Como criar uma lista de e-mails de noivas do zero | Guia Noiva

Como criar uma lista de e-mail de noivas do zero


como criar uma lista de e-mail de noivas do zero

Pode confessar, você tem deixado em segundo plano na sua agenda a tarefa de construir uma lista de e-mails. Como nós sabemos disso? É que você não é o único a cometer esse equívoco.

Sim, hoje em dia é um erro não se dedicar à conquista de uma boa lista de email. O endereço da caixa postal eletrônica de clientes e interessados em seu tipo de negócio é um atalho para o sucesso de diversas ações de sua empresa.

Se você está no grupo de empreendedores que ainda não despertou para essa necessidade, fique por aqui. Vamos te contar porque é essencial ter lista e-mails para seu negócio no mercado de casamento.

Ter uma grande lista de e-mails de noivas tem alguns benefícios. Desde já podemos apresentar dois: é um estímulo na produção de novos conteúdos de marketing e mais chances de  concretização de vendas.

Mas para tanto, essa lista precisa ser construída. E a partir de que base elas são criadas? A partir dos leads, que no caso do mercado de casamentos, são as noivas. Pois os leads, são os potenciais consumidores de sua marca.

Veja aqui como criar uma lista de e-mails do zero, a partir das diversas formas de noivos e noivas deixarem seus dados com vocês.

Quem vende produtos ou presta serviços para noivas  atua em um segmento complexo. Essas empresas atendem clientes mais exigentes que o normal, porque eles estão comprando um produto ou serviço que precisa ser perfeito, porque cada casamento é único.

Noivas não economizam esforços para conseguir o que desejam e quando encontram geralmente estão dispostas a pagar por isso. Ter boas listas de e-mails de noivas é o que colocará você em contato direto com esse público especial.  Por meio desse canal seus potenciais clientes podem receber dicas, conteúdo e promoções com grandes chances de despertar interesse.

E não se engane, será preciso construí-la. Comprar lista de e-mail pronta está fora de questão. Essa prática caiu em desuso porque, claro, listas comercializadas são aleatórias, não têm o compromisso de reunir o público alvo de um segmento específico.

Mas como criar uma lista de e-mails para marketing voltado a noivas partindo do zero? Temos boas dicas para isso, mas antes vamos tirar uma dúvida que pode estar rondando sua cabeça. Será que as pessoas ainda dão atenção a e-mails?

Lista de e-mails: comprar não é a solução!

Diante de informações como o número de negócios gerados a partir do disparo de e-mails no mundo inteiro, a primeira pergunta de um fornecedor pode ser: por que não comprar essas listas de e-mail?

Em primeiro lugar, porque isso é crime. De acordo com o código penal brasileiro, comprar e vender informações de dados sigilosos, o que incluem um mailing de e-mails, movimenta um verdadeiro mercado negro, porque essa prática não é permitida no país.

Especialmente porque boa parte dos nomes que estão nestas listas de e-mail compradas, não deram autorização para divulgação de seus dados.

Então, o melhor jeito é construí-la por conta própria a partir de uma série de iniciativas, que vão fazer permitir que noivas e noivos tenham essa confiança em permitir que a sua empresa tenha seus dados, bem como trabalhar no relacionamento contínuo com eles.

Isso é mais que necessário, especialmente porque com a imensa quantidade de informação disparada atualmente por e-mail, muitas vezes, o consumidor considera o recebimento de uma mensagem não autorizada como uma intromissão, um desconforto. E isso não pode gerar um bom relacionamento.

Por isso, atualmente é imprescindível que as pessoas que vão compor a sua lista de e-mails para o marketing tenham dado autorização a você para terem esses dados.

Isso vai gerar uma tendência de abertura de e-mails e cliques muito melhores.

Então vamos pensar que para construir uma lista de e-mails qualificada, vamos ter que pensar em uma preparação para gerar leads, configurações iniciais e ofertas também para geração de leads, criação de landing pages para conversão, promoção de landings pages para novos visitantes e avaliação de resultados e planejamento dos próximos passos.

Você percebeu que não é muito simples, mas vale muito a pena.

O e-mail marketing continua bem vivo

Você está certo se pensa que os canais de comunicação com seu cliente são mais diversificados hoje. As mídias sociais são fundamentais sim. Mas está errado caso considera as listas de e-mail ultrapassadas.

Não vamos nos estender em estatísticas, mas é importante você saber que as pesquisas apontam que até 2020 pelo menos 3 bilhões de pessoas utilizarão email pelo mundo afora. Apenas o Gmail conta com mais de 1 bilhão de usuários, atualmente.

Pois é, dissemos isso mesmo, usuários. Números também indicam que cerca de 70% das pessoas têm o hábito de abrir os e-mails de recebem das marcas que conhecem e confiam. É melhor estar entre elas, não acha?

Para construir uma boa lista com e-mails você precisa focar em três blocos de ações que com a prática deixarão de ter segredos. Vamos falar sobre essas ações logo mais.

Listas de emails: preparação para geração de leads

Vamos deixar um pouco mais claro a importância de ter uma lista e-mails construída.

Em primeiro lugar porque esse canal de comunicação funciona. Atualmente, 269 bilhões de e-mails são disparados no mundo e 92% dos adultos usam e-mails.

E claro, que os noivos e noivas, estão dentro destas estatísticas. Então, quem não iria querer aproveitar esse nicho?

Normalmente, quando opta por construir uma lista de e-mails, a empresa precisa ter bem definido o seu lead, e muitas vezes, essa definição passa pela criação de personas.

Personas: personagens fictícios que descreve todas as características, dores, anseios, pensamentos e desejos para quem a solução será criada, ajudando a melhor entendê-los, de modo que assegure que a solução / ideia a ser criada seja de fato relevante, atendendo todas as expectativas e interesses destes.]

Mas neste mercado de noivas, esse primeiro passo já foi dado. O lead é a noiva ou noivo, ou os dois, de acordo com a atividade do fornecedor.

Com essa definição do lead, fica mais fácil desenvolver nele empatia e interesse pelo seu produto ou serviço, nutrir o lead com conteúdos que interessem para encaminhá-lo ao seu funil de vendas e se ele já virou cliente ter um canal direto e pessoal de comunicação.

A geração de leads é um investimento no relacionamento e tende a render frutos a longo prazo.

Como criar uma lista de e-mails de noivas do zero

 Porque alguém forneceria o e-mail a uma empresa?

A tecnologia favorece, e muito, a seleção e qualificação do público que sua empresa precisa atingir, mas isso não quer dizer que é fácil. A boa notícia é que com o passar do tempo você fica craque e os processos se tornarão mais rápidos.

Para dar início á construção de uma lista de e-mail marketing você precisa, antes de qualquer coisa, contar com um site e/ou um blog bonito e atualizado, e uma fanpage, no Facebook, com conteúdo de qualidade.

É a partir deles que você vai conseguir captar leads importantes para seu negócio. ‘Lead’ é como se chama em marketing digital alguém que passou por seu site ou blog interessado em algum tema ao ponto de topar informar a você dados como email e telefone.

As pessoas costumam fazer isso em troca de outras informações que sejam do interesse delas. É marketing de conteúdo na prática, quando você faz as pessoas se engajarem no seu projeto ao gerar valor para elas.

Por exemplo, um manual com dicas para escolher o vestido de noiva, um voucher para desconto ou até mesmo um orçamento. Já sentiu seu mailing de e-mails tomando forma? Ótimo, vamos em frente!

 Idealize uma oferta ou presente que desperte o interesse de sua persona

Já falamos com você sobre persona, mas não custa lembrar. Persona é o perfil detalhado do seu cliente potencial.

E se investiu tempo construindo essa persona, você a conhece melhor do que ninguém e sabe que tipo de conteúdo será tão atraente que a convencerá a preencher o formulário com dados preciosos para sua lista de emais.

Não estamos falando de nada fora da sua expertise, portanto não é muito complicado. Imagine que sua noiva/persona convive com as dores de construir um cardápio que agrade vegetarianos e não-vegetarianos? ?

Você pode oferecer uma sugestão caprichada de cardápio, em troca do preenchimento do formulário com as informações que você precisa.

Hora de construir uma Landing Page

Calma, apesar o nome diferentão uma landing page é o local para onde seu cliente é direcionado ao indicar interesse em sua oferta/presente.

É literalmente uma ‘página de destino’, também conhecida como página de captura. E ela precisa apresentar sua oferta de forma atraente e recheada com técnicas de SEO (prática para otimizar a localização de sua página pelos motores de busca de sites de pesquisa como o Google).

Capriche na escolha da imagem que irá ilustrá-la, tenha um conteúdo claro e um formulário simplificado. Se você manda bem com informática pode fazer, mas se não for o caso contrate um profissional para fazer isso. Vai compensar.

Rede social é importante, mas não gera lead!

Estar na internet e nas redes sociais é imprescindível. Pela mídia social, você consegue relacionamento e comunicação, mas neste caso, o futuro lead é apenas um seguidor.

Para virar um lead no marketing digital, você precisa ter dados como:

  • Nome
  • E-mail
  • Cidade
  • Telefone
  • Data do casamento

Só com esses dados disponibilizados deliberadamente, os noivos vão virar leads, e possíveis clientes da sua marca. Porque assim é possível obter uma lista emails qualificada, que vai dar bases para que você “prenda” esse lead com seu conteúdo ou ofertas.

Aproveite o seu relacionamento nas redes sociais para divulgar landing pages que vão gerar leads para a sua base.

Como atrair leads para criar sua lista de email?

Na verdade, cabe à própria empresa identificar o que é mais importante para o seu lead, e partir disso, realizar as iniciativas para a construção da sua lista de e-mail.

Um dos meios para atração do seu lead, é produção de conteúdo, como e-books, minicursos ou webinários.

Esses conteúdos vão possibilitar o aproveitamento de uma oportunidade ou a resolução de um problema. Além disso, com a educação do mercado, sua empresa ganha autoridade no tema, quando forem usados os mecanismos de busca do Google.

Quando são valiosos e bem informativos, esses conteúdos geram alta conversão.

Outra forma de atrair os leads para construção de lista de e-mails, é oferecer ferramentas simples, como planilhas e templates, para ajudar o lead a reconhecer um problema e resolvê-lo.

Outra forma de atrair leads é gerar uma oferta relevante, como as promoções. Pode ser um cupom de desconto, sorteio ou qualquer outro atrativo. Mas o cuidado aqui é tentar atrair os leads que sejam ideais para o seu negócio.

Outro chamariz são as ofertas de contato, que são aqueles links de contato no site da empresa, como pedidos de orçamento.

Muitas vezes, a empresa já tem materiais internos que podem se transformar nestas ofertas, como manuais, treinamento de equipe ou planilhas usadas no cotidiano.

Invista em divulgação

Você caprichou na oferta e providenciou uma landing page irresistível. Com isso em mãos agora você precisa encontrar as pessoas que têm interesse no assunto. Mas como?

  • Anuncie em redes sociais

É ótima ideia investir uma verba, mesmo que pequena, em anúncios nas redes sociais para gerar tráfego qualificado.

O alcance orgânico nas redes vem diminuindo dia a dia e para atingir o objetivo de ampliar sua lista e-mails é necessário atingir o maior número possível de pessoas.

Uma grande vantagem desses anúncios é que as plataformas os direcionam para pessoas que já demonstraram interesse no assunto, ampliando a chance de captura de leads.

  • Participe de eventos

Procure estar presente em feiras ligadas ao setor, apresente sua empresa.  Converse com pessoas, distribua seu cartão de visitas que, claro, deve ter seus endereços eletrônicos.

  • Faça palestras

Tem facilidade pra falar? Se ofereça para ministrar palestras dentro da sua especialidade. Pode ser decoração com flores, como escolher o bolo de casamento certo para cada tipo de festa, noções básicas de cerimonial ou como definir a trilha sonora do grande dia.

Isso pode ser feito em feiras, cursos de noivas ou realizado até mesmo em sua própria empresa. Apresentar seu conhecimento vai contribuir para fazer de você uma autoridade no assunto.

  • Comunique-se com sua base de e-mails

De forma alguma abandone sua lista de e-mails para usar apenas quando for seu interesse. Envie com alguma frequência informações que possam facilitar a vida de quem está preparando um casamento.

Ofereça conteúdo de qualidade, um resumo de textos do seu blog, por exemplo. Tenha sempre novidades, nada de ficar se repetindo. Crie uma nova oferta a cada 30 dias, teste formatos novos, segmente grupos do seu público.

É isso que incentivará as pessoas a buscarem por sua empresa e compartilhar seus links por aí. Quando você menos esperar será o feliz proprietário de listas de e-mails qualificadas, com noivos e noivas que ainda se tornarão divulgadores do seu negócio.

É preciso gerar novos visitantes

Com os emails, lista para promoções e outras iniciativas, como disparo de lista de email marketing,  vai ganhar mais corpo.

Mas ainda assim é preciso atrair novos visitantes com promoção da landing page. Especialmente neste mercado, esse processo precisa ser contínuo, porque novos casamentos e noivos vão surgir a todo momento, com suas expectativas e necessidades.

Então, é preciso melhorar os canais de aquisição, com mídias sociais, onde estão pessoas que manifestam seus interesses e opiniões, interagem com amigos, ou seja, é um perfeito canal de comunicação para gerar uma nova oferta e promover sua landing page.

E também usar de mídia paga, no Facebook, Google ou Linkedin e até em outros mais especializadas para o setor pode gerar muitos resultados a curto prazo.

Além disso, encontrar o mercado em potencial nestas redes e promover a interação com seus leads em grupos de discussão é de extrema importância. É uma forma de atrair visitantes qualificados que poderão virar clientes.

Outra alternativa mais barata é fazer uso de banners e links no seu próprio site e blog. Uma dica é fazer links e chamadas ao longo de posts que tratem do tema relacionado à oferta da landing page.

Além disso, gerar tráfego orgânico é outra forma de começar a produzir sua lista de e-mails do zero. Forneça assuntos relevantes para seus leads, com o marketing de conteúdo e promova esses conteúdos pelo SEO, independemente das landing pages.

Quando mais gente encontra seus conteúdos nas primeiras páginas do Google, mais chances de visualizações e negócios você terá.

É preciso avaliar os resultados

Com vários mecanismos para a criação de sua lista de e-mails, é preciso ter calma e saber que para virarem clientes, pode ainda levar muito tempo.

Então analise bem a qualificação dos leads obtidos, eles vão render vendas? Tem potencial? Você está no caminho correto?

Por isso, é preciso fazer análises constantes, para saber como ter tráfego qualificado e melhorar sua lista, além de trabalhar com indicações também.

O boca a boca sempre foi uma excelente técnica de venda. Cada casal de noivos que fechou uma venda é um potencial indicador de outros clientes.

Uma das formas de avaliar resultados e melhorar, é continuar o relacionamento com o casal que já virou cliente e pedir novas indicações.

Ma saiba, que conforme a sua empresa vai crescendo e aumentando as opções de marketing digital, as análises envolve mais aspectos. Afinal, é preciso aperfeiçoar sempre!

E se precisar da gente para conduzir o processo junto com você, pode contar com isso.

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