Como criar uma campanha de email marketing ruim | Guia Noiva

Como criar uma campanha de email marketing ruim


como criar uma campanha de email marketing ruim

Estranhou o título aí de cima? Mas essa é a ideia, aprender com os erros, de preferência, dos outros. Assim você estará pronto para fazer campanhas vencedoras de email marketing.

Antes vamos repassar o que é email marketing. Simples. É quando você utiliza a velha e boa ferramenta ‘email’ para divulgar produtos e serviços diretamente ao seu público alvo.

É uma boa forma de gerar tráfego para seu site e manter um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Nem precisamos dizer que é ótimo caminho para engajar noivas e promover a interação com seu negócio. Ok, mas já dissemos.  

Agora você pode estar pensando: “mas eu já tentei, fiz um email marketing criativo, prometi brindes e não funcionou”.

Se esse for o caso, existe grande chance de você encontrar a resposta do que está fazendo de errado no que vem a seguir.

Email marketing: o caminho certo para fazer tudo errado

Ganhe um selo como ‘spam’

Quando decidir enviar um email marketing matador, compre uma lista de e-mails daquelas oferecidas a você também por um email altamente suspeito, de gente que você nunca ouviu falar.

Complemente essa lista com dados daquele cadastro antigo repassado a você por um amigo fechou uma loja de tapetes.

Com isso, você vai enviar e-mails para um monte de pessoas desconhecidas que muito provavelmente vão classificá-lo como spam e sua taxa de bounces (rejeição e erro de entrega) com certeza será alta.

Segmentar pra quê?

Esqueça a segmentação de público. É uma boa forma de garantir que uma noiva que preencheu cadastro no site informando que ama flores do campo e quer um evento rústico receba muitas dicas sobre como fazer um casamento sofisticado.

Acredite, no terceiro email (se chegar até lá) ela vai marcar sua empresa como spam e deletar esse incômodo de vez da caixa de entrada. Nunca mais você conseguirá entrar em contato via e-mail com esse Lead.

Esqueça a qualidade do texto

Erros gramaticais e de informação são receita certa de como fazer email marketing para garantir que o Lead não passe da primeira linha do seu email.

Mas se você quiser muito fazer errado, acrescente palavras como ‘promoção’ e ‘grátis’ em letras maiúsculas ou grifadas.

Eles serão barrados automaticamente pelos provedores de email que fazem o possível para proteger os usuários. Você passará 30 dias esquecido na caixa de quarentena e será descartado depois.

Qualquer tema serve

Se você ainda não conseguiu ser excluído pelo lead, adote temas genéricos e assuntos de baixo interesse, que nem você mesmo gostaria de ler em seus e-mails marketing.

Escreva muito e não utilize imagens

Faça textos longos, com frases muito longas e sem imagens. Use uma fonte pequena para dificultar ainda mais a leitura. Principalmente se o lead estiver usando o celular.

E isso nos leva a próxima dica sobre como fazer um email marketing que não funciona.

Ignore o mobile

Não se preocupe em adaptar o layout do seu email para o acesso em celulares. Esqueça que existem pesquisas indicando que mais de 50% dos e-mails atualmente são abertos em aparelhos celulares.

Não invista em personalização

Mesmo que você não utilize robôs para o envio de email marketing deixe de lado a personalização dos e-mails. Mande o mesmo email para todo mundo, afinal quem é que gosta de se sentir especial não é mesmo? Falando com leads que são noivas então, enviando mensagens genéricas você conseguirá com sucesso ter gastado tempo e energia a toa, pois ninguém irá abrir o seu email.

Nem pense em colocar um link de cancelamento

Você já viu aquela mensagem educada no fim de e-mails marketing que facilitam o cancelamento do recebimento da mensagem. Parece uma grande bobagem, certo?

Sem essa mensagem, a opção para quem não quer mais receber seus e-mails será marcá-lo como spam. Pronto, mais um passo atingido com sucesso para ter uma campanha ruim.

Utilize listas de feiras e eventos que você não participou

Isso é o que mais vemos por ai, o envio de email para listas de eventos e feiras que o fornecedor não a participou com a frase “obrigada pela visita no nosso stand”. Oi?

O envio de email para essas listas quase 6 meses depois do evento. Oi? A grande maioria pode já ter se casado.

Email marketing: brincamos até aqui, mas esse assunto é muito sério

Claro que você não comete todos esses erros, mas na correria do dia a dia, há sempre o risco de delegar o envio de e-mails aquele sobrinho que ‘entende de computadores’ e falhas como citamos acima ocorrerem.

Nosso objetivo é que esse texto desperte sua atenção para a importância de cuidar da comunicação com seus leads por email com o mesmo profissionalismo com que os atende pessoalmente.

Basta fazer tudo que foi dito exatamente ao contrário e, se possível, contratar profissionais qualificados para realizar esse tipo de trabalho.

Campanhas de email marketing são uma forma de publicidade econômica que pode trazer excelentes resultados, desde que feitas corretamente. Utilizar em conjunto com outros canais de marketing digital e com consistência, com certeza trarão ótimos resultados.

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