Dicas de vendas para o mercado de casamento: gatilhos mentais

Dicas de vendas para o mercado de casamento: como utilizar gatilhos mentais (parte 1)


dicas de vendas para o mercado de casamento como utilizar gatilhos mentais

Você já ouviu falar sobre gatilhos mentais? Eles podem ser o que leva um cliente a se decidir por esse ou aquele produto ou serviço. Continue a ler. Você vai adorar essas dicas de vendas para o mercado de casamento.

Sigmund Freud, como você já deve ter ouvido falar, é considerado o pai da psicanálise. Para o neurologista, natural da Áustria, a mente humana era como um iceberg, que tem uma pequena parte à vista de todos e sua maior porção, está submersa.

Essa grande área submersa seria o equivalente ao nosso inconsciente.

Calma, a gente não mudou de assunto. Estudos indicam a maioria de nossas decisões são tomadas primeiro no plano inconsciente – essa grande área da mente pouco conhecida – e só de depois chegam à superfície, ou à consciência, que trata logo de justificar a decisão racionalmente.

São ações que nosso cérebro já classificou como o caminho mais certo a seguir, a partir do reconhecimento de situações já vivenciadas, então não é necessário gastar energia pensando a respeito.

Mas, claro, como é uma máquina perfeita, a mente tem instrumentos para filtrar essas escolhas. É quando gatilhos mentais podem ser acionados para direcionar as decisões.

Dicas de vendas: porque gatilhos mentais atuam sobre a tomada de decisão

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que atuam sobre emoções que todo ser humano tem, como a necessidade de fazer parte de um grupo, por exemplo.

Neste texto e na segunda parte deste artigo vamos falar de 8 gatilhos mentais que podem virar incríveis dicas de vendas para o seu negócio no mercado de casamento.

Vamos começar falando de escassez, segurança, autoridade e prova social.

Escassez

Escasso é aquilo que existe em pequena quantidade. Portanto, mais difícil de obter. Por exemplo, se você tem um salão de festas pode criar uma promoção de 50% apenas para as 10 primeiras pessoas que fizerem a reserva para o ano seguinte. Quem estiver à procura de uma locação dificilmente vai querer perder a chance de conseguir essa oportunidade de desconto.

Segurança

Esse é um gatilho poderoso. Quanto mais segurança a pessoa que oferta o produto ou serviço demonstrar, maior a chance de fechar negócio. Vamos supor que você tem um buffet e quando apresenta seus serviço, demonstra uma confiança inabalável em seus produtos. Pode afirmar que são os melhores canapés que a pessoa vai experimentar (e certifique-se para que de fato seja). Apresente a ela o nú mero de clientes que sua empresa atendeu em apenas um ano. Estatísticas são ótimas referências; se você é muito procurado deve ser confiável.

Autoridade

É mais fácil ser considerado de confiança quando você é reconhecido como autoridade na sua área de atuação. E como fazer para isso acontecer?

Esse é uma das questões que a internet facilitou bastante, porque oferece uma grande exposição onde você pode divulgar seu conhecimento e autoridade sobre um determinado assunto. Uma cabelereira, por exemplo, pode tornar reconhecidas suas técnicas para penteados de noivas.

Depoimentos de clientes satisfeitos são uma ótima ferramenta para reforçar esse gatilho. Mas se você estiver começando, deve trabalhar para conseguir o que se classifica como “transferência de autoridade”. Ainda usando o exemplo da cabelereira, faça um curso com um profissional renomado, por exemplo, e divulgue essa informação.

Lembre-se sempre que no mercado de casamento todas as divulgações devem envolver imagens bonitas e que demonstrem essa característica buscada pelas noivas.

Prova Social

Pouquíssimas pessoas gostam de viver isoladas. É próprio do ser humano ter espírito de grupo. Se muitas pessoas estão falando, comprando, utilizando um determinado produto ou serviço, mais pessoas vão querer também. Nesse caso, os depoimentos de clientes são determinantes para levar outros a optarem pela compra. Mais uma vez, esse é um recurso excelente na internet. Utilize seus canais de v&ia cute;deo, redes sociais e parceiros para colocar em prática esse gatilho mental.

Gostou? Na segunda parte desse artigo vamos falar de urgência, garantia, exclusividade e afinidade. Não deixe de conferir, vale a pena.

 

MENU