Casamento na igreja: quais são os requisitos? | Guia Noiva

Casamento na igreja: quais são os requisitos?


7.12.2016Planejamento

Quais são os requisitos para o casamento na igreja

Apesar de tantas modernidades em relação ao casamento o sonho de muitas noivas ainda é o casamento na igreja.

Esperar que as portas se abram e caminhar até a altar é realmente um momento marcante na cerimônia de casamento, mas antes que isso aconteça é preciso seguir um pequeno protocolo burocrático.

O blog de casamento traz hoje os requisitos necessários para o casamento em igreja e os prazos para que você faça isso de maneira organizada.

Algumas regras podem mudar de paróquia para paróquia, dessa forma é sempre bom consultar a secretaria da igreja que você pretende se casar com antecedência.

Requisitos para o casamento na igreja

Nenhum dos dois pode ter um matrimônio religioso anterior (salvo se este tenha sido anulado pela igreja).

Não é permitido pela igreja católica um segundo  casamento de pessoas que já tenham tido um matrimônio católico e se divorciaram.

Os noivos devem realizar um curso pré-matrimonial, que não precisa ser necessariamente realizado na paróquia onde acontecerá o casamento.

Consulte a secretaria de várias paróquias para saber as datas dos cursinhos de noivos.

Em relação ao cursinho também existe diferença no tempo de duração, alguns acontecem em um dia inteiro do final de semana e outros em algumas horas.

Caso os noivos sejam de religiões diferentes e desejam se casar pelo rito católico, devem solicitar uma ficha específica para casamentos mistos.

Escolha a data

Algumas igrejas são muito disputadas para a realização de casamentos, por isso verificar se a data que você quer está disponível é um dos primeiros passos.

Normalmente é possível agendar o casamento com um ano de antecedência, mas fique atenta a data em que a agenda da igreja da sua preferencia abre.

Documentos necessários

Para evitar transtornos 6 meses é um bom prazo para dar entrada com a documentação.

–              Licença (transferência) de paróquia, necessária quando você não vai se casar na igreja do seu bairro

–              Cópias autenticadas do RG e CPF do casal

–              Cópia de comprovante de residência de ambos

–              Certificado do curso de noivos

–              Batistério atualizado

–              Carta do padre e cópia da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia)

–              Data do casamento civil, nome e número do cartório

–              Declaração do cartório (apenas se o casamento civil for realizado na festa, após a igreja)

–              Ficha de duas testemunhas que constam na ata da celebração e certidão de casamento (não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos). A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.

O batistério é um dos documentos que muitas vezes fazem o casal dispor de tempo, principalmente se um dos noivos foi batizado em outro estado, por isso providencia o quanto antes esse documento.

Celebrante

As igrejas disponibilizam um sacerdote ou diácono para a celebração para o casamento na igreja.

Caso os noivos queiram convidar outro clérigo, devem entregar uma carta assinada pelo mesmo com seu nome, telefone, data da cerimônia, horário e nome dos noivos, atestando com isso o seu compromisso. Esta carta deve ser entregue até 30 dias antes da cerimônia.

Saída dos noivos

Algumas paróquias não aceitam que se jogue pétalas de rosas ou arroz na saída dos noivos. Algumas pela limpeza da paróquia e outras por outros motivos. Se você não abre mão desse momento, que tal bolhas de sabão?

Escolha das músicas

Algumas paróquias só permitem a execução de músicas Sacras, outras são mais abertas. Se informa na secretaria da igreja pois isso depende muito do pároco.

Casamento religioso com efeito civil

O cartório deverá ser procurado entre 90 e 60 dias antes do casamento a fim de que se incie o processo.

É possível realizar o casamento religioso com efeito civil. Somente com a entrega da habilitação, documento expedido pelo cartório de registro civil, será realizada a cerimônia religiosa e civil, no templo.

Após o casamento, você levará o documento para autenticar as assinaturas e devolve-lo no cartório dentro do prazo legal.

A documentação relativa ao casamento civil deve ser entregue na paróquia 15 dias antes da cerimônia.

Um comentário

  1. Vanessa Rodrigues Silveira disse:

    Olá, tenho uma dúvida. No momento meu noivo e eu não podemos casar no civil, a advogada nos informou que podemos fazer contrato de União Estável, onde o mesmo é válido para a justiça como casamento. A igreja Católica aceita o contrato para a realização do casamento religioso?
    Obrigada.
    Abraços.
    Vanessa


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU