Veja como destacar o seu negócio no mercado de casamentos | Guia Noiva Online

Veja como destacar o seu negócio no mercado de casamentos


veja como destacar o seu negócio no mercado de casamentos

Casar está sempre em alta: mesmo em momentos de crise econômica, muitos casais não abrem mão de investir nesse sonho. É justamente por isso que muitas empresas que atuavam somente no mercado corporativo estão migrando para o mercado de casamentos e outros eventos sociais, para aproveitar as grandes oportunidades que o segmento oferece.

Estima-se que, no Brasil, o mercado de casamentos movimente 15 bilhões de reais por ano, o que significa a existência constante de oportunidades para diferentes perfis e tipos de fornecedores que queiram fazer dele sua principal atividade.

O que fazer, entretanto, para se destacar entre tantas opções disponíveis? Como fazer com que o cliente certo chegue até você? Veja algumas dicas!

Defina o seu nicho

É importante saber claramente que existem pessoas com diferentes realidades financeiras procurando fornecedores habilitados para realizar os seus sonhos dentro de suas possibilidades. Portanto, um dos primeiros passos para se tornar um fornecedor requisitado e reconhecido no mercado de casamentos é saber exatamente qual perfil de clientes sua empresa quer e pode atender para, assim, manter o foco em ser o melhor para esse público.

Quer atuar somente com eventos de luxo? Procure entender como esse público fecha negócio e onde busca referências. Quer atender à classe C? Invista em promoções e pacotes que ofereçam mais por menos.

É claro que qualidade é o que todos os públicos pretendem, mas em alguns casos você perceberá que precisa encontrar alternativas para entregar o seu produto com a mesma classe, embora de forma mais acessível.

Seja encontrado na internet

As indicações e o boca a boca nunca deixaram de funcionar. No mercado de casamentos, então, fazem grande diferença, já que os casais que estão planejando o seu grande dia costumam frequentar os casamentos de amigos e observar os pontos fortes e fracos.

No entanto, hoje as ferramentas de busca cumprem um papel de grande relevância. E é por isso que manter um bom site e encontrar as melhores plataformas para anunciar a sua empresa e os seus serviços é mais que essencial, é imprescindível.

Todo empresário do mercado de casamentos deve ter noções ou contratar especialistas em branding, posicionamento on-line, marketing digital, SEO etc. O fato é que não basta apenas estar on-line, é preciso fazer-se visível e gerar conteúdo relevante de forma a apresentar-se como a melhor escolha para o seu cliente.

Esteja atento às novidades e tendências do mercado de casamentos

Casamento é tradição, mas não é por isso que todo casamento será clássico e padronizado. As tendências do mercado de casamentos se renovam a cada ano, e um bom player precisa compreender o que os noivos buscam.

Algumas das tendências atuais são os casamentos ao ar livre,  mini-weddings em locais inusitados, destinations weddings,  vídeos com estilo de cinema, buffet finger food e ilhas gastronômicas, decoração com iluminação aérea, entre outros detalhes que os noivos normalmente já sabem na ponta da língua, uma vez que mesmo antes do noivado costumam estudar esse universo a fundo.

Ofereça serviço personalizado e inovador

A procura por produtos e serviços diferentes no mercado de casamentos é intensa. Contudo, os noivos comumente encontram também diversas opções de fornecedores para os serviços que desejam. Para que você seja o escolhido no meio de tantos deve proporcionar uma experiência única, personalizada e inovadora.

Muitos fornecedores perdem oportunidades por não saberem como divulgar os seus serviços para os clientes em potencial. É importante idealizar uma apresentação que seja cativante e conquiste a atenção e a confiança dos clientes.

Além disso, você também poderá oferecer um serviço diferente do de seus concorrentes. Se trabalha com doces, por exemplo, poderá incluir no seu portfólio muito além dos petiscos tradicionais. Afinal, os casamentos clássicos estão abrindo espaço para as cerimônias e festas supercriativas e originais.

Seja sempre transparente com os noivos

No setor de casamentos, um dos critérios utilizados na hora da escolha é a credibilidade do fornecedor. Sendo assim, ser transparente é um ponto extremamente positivo para os seus negócios.

Em hipótese alguma você deverá prometer qualquer coisa que não possa cumprir ou que não sabe se terá condições reais de realizar. É importante jogar limpo nesse momento, pois você está negociando sobre um dia muito especial na vida de duas pessoas.

Ninguém quer ter surpresas desagradáveis em seu casamento, por isso é crucial que os noivos e os fornecedores falem a mesma língua.

Outra dica importante é nunca denegrir a imagem de seus concorrentes diante de seus futuros clientes. Isso também acaba deixando alguns pontos negativos para você. O melhor é sempre conquistar os clientes pela sua capacidade, integridade e boa dose de transparência.

Garanta um bom custo-benefício

Você já sabe acerca da importância da definição de nichos no mercado de casamentos. Por outro lado, independentemente do público com o qual você vai trabalhar, é fundamental proporcionar um bom custo-benefício para os seus clientes.

Se você trabalha com preço um pouco mais elevado do que os seus concorrentes, precisará oferecer mais vantagens, a fim de justificá-lo. Também poderá agregar mais serviços e produtos ao seu trabalho. Por exemplo, quem atua como cerimonialista pode oferecer para os noivos um kit festa, por exemplo, com itens importantes para a festividade.

Na hora de decidir sobre os fornecedores do seu grande dia, os noivos analisam as propostas e optam por aqueles que apresentam maior número de vantagens pelo menor preço. Muitos nem se importam em pagar mais caro, desde que recebam algo a mais em troca.

Por isso, vale a pena garantir a melhor experiência para o cliente. Mostre que, contratando os seus serviços, eles terão o melhor custo-benefício, começando por ter menos preocupações, já que você dará conta de boa parte da organização, no caso de cerimonialistas ou ainda, que você terá o melhor serviço possível, já que você passou muita segurança em todo o processo de venda.

Com essas dicas, você conseguirá fazer o seu negócio se destacar no mercado de casamentos. O setor de eventos está em constante crescimento e mudanças, por isso sempre fique atento às novidades que o mercado proporciona!

É preciso falar a língua do seu público e se adequar aos seus desejos. Já se sente preparado para crescer cada vez mais no mercado de casamentos? Comente este postcom suas dúvidas, para que possamos ajudá-lo a chegar aonde você deseja.

MENU