Como e por que escrever guest posts: amplie sua estratégia de conteúdo Guia Noiva Online

Como e por que escrever guest posts: amplie sua estratégia de conteúdo


 

Como e por que escrever guest posts amplie sua estratégia de conteúdo

Os guest posts são uma estratégia muito importante para crescimento do seu número de leitores nos canais de comunicação.

Mas o que são exatamente os guest posts?

Na verdade, a definição está na própria tradução:   são postagens de convidados. Ou seja, tanto você, em nome de sua empresa, pode escrever posts para outros blogs, como pode ter um convidado de outro blog escrevendo para você.

Continue lendo e saiba mais sobre essa prática é um dos formatos de conteúdo para criar mais influência digital.

Guest posts: relacionamentos, motores de busca e conhecer novas pessoas

Algumas vantagens de escrever guest posts em outros sites é que a prática pode  ser cinco vezes mais valiosa que a criação de conteúdos em seu próprio site.

E por quê? Justamente porque gera mais relacionamentos, faz com que você conheça novas pessoas e ainda fique em melhor posição nos motores de busca.

Por isso, é que leitores que acompanham certos blogs podem perceber que volta e meia aparecem posts escritos por pessoas diferentes do que o autor original.

Então, se funciona, por que não valer-se desta estratégia dos guest posts?

Quando você escreve em um outro blog permite que alcance uma audiência nova, de pessoas que, provavelmente, podem não ter sequer ouvido sobre a sua empresa e agora vão conhecer o seu negócio ou a sua opinião a respeito de um assunto importante para elas.

Isso pode até mesmo alavancar as vendas do seu negócio.

Além disso, quando você está presente em diversos endereços virtuais, escrevendo sobre um assunto que domina, começa a ver sua autoridade crescer no meio.

Outro fator importante: escrever em blogs relevantes é uma forma de garantir bons links, porque, é claro, ao escrever em outros blogs você pode colocar um link para mencionar o seu próprio endereço virtual.


Isso pode aumentar as suas chances de alcançar as primeiras posições do Google, na busca de palavras-chaves importantes para o seu negócio.

Como conseguir feedback  positivo para suas publicações?

Em primeiro lugar, você precisa procurar blogs ou portais relevantes que tenha relação com o assunto ou tema que você aborda em seu próprio blog.

Por isso, é importante acompanhar especialistas em seu tema de atuação, para saber quais são suas fontes. A partir daí, você já vai obter um bom panorama de que sites ou blog publicar.

Mas outro meio de saber em quais blogs publicar é verificar a atuação deste blog em mídias sociais, como seguires no Twitter ou Facebook.

É importante também buscar algum relacionamento, tentar conhecer o editor do blog, antes de fazer um pedido de publicação.

Para isso, você pode fazer comentários em seus posts, enviar e-mails ou tentar contato via redes sociais. Pedir uma indicação para alguém em comum, também é uma boa estratégia.

Além disso, compartilhar os conteúdos do site que está interessado em oferecer-se a fazer guests posts nos canais de comunicação de sua empresa também é um bom começo.

E uma forma muito antiga, mas ainda muito valiosa para estabelecer relacionamentos, é convidar para tomar um café, chamar para uma reunião ou tentar um contato em um evento, presencialmente!

Apresente o seu material para escrever o guest post

Se a sua empresa já tem um blog, fica mais fácil estabelecer esse contato com o editor do blog que você quer escrever.

Dessa forma, ele já vai ter alguma base sobre o conteúdo e qualidade do material.

Depois de estabelecido o contato, é claro, mantenha um bom relacionamento para continuar a escrever seus guest posts.

E observe:

  • Tema que será abordado: lembre-se que tem que ser um assunto habitual no blog e relacionado com seu público-alvo
  • O conteúdo precisa ser adequado ao site para o qual escreve – por exemple, avalie se o público é iniciante ou expert no tema e escreva dentro do patamar de cada um
  • Identifique o formato do blog, para fazer um material compatível com o que aquele público já está acostumado.

Além disso, lembre-se que você não está fazendo propaganda para a sua empresa. O conteúdo precisa ser de qualidade, precioso para o público, oferecer informações relevantes.

Use os links para as páginas importantes de sua empresa com cautela. Escolha bem as palavras-chaves  e a quantidade de links que vai incluir.

Excessos de links não vão ajudar no SEO (Search Engine Optimization) e não vai pegar bem se  o editor do outro blog achar que você está querendo ir com muita sede ao pote.

Equilibre o conteúdo com os seus próprios links e alguns de terceiros.

Outros cuidados que merecem sua atenção:

  • Envie o material no formato que ficar mais fácil ao editor do outro blog
  • Promova o conteúdo em suas redes sociais
  • Seja grato a quem te deu a oportunidade, porque essa pode ser uma parceria duradoura, se o relacionamento for bom isso pode ser muito vantojoso para você

Relacionamento com parceiros

Mas se escrever para outros blogs é importante para seu negócio, será que ter convidados escrevendo em seu blog também é positivo?

Claro que é. Além de manter uma boa parceria, é também uma oportunidade para troca de bons conteúdos , o que sempre agrada a uma audiência exigente.

Além disso, você ganha tempo também, porque outra pessoa vai alimentar seu blog com posts de conteúdo significativo.

Mas assim como você teve que se alinhar ao conteúdo editorial para o blog que escreveu, na sua vez é a mesma coisa: quem vai escrever para você precisa se ajustar à linha do seu blog.

Caso o texto chegue desajustado, dê um retorno e solicite um material mais alinhado, com um novo tema.

Mas enfim, para ter um bom retorno é preciso também bastante persistência, não adianta só enviar um guest post e nunca mais voltar à prática. Essa é uma estratégia eficaz, mas exige dedicação e, portanto, considere pensar em um número mensal de guest posts para realizar e, assim, aumentar seus resultados.

 

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