Como criar um site para a minha empresa | Guia Noiva

Como criar um site para a minha empresa


Como criar um site para a minha empresa

Com o crescimento e popularização das redes sociais, canais que facilitam a interação inclusive entre organizações de negócios e clientes você pode se perguntar: É realmente necessário criar site para minha empresa?

A resposta é: sim, é imprescindível criar um site.

Ter um endereço na internet, com domínio próprio, informações institucionais, endereço e telefone dá credibilidade à sua empresa.

Se você optar por não investir em um domínio (embora o valor seja pequeno) há diversas empresas de hospedagem que ensinam como criar um site grátis e disponibilizam um espaço para que sua empresa comece a caminhada no mundo digital.

O problema é que as hospedagens gratuitas vêm com limitações, como pouco espaço de armazenamento e layout pré-formatado.

A melhor opção é escolher o seu endereço e registrar o seu domínio, é mais seguro e será sempre seu.

Ideal mesmo é contratar uma empresa especializada em criar sites para garantir sua presença digital personalizada, mas nada impede que você faça isso por conta própria.

Ah, e antes de seguir em frente precisamos dizer que estamos destacando a importância de ter um site, mas isso não quer dizer que você deve ignorar suas redes sociais ok? Hoje em dia é importante estar em diversos canais.

Criar site não tem segredos

São apenas três etapas para você que você crie seu site e o coloque no ar. Mas embora realmente não tenha segredos, essa tarefa vai exigir sua atenção.

Isso porque, o site será sua empresa na internet. Qualquer pessoa, a qualquer momento poderá ‘entrar na sua empresa’. É importante que ela esteja arrumada e atraente para que o visitante fique à vontade por lá.

Então vamos lá. Você pode estar aqui em busca de descobrir como criar um site de vendas ou criar sites grátis, não importa. O roteiro é o mesmo.

Passo 1: registre seu domínio

Como você já deve saber, domínio é o nome de que se dá a um endereço na internet. No caso de sites corporativos, em geral é o próprio nome da empresa seguido de terminações como: .com, .com.br, .org; .net e por aí vai.

E aqui está mais um ponto sobre porque não é recomendado criar um site grátis. A terminação do nome do seu site estará atrelada à terminação da plataforma utilizada. Como por exemplo, “nomedoseusite.wix.com”.

Há vários sites que oferecem o registro de domínio. Alguns dos mais populares são HostGator, Superdomínios, Registro.br, RedeHost e Locaweb.

O problema é que ao tentar registrar o domínio com o nome de sua empresa você pode descobrir que o nome já foi registrado, ou seja, não está disponível.

Pois é, pode ser coincidência de nomes ou até mesmo má fé. A própria Rede Globo teve que brigar na justiça pra recuperar domínios como Jornal Nacional e Globo Esporte.

Intrigas à parte, ideal é escolher um nome que seja curto e fácil de guardar. Tente utilizar duas ou três palavras, no máximo, que possam identificar facilmente sua empresa.

Mais uma dica é registrar as várias terminações ou as principais; “nomedomeusite.com”, “nomedomeusite.com.br”“nomedomeusite.net”, etc. É importante que todos os domínios sejam seus e que nenhuma outra empresa utilize. Por exemplo você tem o “nomedomeusite.com” e o concorrente vai lá e registra o “nomedomeusite.com.br” e sai utilizando por ai.

Passo 2: contrate um serviço de hospedagem

Com o domínio devidamente registrado é hora de contratar a hospedagem. O local onde seu site ficará ‘guardado’ e poderá ser acessado por seus usuários.

A empresa escolhida por você para registrar o domínio provavelmente também oferece a hospedagem. É bem possível que os dois serviços juntos fiquem mais barato.

Você precisa saber ainda que há diversos planos para hospedagem. Em alguns o mesmo servidor é compartilhado por diversos sites. Nesse modelo de hospedagem compartilhada seu site terá um espaço menor em disco e, portanto, poderá ter um desempenho mais lento.

Isso vira um problema mais sério quando os sites têm um número alto de acessos simultâneos, mas o custo de hospedagem é menor.

Assim, é boa ideia pedir orientação de um profissional da área que poderá recomendar o melhor plano de hospedagem de acordo com o perfil da sua empresa.

Passo 3: escolha um criador de site

Até pouco tempo atrás criar site de vendas ou institucional era função exclusiva de profissionais da área. Os programas criadores de site ampliaram esse horizonte.

Com eles, mesmo quem não é do ramo consegue fazer um site bonito e funcional. Ideal é que o criador de site escolhido não exija muito conhecimento da linguagem HTML.

Também é importante que o projeto inclua ferramentas de gerenciamento de conteúdo fáceis de utilizar por você e sua equipe.

Estamos falando de sistemas CMS (Content Management System). Há servidores que oferecem esses sistemas – gratuitos ou com um pequeno custo – fáceis de utilizar, que permitirão que você modifique, atualize e acrescente conteúdo ao seu site.

Depois que você decidir qual é a plataforma que vai utilizar, siga os passos de criação do site e defina o ‘template’, ou a aparência do seu site.

É essencial optar por um template responsivo, isso significa que ele se adaptará à tela do navegador.

Isso é tão importante porque algumas pessoas podem acessar seu site a partir de um desktop, mas outras (provavelmente a maioria) farão isso a partir de um celular.

O template responsivo se ajustará automaticamente à tela do celular, mantendo a aparência profissional do seu site.

Ao construir seu site certifique-se que ele reflete sua empresa física. Nas cores, nas fotos, no compromisso de atender bem.

Quando ficar tudo pronto e seu site estiver no ar não deixe de instalar o Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta gratuita que fará um monitoramento completo do comportamento dos visitantes em seu site.

Você terá dados como número de páginas visitadas e quanto tempo o visitante passou em seu site.

Pode ser que você tenha um pouco de trabalho pra chegar até aqui, mas não desista de desbravar o mundo digital e fazer parte dele. A sobrevivência de sua empresa depende disso.

baixe grátis orçamento para site básico

MENU