fazendas e até praia, a liberdade de escolha é um pouco maior para o repertório da cerimônia de noivado.

Cerimônia de casamento como escolher a música ideal

Ainda assim, é preciso avaliar muito bem, porque quanto mais músicas forem colocadas, mais tempo vai durar a cerimônia.

Por exemplo, se forem colocadas oito entradas com músicas, o casamento vai durar cerca de 1 hora, segundo a maestrina Rita Del Chiaro, do Coral Del Chiaro.

Então, para quem quiser uma cerimônia de casamento simples e mais rápida, a dica é reduzir um pouco a quantidade de músicas.

Entradas e músicas ideais para cada momento

As músicas para a cerimônia de casamento devem ser detalhadamente escolhidas para cada momento das entradas.

A música mais forte e marcante, certamente, será da entrada da noiva. Normalmente, a campeã de preferência e que atende a toda pompa e circunstância da ocasião é a “Marcha Nupcial”.

Muitas noivas, inclusive, gostam de acrescentar os clarins em sua entrada na cerimônia de casamento. Isso vai proporcionar uma sensação de muito requinte e solenidade.

Para a entrada dela, quanto maior a instrumentação, mais impactante será sua passagem.

Já a entrada do noivo, a música também pode ser instrumental e clássica, com caráter mais masculino e com certa pompa.

Mas os noivos mais modernos, podem escolher alguma música que remeta a algum um momento especial de suas vidas. Uma boa escolha é “Conquista do Paraíso” ou “Clarins de Roma”.

Alguma ocasião marcante e especial ou que fale sobre seus sentimentos em relação à noiva.

Músicas para padrinhos e pajens também devem produzir emoções

Já na entrada dos padrinhos, pode ser uma música instrumental ou alguma canção que tem como tema a amizade.

Já para os pajens e daminhas, que já proporcionam um momento de delicadeza e ingenuidade, o mais indicado são os temas musicais bem suaves ou infantis no cerimonial de casamento. As dicas são “A Primavera”, de Vivaldi, ou o tema de “A Bela e a Fera”, da Disney.

A bênção das alianças, geralmente, usa-se música instrumental ou sacra como a “Ave Maria”, de Gounod, para os católicos. Se os noivos forem evangélicos, o “Pai Nosso” é o mais indicado.

Nos cumprimentos, os temas são livres, mas é uma hora sempre muito emocionante. As letras das músicas devem trazer mensagem bonita e positiva.

Na saída dos noivos da cerimônia de casamento, as músicas podem pode ser mais alegres e agitadas, mas também devem remeter a muita emoção.

Depois da cerimônia religiosa, é o momento de se pensar também na banda para casamento, que vai continuar a produzir um set list que vai entreter os noivos, pais e convidados e agitar a pista na festa.

Se alguma música que os noivos queiram não puder entrar na cerimônia, a hora da festa será um bom momento para executá-la. Neste caso, vale lembrar também que gostos musicais variados deverão ser atendidos, para agradar o maior número possível de convidados da festa.

Cerimônia de casamento como escolher a música ideal


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU