Guia do casório perfeito: passo a passo para organizar o seu

Guia do casório perfeito: passo a passo para organizar o seu


Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Quando os noivos decidem que vai ter casório, percebem que os detalhes são tantos que às vezes não dá nem pra saber por onde começar.

Mas para dar uma mãozinha nesta organização vamos apresentar aqui um passo a passo de tudo que eles terão que pensar e decidir.

Do estilo do casamento ao local, do buffet às fotos e lua de mel, tudo será repassado, e no final do texto, terão um guia do casório completo para seguir.

Casório perfeito: antecedência é a chave do sucesso

O ideal mesmo é que o casório comece a ser organizado entre 1 ano e  1 ano e meio antes da data escolhida para a realização da cerimônia de casamento.

Realizar tudo com antecedência vai  permitir que os noivos curtam esse processo, sem atropelos ou sobressaltos.

Esse prazo vai facilitar em todos os sentidos, desde escolher os melhores fornecedores aos pagamentos, pois muitas empresas só aceitam parcelamento até a data do casório

Mas já que falamos em parcelamento, um detalhe relacionado com isso é justamente o primeiro item a ser definido: o orçamento.

Sem definir essa questão fica mais complicado organizar um casamento dos sonhos. Com isso definido dá para pensar em estilo: mini wedding, um casório na serra ao ar livre, casório na praia, casamento na igreja e salão de festas, etc…

Casamentos noturnos e tradicionais costumam ser um pouco mais caros, já os casamentos diurnos e ao ar livre são mais acessíveis.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Então chegou a hora de escolher o local onde será realizado todos os festejos e a quantidade de convidados. Se escolher cerimônia e festa em locais diferentes, como igreja e salão de festas, avalie as distâncias.

Além disso, também é preciso checar todos os itens do salão para verificar se comporta e atende aos convidados, como banheiros com acessibilidade, estacionamentos, rampas para deficientes, etc.

E se o caso for de casamento tradicional em igreja também é preciso checar a agenda da igreja que escolher. Algumas paróquias são concorridíssimas e abrem agendamento com meses de antecedência.

E falando nesta parte mais burocrática é bom lembrar também que um casamento no civil exige um prazo de antecedência de 3 meses, inclusive para providenciar uma cerimônia fora do cartório.

Em qualquer lugar escolhido, é importante ter um espaço para os noivos. Se for em um ambiente campestre ou na praia, é muito adequado ter um local onde a noiva possa se produzir, descansar e se trocar depois da cerimônia religiosa. Assim como o noivo.

Nesta hora, se houver possibilidade, contratar uma assessoria para orientar os noivos é uma excelente decisão, porque daqui para frente a riqueza de detalhes a serem pensados é muito grande.

Mas se está pensando em mesmo em fazer tudo sozinha, a noiva pode frequentar eventos especializados, como feiras de noivas, onde todos os profissionais e serviços estarão disponíveis e muitas dúvidas poderão ser esclarecidas.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Nosso casório: hora do buffet e decoração

Para escolher o buffet ideal, fazer degustações é importantíssimo, assim você consegue assegurar a qualidade do que vai ser servido.

Para cada horário e local de festa, o cardápio precisa estar adequado. Se for um casamento na parte da manhã pode ser um brunch, quando o serviço for realizado entre 10h e 11h30, acima deste horário o ideal é almoço, já se for à noite pode ser coquetel ou jantar.

No caso de almoços ou jantares nos casórios, o estilo pode ser americano, com os próprios convidados se servindo em ilhas e comendo em pé; se for franco-americano se servem nas ilhas e comem sentados; se for à inglesa, os garçons servem nas mesas com os pratos já montados pelo buffet e se for à francesa, são servidos pelos garçons mas montam os pratos com o que for oferecido.

Outro ponto a ser pensado é se o buffet escolhido vai fornecer todo o necessário, além da comida, bebidas e louças, toalhas, garçons etc. Caso não forneça, tudo pode ser contratado à parte ou alugado.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Decidida essa questão é hora de pensar na decoração da festa. Pense no estilo que vai querer na seu casamento, por exemplo, clássico, boho, rústico ou rústico chic para decidir detalhes com objetos decorativos, móveis e flores.

Mas uma boa alternativa é contratar profissionais especializados que poderão ter pacotes completos, com cores, formas, composições de flores, além de esclarecer todas as questões dos noivos pertinentes a esse setor.

Neste quesito, caso seja um casório fora da igreja ou casório civil é ideal que haja um aparador para o celebrante e uma área para a realização da cerimônia, com enfeites como arcos de flores ou pergolados, e uma tenda para convidados será bem providencial caso o clima não esteja dos melhores.

A igreja também exige cuidado com a decoração, porque muitas vezes, no local, podem ser realizados mais casamentos no mesmo dia, então os noivos poderão compartilhar decorações.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Hora de contratar música e imagens do casamento

De nada vale fazer todos os preparativos para um casamento elegantérrimo, ao estilo casório real,  ou mesmo um evento mais simples, mas que será o dia mais importante da vida dois noivos, se todos esses momentos inesquecíveis da cerimônia e festa não forem registrados.

Então, é o momento de acertar com as empresas de fotos e vídeos.

De repente, você pode até fechar um pacote e ganhar um desconto caso queira fazer também um ensaio pré-wedding, que poderá ser utilizado como exposição na festa ou imagens do site de casamento, ou um trash the dress, realizado após o casamento para o álbum ganhar mais irreverência.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Investir nestes registros é muito importante até para quem acha que uma filmagem pode ser monótona. Atualmente, existem diversas inovações neste meio e você pode aproveitar.

Mas fique atenta ao portfólio e o que outros clientes falam sobre preços, prazos e confiabilidade da empresa no mercado.

Mas casório sem música também não vale. Então você vai precisar pensar em orquestra para a cerimônia e também optar por banda ou DJ para a festa.

Especialmente na hora da festa, amigos e familiares vão curtir ainda mais o evento com bons profissionais para animar a pista de dança.

Também neste caso é bom pegar referências, como materiais em vídeo e opinião  de outros clientes.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Vestido é a cereja do bolo para a noiva

O ideal é que a escolha do vestido seja realizada com bastante antecedência. Uns 9 meses antes é um bom prazo.

Assim a noiva vai ter tempo de pesquisar e encontrar aquele modelo que vai fazer seu coração bater mais forte, seja para comprar ou fazer um primeiro aluguel.

Na hora de ir às lojas especializadas em busca de um vestido dos sonhos, a noiva deve levar poucas pessoas, apenas as mais íntimas, para dar uma segurança, mas é sempre ela quem dá a palavra final.

Ela deve se ver no espelho e se sentir deslumbrante, uma verdadeira rainha em seu dia mais importante.

É muito bom que pesquise alguns modelos antes para ter uma ideia aproximada do que vai querer.

Após a escolha do vestido, também é preciso pensar em sapatos e acessórios, além de se reunir com o decorador para que seja elaborado o buquê.

Também é preciso contratar quem será responsável pela beleza da noiva: make e cabelos. Esse dado é importantíssimo. Para cabelo, por exemplo, é muito bom que se façam testes de penteado.

Uma possibilidade é investir em um pacote Dia da Noiva, onde vai cuidar da beleza e do corpo.

Outro ponto importante é lembrar ao noivo da escolha do seu próprio traje. Para eles, esse processo pode ser feito com uns 3 meses de antecedência.

Se o local onde for providenciado o vestido também tiver roupas masculinas, vai facilitar bastante.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Doces, bolos e bem-casados para adoçar o momento

Os doces, bolos e bem casados podem ser definidos com uns 4 meses de antecedência.

Mas além de escolher os tipos de doces e sabores, recheio do bolo, quantidade de camadas, ou se vai querer um bolo fake apenas como elemento decorativo, os noivos também devem pensar na decoração desta mesa principal.

Principalmente porque esse espaço vai ganhar grande importância na hora das fotos e vai ficar linda no álbum.

Para definir quantidade, os noivos devem fazer uma conta de 5 a 7 docinhos por convidados.

Nesta hora também é preciso definir topo de bolo: os noivos vão querer mais tradicionais, usar pombinhos, escolher noivinhos estilizados, com as características dos noivos?

Tudo vai ter a ver com o estilo do casamento.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Convites  e viagem também precisam de antecedência

Os noivos também precisam providenciar o estilo dos convites, que vai combinar com estilo do próprio casório.

Mas eles precisam começar a ser entregues com uns 3 meses de antecedência, no máximo, 2 meses. Até porque essa tarefa, normalmente, é feita pessoalmente pelos noivos.

Mas caso existam convidados que morem em locais distantes, como outros Estados e países, é possível enviar por correio. Até neste caso, a antecedência é sinal de prudência.

Não se esqueçam de um R.S.V.P., que pode estar no site de casamento. Esse cuidado é importante para que  os noivos saibam exatamente quantas pessoas têm a intenção de comparecer ao evento.

Com um  prazo de no mínimo seis meses também é preciso convidar os padrinhos, daminhas ou demoiselles e pajens, para que eles se programem, e até para que, no caso de uma desistência, serem providenciados novos nomes.

Outro item que precisa ser visto com antecedência é a programação da viagem de lua de mel. Um bom prazo é decidir com uns 6 meses de antecedência.

Quanto antes for decidido o destino, mais barato pode ficar o passeio, porque fica mais fácil os hotéis, empresas aéreas e de turismo oferecerem descontos com reservas antecipadas.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Preparativos finais para o grande dia

Alguns detalhes que não podem ser esquecidos são o carro que vai levar a noiva, por exemplo. Vamos supor que ela queira um estilo de casamento vintage, então vai ser necessário providenciar esse veículo.

Também pense se vai ter uma despedida de solteira, que pode ser feita um mês antes, para aliviar a tensão da maratona de preparativos.

No mês que antecede também é ideal que o roteiro do casório, cerimônia e festa, esteja pronto.

Entre o que deve constar para a cerimônia é a ordem da entrada das pessoas no cortejo e as músicas para cada delas, além das músicas para o restante da cerimônia e entradas de floristas, Bíblia, alianças, etc.

Para a festa, também é preciso cronograma de tudo: decoração, chegada das flores, móveis, buffet, docinhos e bolo, ordem das fotos, etc.

Esse roteiro precisa ser partilhado com todos os fornecedores e envolvidos na organização do evento.

E por último, um detalhe que poucos lembram é providenciar uma caneta bonita para a assinatura dos documentos na cerimônia.

Ufa! E chegou a hora: felicidade aos noivos!

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

 

 

Post Relacionado

4 Comentários

  1. […] Embora seja bem rápida, a cerimônia de casamento no civil também merece que noiva use um vestido especial para a ocasião formal, mas nada de exagero, pois depois da assinatura os familiares e testemunhas costumam sair para comemorar o casório. […]

  2. […] cuidado é com o horário do casório: 16h é o melhor momento para realizar a cerimônia de casamento praia, porque ainda é possível […]

  3. […] natural e tranquila. Você irá criar uma maior sintonia com o fotógrafo e a câmera, e no dia do casório vai se sentir mais à […]

  4. […] e prefira acessórios discretos. A textura das pérolas é preferível ao brilho de cristais. Se o casório for ao ar livre, pode-se usar chapéus, mas somente em cerimônias muito requintadas. Caso […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU