Roupa de noivo: Dicas para não errar na hora de escolher o traje | Guia Noiva

Roupa de noivo: Dicas para não errar na hora de escolher o traje


3.10.2016Trajes

roupa-do-noivo

Muitas vezes as noivas ficam vários dias para decidir seu vestido, buscando o modelo perfeito para tornar as memórias do dia de seu casamento inesquecíveis. No entanto, os noivos também devem se preocupar com o melhor traje para a cerimônia e para a festa.

A roupa de noivo costuma ser mais tradicional, dificilmente fugindo de um terno ou smoking nos casos mais tradicionais, enquanto em cerimônias “diferentes” – como é o caso de casamentos na praia, no campo, entre outros – permitem maior ousadia. Portanto, se você quiser ousar mais ou escolher um traje formal e criar um visual mais clássico, é muito importante estar atualizado das principais tendências de seu tempo, conhecendo os melhores trajes para o seu casamento.

Black-tie ou Smoking

Tradicionalmente usado nas festas de casamento norte-americanas, esse tipo de traje está ligado a um evento mais tradicional e que dure a noite toda. Ele se adequa mais às festas de gala, portanto é essencial deixar seus convidados avisados para que todos estejam no mesmo estilo.

Essas duas opções têm o paletó com lapelas de cetim e a calça acompanha a mesma cor, no entanto, no caso do black-tie, o paletó deve ser branco ao invés de preto, como acontece com o smoking. Além das lapelas em cetim, o traje também leva uma camisa branca, uma cinta de cetim na cintura e uma gravata borboleta, dando um toque ainda mais fino e elegante.

Roupa de noivo Roupa de noivo

Fraque

Este traje era utilizado tradicionalmente na Inglaterra para casamentos diurnos e vespertinos, no entanto, ao chegar no Brasil, tornou-se comum o seu uso durante a noite. Ele é composto por um paletó que abotoa na cintura, além de uma parte traseira mais comprida, conferindo elegância e estilo.

O paletó normalmente é de um cinza mais escuro com sua cauda mais longa, enquanto a calça pode ser também cinza risca-de-giz, contando com um colete cinza e uma camisa branca. A gravata plastron, muito usada neste conjunto no passado, atualmente caiu em desuso, principalmente por ser considerada grande demais. A opção para ela é uma gravata comum de uma cor mais clara.

Se esta for a opção do noivo, os padrinhos devem acompanhá-la usando fraque ou meio-fraque. O meio-fraque é composto por um paletó mais curto, no estilo jaquetão, contendo apenas um botão. A calça também é cinza, mas riscada de preto, enquanto o colete acompanha a mesma cor do paletó ou apresenta um tom mais claro. A principal diferença entre o fraque e o meio fraque fica na cauda do paletó: o meio fraque não a possui, deixando-a mais leve e menos formal.

roupa de noivo

roupa de noivo

Terno

O terno é uma opção clássica para todos os tipos de casamentos e nunca sai de moda, é a roupa de noivo mais usada. Ele pode ser usado independente do dia e do horário do seu casamento, seja em cerimônias mais formais ou informais – podendo variar de acordo com as cores e assim conseguir o efeito desejado. Um terno garante que o noivo jamais esteja mal vestido, além de dispensar algumas formalidades.

Ele é composto por um conjunto: paletó, colete e calça social tradicionais. Ele pode ser feito com diversos tecidos e cores, variando das mais claras até as mais escuras, sendo mais indicados para casamentos diurno ou noturnos, respectivamente. O colete é, no entanto, algo opcional em casamentos mais informacionais, como aqueles que acontecem na praia ou no campo, assim como a gravata.

A camisa deve ser preferencialmente branca. A cor da gravata fica a critério do noivo, mas é interessante que ela se destaque da gravata dos padrinhos ou dos demais convidados. É um toque tão pessoal quanto o próprio vestido de noiva.

Como escolher a roupa do noivo terno roupa de noivo


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU