Marketing para noivas: como usar as redes sociais para atraí-las

Marketing para noivas: como usar as redes sociais para atraí-las


marketing-para-noivas-como-usar-as-redes-sociais-para-atrailas19438

O casamento é um momento tão especial que a escolha dos fornecedores é mais estudada e planejada pelas noivas. Atualmente, as mídias sociais se tornaram importantes ferramentas para auxiliá-las na pesquisa. Afinal, sem sair de casa, elas podem ter contato com essas empresas, conferir os trabalhos anteriores e consultar outras informações relevantes. Por isso é bom entender como usar as redes sociais de maneira correta para conquistar novas clientes.

Se você é um fornecedor e quer saber como se destacar nas redes sociais, acompanhe as 5 dicas que preparamos para você:

1 – Escolha as redes sociais certas

Saiba que você não precisa estar em todas as redes sociais, até porque é difícil arrumar tempo para isso. Concentre-se em poucas, porém as mais utilizadas pelo seu público e que você tenha tempo para fazer uma boa gestão.

Além do popular Facebook (que é quase uma regra), esteja nas redes que valorizam o conteúdo visual, como o Instagram, YouTube, Pinterest e Snapchat. Fotos, imagens e vídeos são formatos mais fáceis de consumir e costumam servir como fontes de inspiração e motivação para noivas que procuram os fornecedores certos para o grande dia. Você pode usá-los para falar sobre decoração, convite, buffet e outras questões relacionadas a casamento.

2 – Poste conteúdos úteis para as noivas

Priorize os conteúdos relevantes para elas e que destaquem sua marca como referência na área de casamentos. Lembre-se de que pelas redes sociais as noivas podem pesquisar e encontrar os prestadores de serviço para a festa. Desse modo, faça postagens do interesse delas e que possam ajudá-las a tomar uma melhor decisão de compra. Algumas ideias são:

  • Dicas sobre como escolher o melhor fornecedor;
  • Lista com os bolos de casamento mais criativos;
  • Ideias de decoração para casamento na fazenda;
  • O que não pode faltar em um buffet, etc.

3 – Mantenha seus perfis atualizados

Pior do que não estar nas redes sociais é criar vários perfis e esquecer de atualizá-los. Para entender a importância de ter uma atuação efetiva na internet, basta se colocar no lugar de uma noiva à procura de um fornecedor. Imagine se ela sentiria confiança em uma empresa que deixa de postar há várias semanas ou meses, enquanto as concorrentes frequentemente postam conteúdos interessantes. Portanto, traga materiais ricos e relevantes diariamente! Esse tipo de prática é bastante útil para aumentar a sua credibilidade.

4 – Faça promoções e sorteios

Esses formatos são interessantes porque tanto os fornecedores quanto as noivas saem ganhando. Ao realizar qualquer tipo de ação promocional, procure manter no mesmo nível a premiação e a possível contrapartida exigida para o público. Por exemplo, você pode distribuir cupons de desconto de 5% ou 10% nos seus serviços para todas as pessoas que deixarem nome e e-mail como moeda de troca em um cadastro online.

É o tipo ação equivalente nos esforços da empresa e das participantes. Suas receitas não sofreriam grandes perdas e você aproveitaria para crescer sua lista de contatos, o que facilitaria a manutenção de um relacionamento mais próximo com as futuras noivas.

É importante atentar-se que, por lei, nenhuma premiação por sorteio pode ser distribuída gratuitamente, exceto em concursos culturais (o nosso exemplo estaria dentro das regras porque todas as cadastradas ganhariam). Nas redes sociais, toda promoção ou sorteio deve ser autorizada pela Caixa Econômica Federal. Aliás, o próprio Facebook proíbe as páginas de realizarem promoções em troca de curtidas, comentários ou compartilhamentos.

O recomendável é utilizar apps de promoções para o Facebook, como o Woobox, Shortstack e Agora Pulse.

5 – Publique imagens e vídeos de bastidores

As noivas adoram ver e se envolver com tudo relacionado a casamentos, desde a sua preparação até o resultado final. Assim, para gerar engajamento e despertar a admiração delas, nada melhor do que mostrar parte da produção do grande dia.

Por exemplo, você pode fazer vídeos explicativos para que as noivas criem suas próprias lembranças, publicar fotos inspiradoras com detalhes da preparação do casamento ou produzir vídeos curtos mostrando a decoração final do evento e a festa em si.

O melhor caminho para se dar bem nas redes sociais é a criação e manutenção de bons relacionamentos. Seus perfis precisam conquistar essas noivas, assim como um namoro que evolui para um casório, literalmente. Por meio dos seus conteúdos, entre artigos, fotos e vídeos, procure transmitir inspiração, boas ideias e soluções para elas terem um casamento inesquecível. Quem sabe sua empresa não seja “convidada” a fazer parte desse grande dia?

Saber como usar as redes sociais é importantíssimo para dar mais visibilidade ao seu negócio e atrair as noivas. A propósito, uma das mídias sociais que mais crescem nos últimos anos entre esse público é o Snapchat. Por isso, recomendamos que você confira nosso e-book Snapchat: Como utilizar a rede social do momento para atrair as noivas.

Neste material, preparamos uma série de dicas para você – fornecedor – ter um perfil de sucesso e divulgar corretamente seus serviços de casamento!

MENU