Google analytics: o que é e como instalar? | Guia Noiva

Google analytics: o que é e como instalar?


Google analytics: o que é e como instalar?

É bem possível que você já tenha um site na internet para apresentar e divulgar sua empresa. Mas você avalia se esse site está cumprindo a função ou nem pensou nisso? O Google Analytics serve para isso e vamos falar dele hoje.

O Google Analytics é uma ferramenta super útil para você acompanhar estatísticas referentes à visitação em seu site e, a partir delas, aprimorá-lo.

Utilizando o Google Analytics você vai poder acompanhar dados como o número de visitas, quanto tempo o visitante passa no site e quais foram as páginas visitadas.

Fazer acompanhamento de perto é importante para qualquer atividade, mas como o planejamento de um casamento hoje em dia passa inevitavelmente por buscas na internet, aproveitar tudo que seu site possa render é essencial.

Então se a dúvida:  como atrair noivas para o meu negócio  anda te incomodando, descobrir como funciona e utilizar o Google Analytics é parte dessa resposta.

Google Analytics: porque utilizar

A resposta mais curta é: porque ele responde rapidamente perguntas cruciais para o gerenciamento do seu site ou blog.

Mas essa ferramenta oferece muito mais e você precisa descobrir como aproveitar.

Por meio dela é possível saber, por exemplo, em quais períodos você tem maior número de visitantes.

Com essa informação, você pode programar com acerto os melhores horários para publicação.

Outro ponto que muita gente ignora é a importância de saber a partir de qual dispositivo seus visitantes estão acessando o site. Atualmente o número de pessoas que acessa a internet no celular é superior a 50 % do total de usuários.

Então é vital descobrir se seu público alvo está dentro desse percentual e, com essa informação, direcionar seus esforços para saber se a versão mobile do seu site está funcionando bem. Aliás, hoje em dia um site responsivo e que funcione bem em todos os dispositivos móveis, celulares, já é praticamente obrigatório.

Saber qual é a localização geográfica dos visitantes que chegam ao seu site é muito útil para direcionar suas ações.

Outra coisa muito legal é ficar de olho em quais palavras-chave foram pesquisadas que levaram o visitante até você. Sabendo quais são é possível garantir que o conteúdo do site seja compatível com os dados indexados pelos motores de busca.

E qual é sua taxa de rejeição? Não é um dado muito agradável, mas é com a análise dessa informação que se pode evoluir e tornar seu site mais atrativo. Ela deve ser analisada em conjunto com informações sobre o tempo que os visitantes permanecem e qual o número de páginas vistas.

Google Analytics: não perca mais tempo

A primeira coisa a fazer para começar a utilizar o Google Analytics é abrir uma conta no Google, o Gmail. Se você já tem uma ótimo.

Depois vá até a página Google Analytics e crie uma conta. A partir daí siga as instruções que são bem didáticas.

– Inscrição e código de acompanhamento

Após se inscrever no Analytics – tem um botão “inscreva-se”- você vai receber um código de acompanhamento.

Esse código (algumas linhas em html) deverá ser inserido em todas as páginas do seu site ou blog. É ele que permitirá ao Google Analytics monitorar e coletar dados sobre a movimento no seu site. Certifique-se que o código seja instalado no local correto do site para te fornecer informações corretas.

Caso você ache esse passo complicado, não desista, peça ajuda a um webmaster para fazer isso, porque depois analisar os dados não será difícil.

Seus dados começam a ser coletados pelo Google cerca de 24 horas após você inserir o código de acompanhamento.

– Dê permissão de acesso a outros usuários

Você também poderá permitir que outros usuários que trabalham com você tenham acesso aos dados.

Dentro da conta, clique em ‘administrador”, depois em “gerenciamento de usuários”.

No campo “adicionar permissões para” insira o email do usuário que deseja adicionar (precisa ser uma conta do Gmail) e marque o nível de permissão que vai liberar. Por último confirme em “adicionar”.

– Aprenda um pouco mais sobre configurações

Uma coisa é certa, quanto melhor configurada estiver sua ferramenta, mais refinadas serão as informações que ela vai fornecer.

Invista algum tempo para conhecer o Google Analytics. Navegue por todos os tópicos, faça testes, descubra tudo que ele pode oferecer.

Uma boa dica é conhecer o canal do Google Analytics no Youtube. Estão em inglês, mas alguns vídeos têm legenda em português para facilitar a vida da gente.

E mesmo que, a princípio, você tenha dificuldade para analisar as informações, nosso conselho é: insista!

Gerir seu site na internet com base em informações confiáveis, obtidas em tempo real não tem preço. Aliás, já ia esquecendo de dizer, o Google Analytics é totalmente gratuito.

Canal do Google Analytics no Youtube, acesse e mantenha-se informado. Hoje em dia utilizar as ferramentas google é um dos primeiros passos para quem quer empreender no mundo digital.

 

MENU