Cerimônia de casamento: passo a passo para o religioso | Guia Noiva Online

Cerimônia de casamento: passo a passo para o religioso


Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

A cerimônia religiosa é um dos momentos mais bonitos de um casamento, porque representa uma aliança  espiritual manifestada pelos noivos, de partilhar uma vida juntos e criar uma nova família.

Mas as cerimônias de casamento têm partes burocráticas também, que precisam ser cumpridas, para que o ato seja celebrado legalmente.

Veja como se faz para realizar uma cerimônia de casamento passo a passo, da documentação até a hora do “Eu os declaro marido e mulher!”

Cerimônia de casamento: procedimento da celebração na igreja

Quando os noivos optam por realizar uma cerimônia de casamento religioso, a primeira coisa a decidir é estipular uma data para realizar a celebração.

A partir desta data, todas as providências serão tomadas e muitos passos devem ser dados.

No caso de uma celebração católica, o primeiro deles é escolher a igreja onde querem casar, principalmente porque muitas delas são bastante procuradas e ficam com agenda cheia por meses. Por isso, a antecedência é imprescindível.

Ao checar a disponibilidade de agenda da igreja, é preciso passar por uma entrevista com o padre e providenciar os documentos. Algumas igrejas pedem que isso seja realizado três meses antes da data do casamento, porém, em outras, esse prazo é muito maior.

Na maioria das igrejas, ao passarem pela entrevista do pároco, são exigidas imediatamente cópias de documentos como CPF, RG e comprovante de endereço e  uma cópia da certidão de batismo atualizada.

É importante saber que quem deseja realizar uma cerimônia de casamento religioso precisa ser batizado e ter passado pela Primeira Comunhão. Na maioria das igrejas, se isso ainda não ocorreu, pede-se que seja providenciado.

Depois, para concretizar o processo, exige-se comprovante do curso dos noivos, certidão do casamento civil ou edital de proclamas do casamento civil. Este último documento pode ser providenciado até um mês antes da data agendada para o casamento.

Caso um dos noivos more fora da cidade, é preciso passar por esse processo em sua paróquia e enviar a documentação para a paróquia onde será realizada a cerimônia. Além disso, também é preciso pagar uma taxa para a igreja.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Ordem da cerimônia de casamento evangélico

Na cerimônia de casamento evangélico, a ordem e os procedimentos são bem parecidos com os da Igreja Católica. É necessário uma entrevista com o pastor da congregação, para conversar sobre a intenção de casar.

O pastor faz as orientações, conforme estipulado pela sua congregação, e os noivos devem ter cópias do RG.

Normalmente não são cobradas taxas, e apesar de não ser uma exigência, aconselha-se que os noivos sejam batizados.

Mesmo assim, essas regras podem mudar de igreja para igreja, então é importante saber se a congregação dois noivos tem orientações diferentes.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Músicas para casamento e outras providências

Depois de acertados os detalhes e entregue a documentação na igreja, os noivos precisam pensar em outras providências para a cerimônia religiosa.

Entre elas, as músicas para cerimônia de casamento. Então, vão precisar decidir se vão escolher quarteto de cordas ou conjunto musical, quais músicas serão executadas e em quais momentos.

Normalmente, em igrejas evangélicas, os membros da própria congregação ficam a cargo da trilha sonora na cerimônia de casamento religiosa. Muitas vezes, a música pode envolver louvores e até danças, ao estilo gospel.

É claro que os noivos definem as músicas e a ordem de cada uma.

O padre ou pastor precisam saber em seu texto para cerimônia de casamento em quais momentos entrarão cada música.

As músicas cerimônia de casamento são fundamentais para dar o tom da emoção, vão ser diferentes para entrada dos padrinhos, das daminhas, do noivo e da noiva.

Alguns escolhem as clássicas, mas em um cerimônia diferente de casamento, chegam até a pedir hinos de time, porque são importantes para um dos noivos. Isso é do gosto de cada um.

Além disso, os casais também precisam providenciar a decoração da igreja, com flores ou outros elementos que quiserem.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Como fazer uma cerimônia de casamento

Quando os noivos perguntam como é cerimônia de casamento, é importante saber que para o dia da celebração quase sempre há um modelo de cerimonial de casamento, mesmo em uma cerimônia de casamento simples, sejam católicos ou evangélicos.

A primeira ordem do cerimonial de casamento religioso no grande dia é a recepção dos convidados. Antes, os pais e o noivo ficavam com a tarefa de recepcionar as pessoas, hoje, normalmente, quem faz isso é a equipe do cerimonial de casamento religioso.

Mas a recepção dos convidados sempre deve ser realizada por alguém.

O noivo, nesses tempos modernos, também pode chegar em cima da hora, porque assim como a noiva, é um dos destaques da celebração.

E é importante dizer, que, atualmente, não é nada elegante que a noiva chegue muito atrasada nas cerimônias de casamento. A tolerância é de 10 minutos.

Após a chegada, ela fica aguarda no carro e o cortejo pode começar para ter início à cerimônia de casamento.

Já a ordem do cortejo, pode variar com o estilo e local da cerimônia, mas costuma tradicionalmente costuma ser: mãe da noiva e pai do noivo, padrinhos e madrinhas, noivo e sua mãe, damas e pajens, e, por último, noiva e seu pai (ou acompanhante escolhido para este dia).

A ordem da entrada dos padrinhos deve seguir a hierarquia familiar, caso eles seja da família. Se não forem, os noivos decidem a ordem da entrada.

As mulheres sempre entram pelo lado esquerdo de mãos dadas com os homens. Só a noiva é a única a entrar pelo lado direto, de mãos dadas com o pai.

Mãe da noiva e pai do noivo entram juntos, e ficam do lado esquerdo. Enquanto o noivo entra de mãos com a mãe, e ficam do lado direito.

Mas é importante verificar o tamanho do altar, para saber se todos cabem nele. Se for pequeno, apenas noivo, noiva, pais, pajens e damas ficam no altar, enquanto os padrinhos e madrinhas ficam com a primeira fileira das cadeiras.

Caso o altar seja confortável para todos, noivo, mãe e seus padrinhos ficam do lado direito.

Enquanto a noiva, seu pai, e suas madrinhas e padrinhos de casamento ficam do lado esquerdo. Assim que o pai da noiva chegar, o pai do noivo se posiciona ao lado da mãe do noivo até o final da cerimônia.

Além disso, a daminha fica do lado da noiva e pode segurar o buquê dela.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Roteiro cerimonial casamento religioso:  as palavras

Após a entrada de todos, começa o texto de cerimônia de casamento, que será pronunciado pelo pai, pastor, celebrante ou mestre de cerimônia casamento.

Normalmente há um introdução e uma mensagem para casamento religioso evangélico ou católico, relacionado a valores como fidelidade, respeito e cumplicidade, e na sequência, são realizados os votos na cerimônia de casamento, que podem ter frases de amor, para personalizar o momento.

É nessa hora que a emoção é grande, o pajem entrega as alianças aos noivos, que são abençoadas pelas autoridades religiosas, e o casal faz a troca delas entre si. Normalmente, é a hora do “Sim”, o casal é declarado casado e tem permissão para o beijo.

Então, no cerimonial de casamento religioso, os noivos e padrinhos assinam o livro, para sedimentar a união formal.

Ainda no roteiro cerimônia casamento também é preciso pensar nos cumprimentos no altar, após a formalização da união.

Em um dos casos na cerimônia , pais e padrinhos vão até o meio do altar, cumprimentam os noivos e saem. Depois saem pajem, dama e os noivos.

Mas também é possível que os noivos caminhem até os pais e padrinhos para cumprimentá-los, saem do altar, e são seguidos pelo cortejo de pais e padrinhos.

Enfim, agora é hora da festa! Mas esse é um próximo capítulo.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

 

Nossos fornecedores parceiros do Blog:

Fotografia: DG CasamentoLumiar Foto e Cinema

Post Relacionado


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU