Cerimônias Ecumênicas | Guia Noiva Online

Cerimonias Ecumênicas


2.05.2013Celebrantes

Quando realizar as Cerimônias Ecumênicas?

Muitos noivos tem dúvida do que fazer quando são de religiões diferentes e querem realizar uma cerimônia na qual nenhum dos dois precise se submeter a religião do outro, ou casais que queiram celebrar a união mas não são praticantes de nenhuma religião.

A solução para esses casais são as cerimônias ecumênicas realizadas por um celebrante de cada religião ou a realização do casamento por um celebrante que poderá seguir alguma das cerimônias que descreveremos neste post. Apesar da cerimônia das areias e das velas também serem realizadas em algumas religiões.

O importante nesse tipo de celebração é uma boa conversa entre os noivos para que saibam o que realmente querem e uma conversa sincera com o celebrante.

Instruam o celebrante do tipo de cerimônia que vocês querem, conversem sobre o casamento e os anseios de vocês quanto a formação desse nova família, isso é importante para que o celebrante possa realizar uma celebração condizente com o casal.

Cerimônia das Areias

Para as noivas que estão em busca de algo que deixe a sua cerimonia mais especial e com muita personalidade, a cerimonia das areias pode ser uma opção.

Essa cerimonia é simples, mas cheia de significado. O noivo e a noiva terão potes com areia de cores diferentes, enquanto leem os votos, ou ao fundo uma música que tem algum significado para o casal, ou alguma poesia, os dois vão enchendo um pote maior com as areias. Esse momento simboliza a união do casal, a formação de uma nova família.

Outra opção, é a possibilidade dos padrinhos e pais dos noivos também possuírem pequenos potes com areia e vão um a um até o altar encher o pote maior, sempre intercalando as cores. No final os noivos finalizam com as suas areias. Essa é uma forma dos padrinhos e pais também abençoarem a união.

A-Day-to-Remember-Sand-Ceremony-3 A-Day-to-Remember-Sand-Ceremony-4

Lora-Ward-3-Sand-Ceremony

Os potes ficam super bonitos, podendo virar um objeto decorativo da casa do novo casal. Simbolizando aquele dia que a união foi feita e abençoada por todos presentes.

cerimonias-ecumenicas-cerimonia-das-areias

Alguns defendem que a Cerimônia das Areias teve início no Havaí nas cerimônias realizadas na areia – em determinado momento, os noivos pegavam um punhado de areia para depositar juntos, num único recipiente sobre o altar. Outros defendem a origem como sendo dos nativos dos Estados Unidos, os Apaches que nas cerimônias de casamento, uniam as areias coloridas numa tigela.

Cerimônia das Velas

A Cerimonia das Velas também é uma outra opção, o celebrante ou as mães dos noivos  acendem uma vela para a noiva e outra para o noivo, essas simbolizam a vida de solteiro. Os noivos se dirigem até uma vela maior e a acendem juntos, essa simboliza a união do casal. As velas menores são apagadas, simbolizando o fim da vida de solteiros.

maes

Foto: Leandro Monteiro Fotografia

noivos

Foto: Leandro Monteiro Fotografia

l-d-flm-388

Cerimônias ecumênicas

É importante conversar com o celebrante antes, caso você queira realizar alguma dessas cerimônias, para ver se ele permite que a cerimônia seja realizada, apesar de ser um ato ecumênico (sem religião definida).

Post Relacionado

2 Comentários

  1. […] noivos também optaram em realizar a cerimônia das velas, já postamos aqui antes, e demostraram mais uma vez que todos os detalhes foram cuidadosamente escolhidos para um dia […]

  2. […] noivos realizaram a linda cerimônia das areias, que já fizemos um poste sobre isso, para abençoar a […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU