Dicas de vendas para o mercado de casamento | Guia Noiva

Dicas de vendas para o mercado de casamento: como utilizar gatilhos mentais – Parte 2


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Acreditamos que você já tenha lido a primeira parte desse artigo sobre dicas de vendas – parte 1, mas se não o fez recomendamos que faça agora.

Ainda assim, vamos relembrar. Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que incentivam o cérebro a tomar decisões que o nosso inconsciente já classificou como o caminho certo a seguir.

Os gatilhos mentais atuam sobre emoções comuns aos seres humanos. Na primeira parte falamos de escassez, segurança, autoridade e prova social.

Aqui vamos abordar urgência, garantia, exclusividade e afinidade. Essas técnicas se aplicam a qualquer atividade e o mercado de casamento pode ser bastante beneficiado por essas dicas de vendas para o mercado de casamento.

Urgência

Você vai observar que o gatilho mental da urgência lembra muito o da escassez. Nos dois casos há um período de tempo limitado para que o cliente tome a decisão de comprar seu produto ou serviço.

A diferença é que na escassez o objeto de desejo vai acabar e na urgência é mais comum haver um prazo curto para essa tomada de ação.

Uma empresa de locação de roupas para festas, por exemplo, que precisa fechar para uma reforma pode criar uma promoção baseada na urgência.

Ela pode informar aos clientes que buscaram orçamento no último mês que eles têm três dias para fechar negócio com um desconto de 60% no valor.

Dessa forma você ativa o gatilho da urgência e deve mobilizar as pessoas a agir rapidamente.

Mas, assim como nos outros gatilhos, essa técnica tem que ser empregada com ética e transparência. Nunca, jamais utilize motivos que não sejam reais. Seu cliente vai acabar sabendo e é você que será prejudicado.

Garantia

Imagine que alguém sonha em passar a lua de mel em um destino tropical, ensolarado, mas está em dúvida porque o casamento é perto da estação chuvosa.

Uma boa forma de fechar negócio seria oferecer, por exemplo, um dia a mais de estadia para cada dia com mais de 3 horas de chuva, que prejudicasse os passeios e o lazer na viagem.

A garantia vai reduzir a preocupação com o medo de errar que cerca as tomadas de decisão. É importante explicar com detalhes ao consumidor como funciona a garantia do seu produto ou serviço.

Exclusividade

Quem não gosta de participar de um clube exclusivo ou de ter um produto que nos diferencia?

Receber primeiro as informações sobre um lançamento; ser o primeiro a utilizar um produto dá satisfação pessoal porque faz a pessoa se sentir especial.

Os profissionais de alimentação podem exercer a criatividade e criar pratos exclusivos, com diferencial, para conquistar um cliente.

Afinidade

Atuar com esse gatilho pode ser uma atitude até simples se você estiver atuando em uma área que tem tudo a ver com sua personalidade. É mais fácil gostar de quem se parece com a gente não é?

Conversar com seu cliente de igual para igual cria afinidade. Para isso, é essencial estudar o perfil do seu público, conhecer realmente as preferências e angústias desse público.

E aprenda a fazer a abordagem certa e contar boas histórias, capazes de revelar essa afinidade. Frases como: “eu também passei por dificuldades para encontrar o vestido certo quando preparava meu casamento” parecem muito simples, mas podem conectar o cliente a você.

Para finalizar, não é demais lembrar. Seja verdadeiro em suas ações quando colocar gatilhos mentais em prática.

No fim das contas é a satisfação proporcionada ao seu cliente que poderá transformá-lo em freguês do seu negócio.

Gostou das nossas dicas de vendas online? Escreve pra gente e conta qual é o maior desafio digital que a sua empresa está enfrentando!

 

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