Daminhas e pajens: 17 sugestões graciosas para o cortejo | Guia Noiva

Daminhas e pajens: 17 sugestões graciosas para o cortejo


Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Foto: Leandro Monteiro

É possível alguém não se emocionar quando as daminhas e pajens caminham até o altar? As crianças são responsáveis pelos momentos mais fofos no cortejo de um casamento. Quando elas entram, os flashes são só delas

Assim como os demais assuntos referentes ao casamento, a escolha de pajens e daminhas também merece alguns cuidados! Selecionamos algumas dicas que deverão ajudar os noivos nas eventuais dúvidas que surgem nesse processo.

Quem escolher?

Normalmente os noivos convidam as crianças da família ou filhos de amigos. Mas não há muitas regras para isto. Também não há idade ideal. É necessário apenas se certificar que não vão desistir na última hora. Expliquem às crianças que este é um dia muito importante para vocês e que eles terão uma participação especial. E, assim como os padrinhos recebem um convite exclusivo, as crianças também merecem. Mas, afinal, como fazer o convite para pajens e daminhas e de que maneira presenteá-los com alguma lembrancinha?

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Como convidar pajens e daminhas?

Em primeiro lugar, na hora de escolher o convite e a lembrança, procure não fugir da identidade do casamento. Utilize o brasão dos noivos e as cores do casamento.

E, em segundo lugar, lembre-se que as lembrancinhas para pajens e daminhas, de preferência, devem ser algo útil e que agrade às crianças. A lembrancinha deve transmitir à criança a importância que ela terá naquele momento tão especial.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Foto: Leandro Monteiro

Lembrancinhas para daminhas e pajens: por onde começar?

É importante levar em conta a faixa etária das crianças, para não dar objetos inadequados. Daminhas e pajens, como todas as crianças, gostam de ganhar brinquedos, mas também se divertem com cadernos de colorir e caixas de lápis de cor. Outra opção gostosa são os doces e guloseimas, como chocolates, pirulitos, balas e chicletes.

Outra opção legal de lembrancinhas daminhas e pajens são bonecos em caixinha de linho e acrílico com os nomes das crianças bordados. Outra possibilidade para os bonecos é utilizá-los na entrada da cerimônia. E, ao final da festa, podem enfeitar o quarto dos pequenos.

Mas, caso os noivos queiram que todas as crianças estejam com trajes parecidos, o convite para daminhas e pajens pode ser acompanhado de alguns dos itens que serão usados no dia do casamento, como tiaras e lacinhos de cabelo para as meninas e suspensórios para os pajens. Além de charmosos, este presente para daminhas e pajens ainda contribui com os gastos dos trajes das crianças.

Já que ir até o altar é um grande desafio para a maioria das crianças, que tal entregar um texto convite para daminhas e pajens e dizer que, se eles chegarem até o altar, ganharão um presente? Os presentes podem ser algumas das lembrancinhas para daminhas e pajens que citamos aqui.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

O papel na cerimônia

As daminhas e os pajens podem assumir diversas funções na cerimônia. As mais conhecidas são daminhas e pajens entrando na igreja com o porta-aliança e a disposição de flores ou pétalas de flores no caminho até o altar. Mas, atualmente, os casamentos têm se reinventado e cada cerimônia assume o formato que mais agrada o estilo dos noivos.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

O que as daminhas e pajens podem levar?

Uma ideia que vem sendo adotada por vários casais são as plaquinhas para daminhas e pajens. Os noivos escolhem as crianças que vão levar as plaquinhas de casamento com frases curtas de amor ou que podem simplesmente ser um anúncio de “lá vem a noiva”.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Uma ou mais crianças podem jogar pétalas no caminho antes da noiva entrar. As pétalas são escolhidas de acordo com o estilo da festa. Para as mais tradicionais, as pétalas de rosas vermelhas ou brancas são perfeitas.

A entrada de pajens e daminhas pode ser carregando buquês feitos com doces, como marshmallows, pirulitos e jujubas. Balões com gás hélio também ficam lindos e trazem um efeito muito bonito nas fotos.

As daminhas também podem levar mini buquês de flores, ursinhos de pelúcia ou doces enquanto caminham até o altar. É bem charmoso!

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Quando ensaiar?

É importante ensaiar algumas vezes com as daminhas e pajens exatamente como será a entrada e a função de cada um. E não se esqueça que, muitas vezes, apesar dos ensaios, algumas coisas saem fora do planejado, mas os improvisos espontâneos das crianças dão mais graça à entrada de daminhas e pajens!

O ideal é que o cerimonial faça um ensaio cerca de 45 minutos antes de começar o casamento. Ele deve orientar e treinar as crianças sobre o que fazer, os pais podem estar presentes no ensaio e auxiliar o cerimonial nas explicações.

É bastante comum também o cerimonial posicionar a mãe ou o pai das crianças na frente do altar, em um campo de visão facilitado, assim as crianças avistam os pais e seguem mais seguras em direção a eles.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Que roupa usar?

Normalmente, as roupas pajens e daminhas são definidas pelos noivos. É de bom tom que os noivos também arquem com os custos da vestimenta das crianças, mas isso também pode ser acordado diretamente com as mães.

Hoje mais do que nunca, a roupa da daminha e do pajem é um reflexo do estilo e da proposta do casamento. Valem vestidos coloridos, estampados, fluídos. Vale bermudinha, gravata borboleta, suspensório. No caso das meninas, se a noiva faz questão de um penteado ou acessório específico, é muito importante deixar isso bem claro para a mãe.

Aqui estão algumas sugestões de roupas de acordo com o estilo do casamento:

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

  • O casamento no campo geralmente é mais leve e descontraído. As meninas podem usar coroas de flores, vestidos soltinhos e sandália. Os vestidos estampados também ficam alegres e muito bonitos. Os meninos ficam um verdadeiro charme com suspensórios, coletes e gravatas divertidas (borboletas ou não).
  • O casamento na praia é despojado e muito iluminado, por isso pode apostar em roupas com tons mais claros como bege, cinza claro, off-white. Os meninos podem usar calças com barras dobradas e se a cerimônia for pé na areia, a garotada pode ficar descalça.
  • No casamento Boho, as meninas ficam lindas com arranjos florais no cabelo, vestidos bem soltinhos com crochê, rendinhas simples e cabelo solto bem leve e com cara de natural. Gravatas florais para os meninos também ficam lindas se combinadas com o combo: bermuda,   camisa clara e suspensório.
  • No casamento vintage, daminhas e pajens ficam ótimos com boinas, chapéus e headbands.
  • O casamento clássico é mais sofisticado e os vestidos pedem tecidos mais finos, aplicações de brilho e cortes mais tradicionais. Além de coques mais elaborados, meias finas e sapatinhos boneca. Os meninos ficam lindos de mini paletó, sapato social e gravatinha.
  • Rústico ou country? Botinhas ficam lindas e casam muito com o ambiente. Os pajens podem usar chapéu de caubói no maior estilo “farm wedding”, e o jeans pode ser uma opção de tecido mais democrático.
  • E, que tal vestir a daminha com uma mini versão do vestido de noiva? As fotos ficarão lindas!

Gostou das dicas e das fotos que selecionamos? Comente aqui embaixo deste post.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Veja as crianças do casamento de Harry e Megan.

 

 

Post Relacionado

Um comentário

  1. […] sobre horário e local também devem orientar as escolhas de vestidos de madrinhas, roupas de daminhas e pajens, vestido mãe da noiva casamento na praia e do noivo, além de […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU