Flores para casamento: escolha de acordo com o seu estilo | Guia Noiva

Flores para casamento: escolha de acordo com o seu estilo


Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo (30)

Combinadas a móveis, cores e outros adereços as flores para casamento vão compor todo um cenário que vai apresentar o estilo escolhido para a ocasião.

Consideradas um dos elementos mais importantes da decoração da cerimônia e da festa, seja do estilo clássico ou rústico chic, na igreja, no campo ou na praia, é interessante saber os tipos que vão harmonizar com o sonho dos noivos.

Veja como escolher as espécies para arranjos de flores para casamento, harmonizar com estilo e época do ano e como fazer um arranjo passo a passo.

Flores para casamento: cada estilo tem um tipo de flor

Entre tantas decisões sobre providências do casamento, como buffet, fotos, trajes e penteados para casamento de dia, por exemplo, a primeira decisão que os noivos devem tomar para tomar uma direção no projeto de decoração da festa é definir o estilo do evento.

Será um casamento clássico à noite? Um casamento no campo ou na praia durante o dia? Um miniwedding no jardim? Em estilo rústico chic, moderno, boho ou romântico?

Um conjunto de mobília, cores, iluminação, e especialmente, os arranjos das flores para casamento, vão reforçar o estilo escolhido.

Além disso, as flores também surgem em outros elementos que estão além do estilo, como a espécie que vai ornar a lapela, e seguem até mesmo as tendências do universo do casamento.

Por exemplo, atualmente estão em alta os backdrops de rosas (cortinas de flores), decoração aérea e estilos desconstruídos de buquê de flores para casamento, seja para qualquer tipo de casamento escolhido.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Veja algumas dicas de decoração de tipos de flores para casamento para cada estilo.

Casamento clássico

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Casamento Erika e Fábio

Numa decoração clássica ou tradicional para um salão de festas, a decoração investe em mobiliário antigo e tradicional, mesas longas, poltronas imponentes, louças brancas, prataria, castiçais, lustres e muitos cristais.

Normalmente, as flores escolhidas para esses casamentos clássicos são as rosas e as majestosas orquídeas. Mas há outras opções como as peônias, lírios, astromélias, copos de leite e tulipas.

Uma noiva clássica pode optar por um buquê de orquídeas com algumas folhagens, ou outras espécies de flores para casamento como o cravo, calla e folhas de eucalipto.

Casamento no campo rústico chic

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Casamento Fernanda e Ruan

Em um casamento no campo, ao ar livre e durante o dia, a natureza pode ser a decoração essencial, mas as flores para casamento vão dar uma aura ainda mais aconchegante.

Na decoração no geral, a madeira dos elementos naturais e cenários como janelas, portões rústicos, pergolados e móveis como a mesa de casamento rústico podem ganhar flores como margaridas, dentes de leão, gérberas, mosquitinhos, girassóis e hortênsias.

Além disso, os arcos de flores também são elementos decorativos que vão reforçar a beleza natural para locais como o altar.

Se quiser apostar em espécies mais perfumadas para as flores casamento, para aproveitar o ar campestre, opte também por rosas, lírios e lavandas.

Uma dica importante é pensar em flores para casamento que sejam resistentes ao calor em eventos ao ar livre.

As flores poderão estar em caixotes de madeira, cestos de vime, vasos de cerâmicas espalhadas pelo espaço ou como centros de mesa, que poderão ser abrigados suportes inusitados como xícaras, bules  vidros de azeite.

Casamento na praia boho

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Casamento Talita e Rafael

É um estilo de casamento marcado pela descontração dos ambientes, decoração deslumbrante e vibrante, com um ar meio hippie chic.

Seja na praia, no campo, ou até em ambientes fechados, é caracterizado por cores fortes, estampas étnicas, cortinas coloridas e flores originais.

Para um casamento na praia, as flores tropicais são perfeitas para um casamento no estilo boho, como as callas, margaridas, girassóis, lírios, gipsófilas (mosquitinhos) e alstromélias.

As flores com cores vibrantes poderão compor altares com tecidos esvoaçantes, caminho do altar, arranjos de mesa, mesa principal de bolo e docinhos e elementos suspensos.

No entanto, a mesma regra para os casamentos no campo valem aqui na praia: é preciso ter atenção às espécies resistentes ao calor.

Mosquitinhos

Compõem bem qualquer arranjo ou até mesmo podem ser a protagonista de um vaso ou buquê. Simbolizam ternura.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo   Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Casamento moderno

O casamento moderno, com estilo industrial, ganha força neste ano. É uma decoração bastante diferente, que envolve elementos como vigas e tubulações expostas, molduras, texturas mais cruas, como paredes em concreto ou tijolinhos e desenhos geométricos.

Nada é luxuoso, só bem minimalista.

Para esses estilos de espaço, o arco de flores para casamento é uma das decorações mais apropriadas. Para esses arcos, vale pensar em flores na tonalidade roxa, que está em alta neste ano, misturadas a outras cores que conversem entre si.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo (7)

Casamento Yasmin e Henrique

Casamento vintage

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Casamento Aline e Rogério

Nos casamentos vintage, que podem ser realizados em espaços abertos como fazendas ou no campo, mas também em bistrôs e espaços versáteis, o principal elemento é o saudosismo nos detalhes e cores pastel.

O uso de móveis da vovó, que ganham uma repaginada com pátina, até mesmo o vestido e sapato da noiva têm ares de antigamente, gravata borboleta e suspensórios para o noivo, ou até objetos como máquinas de escrever, malas e louças reforçam a aura do passado.

Além disso, a personagem principal da festa costuma chegar em carros de outras épocas como kombis.

Nas flores para casamento dos casamentos vintage, o uso de bicicletas antigas como suportes de vasos também ficam lindos, especialmente em casamentos ao ar livre.

Como o vintage também reforça um espírito romântico, vale investir em lavandas, gipsófilas (mosquitinhos) e rosas, mas também algumas espécies com características mais campestres.

Casamento romântico

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo (10)

50 tons de rosa

A decoração do estilo romântico pede muita delicadeza e cores pastel nos móveis e nas flores de casamento.

Os móveis podem apresentar visual que remeta ao passado, como o provençal ou o estilo vintage, com muito branco, bege, azul e rosa clarinhos.

As flores para decoração de casamento romântico podem ser as rosas, alstromélias, lisiantus, peônias, mosquitinhos, cravos e camélias.

Estações do ano são boa dica para definir as flores para casamento

Ao definir o estilo da festa para passar para a escolha do buquê de flores casamento ou para a decoração da cerimônia e festa, outros quesitos também precisam ser avaliados, como as espécies próprias de cada estação.

As flores da estação têm custo menor e podem ser uma boa redução dos gastos, porque os noivos podem optar por misturar mais que uma espécie nos arranjos, assim as flores baratas para casamento podem fazer um mix com outras mais nobres.

As flores para casamento baratas são crisântemo, margarida, gérbera, mini-margarida, cravina, gladíolo, girassol e áster.

Com a criatividade para compor arranjos com cores e texturas diferentes, a decoração ganha mais beleza.

Veja as flores para casamento de cada estação:

Primavera

Amor perfeito, begônia, boca de leão, gardênia, margaridinha, primavera, copo de leite, girassol, tulipa, açucena, campainha, miosótis, sempre viva, lírio branco, hortênsia, lobélia, crisântemo, gérbera, entre outras.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo   Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Verão

Amor perfeito, azaleia, boca de leão, gardênia, lírio, margaridinha, miosótis, papoula, sempre-viva, verbena, crisântemo, gérbera, girassol, margarida, cravina, lobélia, magnólia, cravos, astromélias, orquídeas brancas e callas verdes.

Outono

Margarida, papoula, camélia, amor perfeito, azaleia, crisântemo, margarida, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmin do cabo, e tulipa.

Inverno

Azaleia, camélia, margarida, amor perfeito, crisântemo, petúnia, tulipa, primavera, begônia, verbena, copo de leite, prímula, girassol, orquídeas, hortênsia e sempre-viva.

Todas as estações

Petúnia, dália, orquídea, rosa, açafates, flores tropicais e do campo, lisianthus, peônias, gipsófilas e áster.

Tulipas

São nobres e sofisticadas e encontradas em diversas cores. Mas não são tão resistentes ao calor. Na cor vermelha significa amor intenso; já na branca, é inocência e perdão; enquanto as roxas simbolizam tranquilidade e as laranjas significam vitalidade.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo (1)

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Girassol

Essa é a flor do sol, fica linda em espaços abertos e traz energia e vida ao ambiente, pois remete à energia do sol. Representa dignidade, glória e paixão.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Margaridas

Delicadas, e facilmente encontrada nos campos e jardins, a margarida representa a juventude, a sensibilidade, virgindade e amor inocente.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo  Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Callas

Simboliza fé, pureza e santidade, denota devoção e felicidade conjugal.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Hortênsias

As rosas e azuis são as cores mais frequentes desta flor, não gostam da incidência forte do sol no verão. Representam obstinação, dignidade, honra e os mais sinceros sentimentos.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

  Gérbera

Com as suas cores mais vivas, as hortênsias representam alegria, pureza e simplicidade.

Flores para casamento escolha de acordo com o seu estilo

Como fazer arranjo de flores para casamento: passo a passo?

Muitas noivas optam pelo estilo DIY de casamento e, por isso, pesquisam como fazer arranjo de flores casamento.

Para ajudar essas noivinhas, abaixo veja um passo a passo:

Plantas:

– 20 rosas

– 1 maço de Lírios

– Junco (verde que faz voltinhas na parte detrás do arranjo)

– Aspargo Vassoura (verde espetadinho que preenche o arranjo)

Material:

– Balde com água fria

– Tijolo (espuma) Floral

– Um suporte para o arranjo – no caso foi uma taça.

– Tesoura grande

Como fazer:

– Primeiro, deixe mergulhada num balde de água fria a base das suas plantas.

– Para hidratar o tijolo floral apenas coloque-o sobre a água. Ele irá boiar  e absorver  a água. Quando a água penetrar, ele vai  afundar. Completamente mergulhado ele estará pronto para ser usado. Isso deve levar por volta de 30 minutos. Mas você pode deixar ele mergulhado por até algumas horas. Depois de tirar o tijolo da água, você pode cortá-lo com uma faca e moldá-lo de acordo com o suporte ou vaso.

– Agora, imagine como você gostaria que o arranjo ficasse, tamanho, localização das flores, etc.

– Comece preenchendo o arranjo com as folhagens. Determine com elas o tamanho que gostaria que o arranjo tivesse. Comece pela base da espuma e vá até o centro dela.

– Comece com as folhagens, que são a base e o preenchimento.

– Corte o cabo das flores na diagonal,isso facilitará fincar no tijolo e terá uma maior área para hidratação da flor, medindo o tamanho necessário e remova o excesso de folhas na haste da flor

– Disponha as Flores principais, mas coloque um tipo de flor por vez.

– Disponha as flores secundárias

– Analise o resultado. Quando terminar de colocar as flores, observe o conjunto e veja se é necessário fazer alguma mudança na disposição das flores.

– Arremate com folhagens

Viu só como não é tão difícil! Agora é só fazer suas experimentações e abusar da criatividade, mudando espécies de flores e combinando cores.

Post Relacionado

2 Comentários

  1. […] como flores para casamento, as mães dos protagonistas devem estar lindas. Sem essa crença de que a mãe da noiva tem que […]

  2. […] Não há vestido tradicional específico para um casamento judaico. Os homens muitas vezes usam terno e gravada. Já as noivas podem vestir um vestido de casamento branco comum, mas sem decotes, nem tomara que caia, longo e se possível com mangas longas. Mangas curtas já são aceitas, mas sem exageros. Sem decotes em V e com a menor quantidade de brilho possível. O foco é manter a humildade, mesmo no vestido de casamento. Por isto, alguns enlaces lembram o casamento boho. A noiva também pode levar um buquê de flores para casamento. […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU