Como gerar leads para minha empresa de eventos? | Guia Noiva Online

Como gerar leads para minha empresa de eventos?


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O segmento de eventos é um dos que mais se atualizam para continuar oferecendo soluções inovadoras — e não seria diferente quando o tema é marketing digital. A estratégia online tem sido amplamente utilizada por empresários que desejam expandir o alcance dos negócios relacionados à área de eventos, como os fornecedores. Muitos deles têm aderido ao inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, com o objetivo de gerar leads que possam, futuramente, se tornar clientes.

Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo este post! Vamos conferir algumas particularidades da geração de leads na área de eventos que podem ajudá-lo a expandir o seu negócio!

O que são leads?

Os leads são os potenciais clientes de uma empresa, ou seja, pessoas interessadas em adquirir um produto ou serviço oferecido por ela. Com relação ao inbound marketing, para essas leads terem acesso a materiais produzido e postado no blog dessa empresa, por exemplo, elas fornecem informações pessoais em uma landing page, como nome e e-mail — tornando-se assim presentes na base de contatos da empresa.

Como gerar leads para empresas de eventos?

Empresas fornecedoras de produtos ou serviços para eventos devem ter consciência de que, devido à concorrência, a qualidade das estratégias executadas será ainda mais fundamental para atrair potenciais clientes.

Veja algumas possibilidades para aumentar o sucesso da sua estratégia de marketing digital e atrair mais pessoas interessadas em realizar um evento com você!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo será essencial para atrair, qualificar e conquistar leads. A atração deve ser realizada, principalmente, por meio de conteúdos postados em um blog próprio, com temas variados e relacionados à área de atuação da empresa, desde melhores locais para festa, roupas de festa, maquiagem, dicas para noivas em geral, até guias e tutoriais de caráter mais simples, por exemplo.

A qualificação exigirá conteúdos mais variados e aprofundados, abordando temas que ajudem a solucionar as dificuldades do possível consumidor, como um checklist dos principais problemas de última hora que podem ocorrer em um casamento e como evitá-los, por exemplo.

Por se tratar de um segmento que envolve muita emoção, como aniversários e casamentos, e um alto investimento, é necessário construir um relacionamento mais sólido com o lead. Isso é possível por meio de conteúdos que façam o leitor se identificar com a empresa, sendo, neste caso, relevante divulgar conteúdos com experiências de clientes anteriores, diferenciais da empresa no planejamento de eventos, depoimentos, entre outros.

Landing page

Antes de pensar na qualificação dos leads, é preciso planejar como gerar leads. Nesse sentindo, a landing page criada é fundamental para aumentar a taxa de conversão e permitir que a empresa tenha uma base de contatos maior.

Cada oferta deve ter uma landing page própria, que apresente um resumo do que a oferta oferece, uma imagem atraente e o formulário com as principais informações que devem ser coletadas. Utilize a identidade visual da companhia na landing page e destaque os diferenciais do conteúdo que a empresa tem a oferecer. A página deve ser objetiva e sem poluição visual, para que o usuário mantenha o foco no mais importante: entender as informações ali apresentadas e querer adquirir o produto ou serviço.

Divulgação do conteúdo

A forma como o conteúdo será divulgado também influenciará na geração de leads. Existem duas estratégias principais: SEO e mídias sociais.

As estratégias de SEO, em conjunto com o marketing de conteúdo, é o que permitirá que as páginas do site melhor se posicionem nos mecanismos de busca, atraindo novos visitantes e potenciais clientes a partir da busca orgânica.

Já as mídias sociais são essenciais para quem trabalha com eventos e podem ser usadas para divulgação de conteúdo. A definição de qual mídia social utilizar dependerá do tipo de evento, por exemplo, para casamentos é interessante estar presente no Facebook, enquanto em eventos empresariais, o LinkedIn pode ser uma alternativa interessante.

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