Marketing de conteúdo: passo a passo para conteúdo SEO | Guia Noiva

Marketing de conteúdo: passo a passo para produzir conteúdo para as noivas


Marketing de conteúdo passo a passo para produzir conteúdo para as noivas

Produzir conteúdo de qualidade e disponibilizá-los para o público-alvo não tem muitos segredos, mas para atingir o objetivo o marketing de conteúdo cobra atenção para um grande número de detalhes.

Não dar a devida atenção a eles vai fazer com que seu material deixe de alcançar o resultado desejado que, nesse caso, é chegar às noivas com quem você quer se comunicar.

Para evitar que isso ocorra uma boa solução é ter um ckecklist (quem é do ramo de eventos conhece bem o termo) com os passos a seguir e, mais importante, cumpri-los à risca.

Se a pergunta: “como atrair noivas para o meu negócio?” ronda seus pensamentos com frequência, esse artigo é boa parte da resposta.

Mas antes de passar ao checklist vamos relembrar o que é marketing de conteúdo. Trata-se do método utilizado para atrair e engajar seu público-alvo, potenciais consumidores; levando até as pessoas informações relevantes que possam solucionar problemas e, assim, cativá-las, tornando-as fãs de sua empresa.

Marketing de conteúdo: planejar, realizar, divulgar, interagir

Pois é, esse caminho não é novo pra quem tem uma empresa, mas a internet e suas regras que mudam todo dia podem surpreender.

A questão é que as noivas só vão encontrar seu conteúdo de marketing se os buscadores (google, bing, etc) apresentá-lo com algum destaque. Para que isso ocorra alguns passos são imprescindíveis. Vamos a eles.

Planejamento

Esse é o primeiro item do seu checklist para dar início ao marketing de conteúdo.

Nessa área, isso significa principalmente saber o que você vai publicar hoje, amanhã, depois e no dia seguinte.

  • Faça uma espécie de ‘banco de ideias’. Você terá várias no começo, mas com o tempo fica mais complicado. Uma boa solução para manter esse banco abastecido é pedir apoio à sua equipe.
  • Durante as reuniões de trabalho solicite que as pessoas forneçam ideias para o marketing conteúdo e nunca, jamais, despreze as sugestões. Pois é com incentivo que elas vão continuar a surgir
  •  Anote cada ideia que aparecer em sua cabeça. Pode ser em um bloco de notas, no celular, no computador. Anote! E depois organize tudo em uma lista ou planilha que será sua referência na hora de produzir posts para seu site, blog ou rede social.
  • Quando for produzir, faça uma boa pesquisa sobre o assunto. Na própria internet, em livros, nas publicações dos concorrentes. Aprenda sobre o tema e quando escrever tenha certeza de que está acrescentando informações relevantes, que possam fisgar seu leitor.
  • Na hora de escrever, faça uma pesquisa por palavras-chave, ou keywords, que são mais ‘buscadas’ referentes ao assunto da sua pauta. Acrescente-as ao texto, porque elas vão ajudar a destacar seu artigo.
  • Tenha regularidade com os períodos de publicação. Isso é importante.

Realização

E aqui começa realmente aquela lista de detalhes que citamos lá no início. São muitos, então vamos tentar ser bem objetivos ok?

  • Faça um esquema simples do que deve constar em seu post.
    • 1) Defina: palavras-chave, título do post e um resumo com cerca de duas linhas sobre o assunto que vai abordar.
    • 2) Abertura do post: apresente as questões que você vai esclarecer no artigo.
    • 3) Corpo do post: defina dois ou mais tópicos (depende da extensão do tema) que você vai utilizar como subtítulos. Isso organiza o texto e vai ajudá-lo a não perder o foco enquanto escreve.
    • 4) Conclusão e chamada para ação ou Call-to-Action: finalize falando sobre os resultados que as soluções apresentadas devem trazer para o seu leitor e proponha uma ação que crie interação, como enviar uma mensagem, falar com um consultor online, etc.
  • Desenvolva o texto seguindo o esquema criado.
  • E acrescente links de materiais do seu próprio site ou de parceiros e autoridades no assunto.
  • Faça uma revisão caprichada.
  • Erros gramaticais destacarão seu conteúdo de forma negativa. Não corra esse risco.

Hora de publicar o post em seu site ou blog

Certifique-se que sua palavra-chave principal aparece no título. Essa informação vai compor a URL, endereço do post na internet, contribuindo para que seja localizado.

  • Insira imagens no post
    • Elas ajudam a quebrar a monotonia do texto e servem para ilustrar o post, complementando a informação.
    • Nesse processo, não deixe de preencher em: detalhes da imagem, o ‘texto alternativo’. Coloque o título do seu post nele.
  • Classifique em categorias
    • Isso vai facilitar a navegação para as pessoas que buscam um assunto específico e não querem perder tempo (aliás, ninguém quer não é?).

Para implementar os próximos dois passos é preciso que seu blog tenha instalado plugins de SEO (Search Engine Optimization) otimização de site. Não se preocupe, você encontra alguns gratuitos na internet que oferecem bons resultados.

  • Meta description
    • Ela não aparece na sua página, mas é o resumo que os usuários verão na lista do Google quando fizerem buscas. Então capriche.
  • Page title (ou título da página)
    • É o título que aparece nos resultados de busca e na aba do navegador. É importante usar nele a palavra-chave principal do seu post.

Marketing de conteúdo: faça barulho para ser visto

Divulgação

Seguindo esses passos, certamente você conta agora um com um conteúdo de qualidade e de fácil localização. Chegou a hora de promovê-lo.

  • Redes sociais são grandes aliadas para promover conteúdo. No universo das noivas Facebook e Instagram são prioridades, mas não ignore o Twitter e o Pinterest, por exemplo.
  • Monitore comentários e responda perguntas que apareçam nas redes sociais e no próprio site ou blog. Faça isso o mais rápido que puder.

Por fim, verifique os resultados do seu marketing de conteúdo, por meio das ferramentas que os próprias plataformas disponibilizam. Através dessas métricas você pode perceber se está no rumo certo ou precisa de correções.

Quase sempre precisa; o que é bom. Na web estamos em movimento constante e parar não é opção.

Gostou desse artigo? Mande sua dúvida pra gente. Será um prazer responder ou, quem sabe, transformá-la em um post que vai ajudar outras pessoas.

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