Dicas para casamento em casa: saiba como organizar | Guia Noiva

Dicas para casamento em casa: saiba como organizar


Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Realizar um casamento em casa é uma opção perfeita para os casais que querem uma celebração intimista e muito aconchegante.

Mas para realizar o evento também é preciso muita organização: quantidade de convidados, decoração, comida e outros itens merecem atenção especial para que a festa tenha muito conforto.

Selecionamos dicas para casamento em casa que vão ajudá-los neste planejamento, além de truques para ampliar os espaços sem perder o clima de “seja bem-vindo à nossa casa”.

Como organizar um casamento em casa?

A primeira motivação para realizar um casamento em casa é econômica. Afinal, só neste ponto já é garantida a economia do aluguel de um espaço, que costuma tomar boa parte do orçamento para a festa. Mas essa razão não é a única.

Outro grande incentivo para fazer uma festa em ambiente familiar pode ser a intenção de realizar o sonho do casamento em um lugar que conte a sua história, de onde você tenha lindas  lembranças de infância ou do começo da adolescência, onde viveu almoços de domingo com toda a família reunida, com muito brincadeira entre irmãos e primos.

Ou até um outro motivo pode inspirar o evento neste clima mais intimista: realizar a festa de casamento em casa pode ser até mesmo um meio de se despedir de forma alegre e significativa daquele ambiente familiar, para depois seguir para a nova etapa da vida a dois, em outro endereço, com outro estado civil.

Mas não é porque o casamento será realizado em casa, seja a dos pais ou algum outro imóvel emprestado de algum amigo ou familiar, que a festa deverá ser providenciada de forma amadora e sem planejamento. Para os eventos intimistas, também é preciso um check list  casamento.

Um casamento em casa exige muita atenção aos detalhes. Vamos a um passo a passo do que deve ser avaliado.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Definir orçamento

Um casamento em casa pode ser mais econômico sim, mas também é preciso estipular um orçamento para que os preparativos sejam ajustados dentro dele e nada fuja do controle, porque alguns custos que já estariam sendo incluídos dentro do aluguel de um espaço terão que ser pensados à parte, como aluguel de tenda (caso o evento seja realizado em ambiente externo, iluminação, etc).

Quantidade de convidados

Definir a quantidade de convidados é imprescindível, a partir deste item poderá ser pensado em cardápio, decoração, fotos, música e outros tópicos.

É necessário planejar o casamento em casa de forma que todos fiquem confortáveis e se sintam bem atendidos. Não é possível colocar 200 pessoas em um lugar onde cabem no máximo 50.

Espaços

É preciso definir os espaços que serão usados: será na sala e no jardim? Cozinha ficará disponível para buffet? Quantos banheiros ficarão disponíveis? É preciso pensar que só o lavabo da sala pode não ser suficiente de acordo com a quantidade de convidados, então é preciso providenciar em opções em outros cômodos da casa ou soluções alternativas.

É preciso abrir espaços de circulação para convidados e equipe de apoio, como fotógrafos, garçons, etc. Então, talvez, alguns móveis precisem ser retirados e outros entrem no lugar, como cadeiras e puffs.

A cerimônia de casamento também será realizada no local? É preciso pensar em área para o altar, onde os noivos e celebrante vai ficar, e os convidados, que poderão assistir em pé ou sentados, de acordo com o espaço.

Além disso, caso a pessoa não queira que sua casa fique inteiramente exposta aos convidados, que os ambientes das áreas íntimas, como os quartos, sejam devidamente trancados. Também é indicado que objetos de valor, inclusive os itens colecionáveis e sentimentais, sejam retirados do espaço onde vai acontecer a festa.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Cardápio e cozinha

Outro ponto imprescindível é definir cardápio casamento. Será comida caseira ou um buffet será contratado? Será brunch, coquetel ou almoço ou jantar? Será apenas bolo e espumante?

Caso seja um buffet, é preciso pensar se a cozinha da casa será a base ou o buffet vai trazer seus próprios equipamentos. Para isso será necessário abrir um outro ambiente para montar uma cozinha industrial? O cardápio será feito no local ou elaborado fora, precisando apenas de espaço para armazenar e aquecer?

Como as pessoa serão servidas? Vai haver uma ilha de alimentação e as pessoas vão comer em pé? Lembre-se que se for assim, os cardápios que exigem garfo e faca podem não ser apropriados. Neste caso, finger foods  e comidinhas com porções individuais pode ser uma boa opção.

Imagens e som

Em um casamento em casa também é preciso pensar em profissionais como fotógrafos, videomakers, DJs ou cantores para animar a festa. Onde eles ficaram alocados?

Estacionamento

Realizar um casamento em casa significa estimular um grande trânsito na rua no dia. É preciso pensar em alternativas para os convidados, como um manobrista e espaços específicos para estacionar.

Vizinhos

Um casamento em casa pode quebrar o tradicional silêncio de uma rua. É interessante conversar com os vizinhos sobre a realização do evento. Se a relação for boa, convidá-los também é de bom tom.

Se não for o caso, após o evento, envie um mimo, como um vasinho de planta, para agradecer pela compreensão.

Limpeza

É interessante contratar alguém que ficará a cargo da limpeza, especialmente para banheiros, e recolher copos sujos, guardanapos usados e outros itens que poderão desarmonizar o ambiente, caso não sejam recolhidos.

Assessoria

Para a realização de um casamento em casa também é possível contratar uma assessoria, que vai orientar a melhor forma de realizar o evento. Com isso, os excessivos detalhes, busca por melhores fornecedores e ajuste de imprevistos ficarão à cargo do profissional, assim os pais e os noivos ficam mais livres para curtir o evento.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Como decorar casamento em casa?

Em um casamento em casa você deve ter atenção em muitos detalhes para criar um ambiente festivo na medida certa.

Se a festa for realizada apenas no jardim ou quintal, uma dica é apostar em elementos rústicos, com muita madeira na mesa principal com bolos e docinhos, mesa de convidados em torno de árvores, luzinhas penduradas, potinhos de vidro com flores, como mosquitinhos, para centro de mesa, cestos de flores espalhadas pelo ambiente.

Para ambientes externos, balões com as iniciais dos noivos ou palavras como “Amor”, varais com fotos e lanternas japonesas também ficam muito um charme. Caixotes rústicos ou coloridos podem servir para abrigar lembrancinhas e até bem-casados.

Mas muitos pensam em como fazer um casamento em casa simples em casa usando elementos sentimentais?

Atualmente, há uma tendência também dos casamentos com decoração vintage. Neste caso, decorar um casamento em casa com objetos simbólicos da família, como  máquinas de escrever antigas, livros, baús, porta-retratos fica muito  bonito e emotivo.

Também fique atenta a todos os ambientes e certifique-se de que haja algo decorando todos os espaços pelos quais os convidados irão circular, como por exemplo, os banheiros, que devem ter toalhas novas e bonitas, papéis perfumados, flores, velas aromáticas e produtos de limpeza que elimine maus cheiros, devido ao intenso fluxo.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa saiba como organizar

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço  Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Como fazer uma festa de casamento em casa: dicas para ampliar espaço

Um casamento em casa pode não oferecer um espaço muito amplo, mas alguns truques  podem ser usados para otimizar os espaços. Veja alguns itens:

Piscina

A piscina é um espaço que não será utilizado no casamento, então você pode aproveitá-la de forma charmosa.

Uma passarela pode ser montada fazendo o papel da nave e levando a noiva até o altar, ou você pode cobrir a piscina toda e transformar esse espaço em um lounge ou na pista de dança. Se o piso for transparente o charme é ainda maior.

Aposte em espelhos na decoração

Os espelhos ajudam a dar a sensação de que o espaço é maior, por isso, aposte em espelhos nas paredes e até mesmo em móveis espelhados que estão super na moda e ainda trazem um clima contemporâneo para a sua festa.

Está é uma das dicas para o casamento no estilo moderno!

Tamanho dos móveis

Entre as dicas para seu casamento em casa, começar com o planejamento da disposição dos móveis e também na escolha do tamanho adequado é fundamental para otimizar o espaço e receber bem os convidados.

Faça uma planta de todos os locais da casa que serão utilizados para o casamento e veja quais os melhores móveis para cada local.

Lounges para os moderninhos

Se grande parte dos seus convidados são jovens e descolados e o clima da festa será tipo “balada”, apostar em muitos lounges pode te ajudar muito na otimização dos espaços.

Para isso lembre-se que algumas mesas deverão ser montadas para os convidados mais velhos e mais tradicionais e que as comidinhas servidas pelo buffet devem ser pensadas nas pessoas que não terão o apoio da mesa para comer.

Aproveite nossa seleção e inspire-se com nossas dicas para casamento em casa.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço  Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Dicas para casamento em casa saiba como organizar

Post Relacionado

5 Comentários

  1. […] a proposta é casamento em casa, mais intimo e com poucos convidados, dá até para arriscar fazer, no estilo DIY (Do It Yourself), […]

  2. […] amarelo, uma ótima alternativa para quem quer sair do lugar comum e arrasar na decoração, sendo casamento em casa, na igreja ou em outro […]

  3. […] Também combinam com vários estilos de casamentos. Podem estar na decoração de um brunch para casamento ou em cerimônias de casamento em casa. […]

  4. […] movimento e pé na areia. Portanto, nada de salto agulha e vestido sereia. Já sítios, chácaras e casamento em casa pedem um pouco mais de glamour, mas sem […]

  5. […] maneira de comemorar as Bodas de Ouro é realizar a festa ao estilo casamento em casa, mas também com direito aos mesmos itens como convites, lembrancinhas Bodas de Ouro,  buffet de […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU