Casamento barato: como fazer uma festa sem deixar de ser sofisticada

Casamento barato: como fazer uma festa sem deixar de ser sofisticada


Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Muitos noivos e noivas sonham com o dia em que vão caminhar no altar, receber as bênçãos religiosas e celebrar com familiares e amigos em uma festa inesquecível. Mas o que não custa nada na moeda da imaginação, na vida real tem um preço, que pode ser bem alto.

Mas realizar um casamento barato sem deixar de ser sofisticado não é tarefa impossível, vale investir em planejamento, muita pesquisa e algumas medidas que podem resultar em muita economia.

Veja aqui algumas dicas para economizar no casamento e realizar uma celebração para lá de especial.

Ideias para um casamento barato e elegante

Tudo começa a partir de algumas escolhas que vão gerar uma grande economia.

A primeira delas é investir em planejar tudo com antecedência, isso vai dar tempo ao casal de fazer pesquisas de orçamentos e substituições necessárias para diminuir os custos.

Outra dica é pesquisar pessoas conhecidas com seus talentos específicos e profissionais, como boleiras, doceiras e artesãs, que podem produzir itens muito especiais e com um custo menor.

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Vestido de noiva

O vestido de noiva é um item essencial para a mulher. Mas no caso de querer baratear o custo dele, uma dica é optar pelo primeiro ou até segundo aluguel, ao invés de comprá-lo.

Outra possibilidade é investir em uma herança familiar, usando vestidos da mãe ou da avó, mas com ajustes feitos especificamente para a noiva atual. É o vestido de noiva de família com um toque de modernidade.

Além de proporcionar um momento de felicidade para essas importantes mulheres da família, a noiva pode investir em um estilo vintage, que fica um charme!

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado  Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Convites

Os custos gráficos podem elevar muito o orçamento de um casamento. Neste caso, os noivos que têm afinidade com design pode criar o seu próprio convite, por meio de programas já prontos, ou pedir a um amigo que conheça o assunto e possa fazer um preço especial e camarada.

Neste caso, vale também uma boa pesquisa por tipos e gramaturas de papel para realizar um casamento econômico.

É importante ter equilíbrio na economia para o barato não sair caro e o resultado não ser nada perto do esperado.

Adequar recepção é importante para reduzir custos

Realizar cerimônia e recepção em um só lugar é outra opção para economizar. Sítios, casas de campo de amigos ou salões de festas aconchegantes podem ser ideais.

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Outro meio para realizar um casamento barato é escolher dias em que o valor da recepção fique mais em conta, como domingo à tarde ou terça e quarta-feiras. Além disso, o período da manhã também costuma ser mais barato e também pode gerar economia em cardápio, por exemplo.

As recepções no período do inverno também costumam ter orçamentos mais baixos que nos meses mais tradicionais como maio, setembro e dezembro.

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Uma dica para realizar um casamento econômico e elegante é enxugar a lista dos convidados. Faça uma seleção criteriosa com familiares e amigos mais íntimos. Isso vai possibilitar que os noivos façam uma recepção intimista e aconchegante. O mini wedding está super em alta.

Outra forma de baratear os custos é reduzir o tempo da recepção. Ao invés de uma festa com longas horas, opte por uma recepção com apenas duas ou três horas, por exemplo.

No quesito música, contratar um DJ ao invés de uma banda pode ser uma boa opção. Neste caso, todos sabem que quando a música para, a festa acabou.

Cardápio

Se o casamento for na parte da manhã, um café da manhã ou brunch composto por bebidas refrescantes, frutas, salgados e mesas de doces pode ficar muito elegante.

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Se optar por um almoço ou jantar, pode investir em um cardápio mais elaborado, mas com menos opções.

Você também pode investir em uma estação de comida, no estilo de cardápio americano, e servir apenas o prato principal. As massas ou risotos são as opções mais em conta.

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Decoração

Muitos noivos estão investindo na onda “Faça você mesmo” para elaborar um casamento barato.

Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado  Como um fazer um casamento barato sem deixar de ser sofisticado

Neste caso, vale pedir com antecedência que familiares e amigos guardem potes de vidro vazios, que vão virar vasos com arranjos para mesa, ou garrafas que poderão ser pintadas e espalhadas como itens de decoração pela festa.

Utilizar objetos e móveis de família também podem dar um charme especial e ainda garantir as boas lembranças eternamente, em fotos lindíssimas.

Investir em flores da estação pode baratear muito a decoração. Se a noiva sonha em se casar com uma determinada flor, opte por reservá-la apenas para o buquê.

O mês de agosto é o ideal para quem quer economizar na decoração, essa época do ano tem os melhores preços de flores e é um dos menos concorridos para casamento.

Post Relacionado


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU