É possível inovar no bolo de casamento? | Guia Noiva Online

É possível inovar no bolo de casamento?


Bride and Groom at Wedding Reception Cutting the Wedding Cake

O bolo de casamento é uma parte importante de qualquer festa, afinal, mais do que decorar a recepção e adoçar a vida dos convidados, ele é carregado de significado. Segundo historiadores, o bolo de casamento surgiu na Roma Antiga e seu simbolismo remete à fertilidade e prosperidade. Os bolos luxuosos, de vários andares, chegaram muito tempo mais tarde, já no século XVI, e desde então nunca mais saíram de moda.

A arte da culinária e confeitaria foi se desenvolvendo cada dia mais e, hoje em dia, é até difícil escolher um bolo do casamento diante de tantas possibilidades existentes. Mas independentemente do modelo, esse elemento é um item indispensável e tradicional em enlaces matrimoniais.

Apesar da tradição, será que dá para inovar no bolo do casamento? Continue lendo o nosso artigo e descubra!

Os noivos precisam escolher bolos clássicos?

Os bolos branquinhos de três ou quatro andares continuam em alta e realmente são atemporais e elegantes. É difícil errar quando os noivos escolhem esse tipo, até porque os modelos clássicos normalmente caem bem com diferentes estilos de decoração e horários de cerimônias. Ainda assim, o casal não precisa se limitar!

bolo de casamento (10) bolo de casamento (7)

É possível manter o charme, beleza e elegância da festa escolhendo um bolo mais diferente, desde que ele dialogue com a proposta do casamento. Você não vai optar por um Naked Cake em um casamento de luxo, concorda? Tampouco vai escolher o bolo em uma cor que não tem nada a ver com a paleta da decoração.

bolo de casamento (1)

Para o resultado ser harmônico e equilibrado visualmente, aposte em cores, formas e temas que realmente combinem com o casamento e estilo do casal. Se o casamento for na praia, por exemplo, um bolo com motivos praianos é super bem-vindo!

bolo de casamento (4) bolo de casamento (6)

Conte com um bom cake designer

Se a intenção é inovar no bolo, é mais seguro recorrer a um bom cake designer para executar o projeto perfeitamente. Procure um profissional com o qual você se identifique, converse com ele sobre seus anseios em relação ao bolo e veja até que ponto a sua ideia é viável. Nesse momento, o bom senso e bom gosto devem caminhar lado a lado e você precisa tomar muito cuidado com os excessos.

Lembre-se de que não se trata de um bolo de aniversário, que pode ter luzes, efeitos e detalhes extravagantes. Estamos falando de bolos de casamento e, por mais que os noivos sejam jovens, despojados e irreverentes, é preciso uma dose de formalidade, romantismo e discrição.

Como inovar no bolo de casamento?

Basta olhar sites e revistas especializadas para notar quantas tendências estão à disposição dos noivos. São pérolas, brilhantes, broches, rendados, flores e topos diferenciados. Há bolos com imagens do casal, pinturas à mão, esculpidos, com pasta de chocolate no lugar de fondant e pasta americana, com cores diferentes, em formatos de malas, bolos suspensos, bolos compostos por minibolos, dentre outros.

Vale ressaltar que atualmente estão em alta dois tipos que fogem completamente ao convencional: os bolos pelados e os bolos com técnica chalkboard. Os primeiros não têm cobertura e são indicados para casamentos simples e rústicos, de preferência de dia e ao ar livre. Os segundos são indicados para casamentos modernos e descontraídos, pois a cobertura remete a uma lousa, que pode conter as iniciais do casal, algum desenho ou frase.

bolo de casamento (8) bolo de casamento (9)

Os sabores precisam ser os mesmos sempre?

Não! Assim como dá para inovar no visual, também dá para variar na escolha dos sabores do seu bolo de casamento. Os ingredientes podem acompanhar cada época do ano e você pode fugir dos tradicionais chocolate e doce de leite — se desejar, é claro. Na primavera e no verão, aposte em recheios leves e de frutas, como abacaxi, ameixa, morango, coco e damasco. No outono e no inverno, invista em sabores densos, como avelã, chocolate, nozes. Clássicos como brigadeiro, trufados, frutas vermelhas, chocolate branco e gianduia também costumam fazer sucesso nas festas.

Viu como é possível inovar no bolo de casamento? Você prefere bolos inovadores ou clássicos? Comente!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU