5 dicas de como se tornar um organizador de casamentos | Guia Noiva

Confira 5 dicas de como se tornar um organizador de casamentos


confira 5 dicas de como se tornar um organizador de casamentos

O casamento é um momento único e, por isso, exige muitos cuidados para realizar os sonhos dos noivos. Mas planejar tudo por conta e ainda ter tempo para aproveitar a festa é praticamente impossível.

Para otimizar o tempo necessário para os preparativos e ajudar na condução do evento é que surge a figura do organizador de casamentos.

Dedicar-se à organização de casamentos é uma tendência profissional que atrai diversas pessoas. Mas você já pensou no que é necessário para assessorar esse tipo de evento?

Neste post, vamos mostrar como se tornar um organizador de casamentos. Confira!

1. Entenda o que é um organizador de casamentos

O primeiro passo para se tornar um organizador de casamentos é entender bem o que é este profissional e quais são suas funções.

Também conhecido como cerimonialista, o organizador de casamentos é aquela pessoa que ajuda os noivos a realizarem todos os seus sonhos.

É ele que tem os contatos de bons fornecedores, confere a lista de convidados e os recepciona. Também é o responsável por fazer tudo funcionar durante o evento, está em contato direto com todos os fornecedores e, principalmente, ajuda os noivos a não se estressarem com detalhes estruturais para que possam aproveitar tudo!

2. Conheça o perfil de um organizador de casamentos

Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de terem organizado seus próprios casamentos sem assessoria, podem se tornar organizadoras de casamentos. Entretanto, a experiência única no próprio casamento não é suficiente para quem deseja se aventurar nesta profissão.

Para se tornar uma organizadora de casamentos, a pessoa precisa ser bem organizada, saber lidar com planejamentos, cumprir prazos, ter boas ideias, se comunicar e ouvir bem, conhecer o mercado de casamentos e ter contato com diversos fornecedores (como buffet, decoração, salão de festas, etc).

3. Faça cursos profissionalizantes para organizadores de casamentos

O cerimonialista também faz parte da equipe de fornecedores do casamento. Por isso, é essencial que ele seja bem qualificado e saiba exercer seu papel com primazia para ter destaque em seu segmento.

Um bom organizador de casamentos sabe que o mercado está sempre em movimento e que as mudanças exigem constantes atualizações dos profissionais.

Há diversos cursos voltados para o aprendizado de assessoria de eventos (como este curso do Senac e outros online) que podem ajudar você a se especializar. Isso fará com que seus clientes tenham ainda mais confiança e segurança em seu serviço, gerando visibilidade para a sua marca.

4. Siga as tendências do mercado de casamentos

Para conseguir ser um bom organizador de casamentos, fique sempre atento às inovações e ofereça serviços diferenciais para seus clientes. Entenda bem as necessidades dos seus clientes em potencial e invista naquilo que você acredita que possa ser um atrativo para que eles contratem seus serviços.

5. Divida as funções e qualifique seus funcionários

Fazer um trabalho que requer tanta dedicação sozinho é bem complicado. Por isso, é importante que você invista na contratação de pessoas com quem você possa dividir suas funções.

Lembre-se de escolher pessoas que tenham um perfil compatível com o de um organizador de casamentos. Além disso, invista em treinamentos para que sua equipe trabalhe bem em conjunto. Uma equipe treinada e qualificada é um diferencial neste setor.

Agora que você já sabe como se tornar um organizador de casamentos, curta a nossa página no Facebook e receba mais informações sobre o assunto!

MENU