10 conselhos para escolher alianças de noivado dos sonhos | Guia Noiva

10 conselhos para escolher alianças de noivado dos sonhos


x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

Você já parou para pensar por que noivos usam alianças de noivado? Por que, ao final da cerimônia, jogam arroz nos noivos? Por que a noiva joga o buquê para as amigas? Porque são tradições! E as tradições servem de estrutura e fundamento para nossas famílias e sociedade.

Elas nos lembram que somos parte de uma história que define nosso passado, moldam quem somos hoje e quem seremos amanhã. Pois bem, a aliança de casamento é um tradicional símbolo da união do casal. Assim como a aliança de noivado simboliza, para um casal, a intenção de começar uma nova história juntos

Como tudo começou

A aliança de casamento é um tradicional símbolo da união do casal, e sua história começou nas culturas hindu e egípcia. Para estes povos, que viveram alguns milênios antes de Cristo, um círculo simbolizava algo que não tem fim. Desta forma, escolheram o anel como insígnia do amor contínuo e eterno.

Posteriormente, o costume foi adotado também pelos gregos e pelos romanos. Foram os romanos os responsáveis por introduzir a tradição de usar o anel na mão esquerda, por acreditar que nela se encontra uma veia ligada diretamente ao coração.

Mais tarde, na Idade Média, a Igreja Católica intensificou a popularidade das alianças e dos buquês. Hoje, diversas culturas e religiões do mundo adotam a aliança como símbolo de fidelidade, união e cumplicidade.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

Quer se casar comigo?

As alianças para noivado representam o início da vida de casados, simbolizam o casamento em si. Normalmente, feitas de ouro, as alianças de noivado são lindas. Difícil encontrar uma mulher que não goste de exibir a aliança e mostrar que é a próxima a se casar.

Quando um homem resolve dar um passo adiante em seu relacionamento e pretende fazer o pedido de casamento, pode ter ficado em dúvida entre anel de noivado e aliança.

Aqui no Brasil, o costume ainda é fazer o pedido de casamento ou noivar já com as alianças, que são as mesmas que serão usadas no casamento. Mas qual mão usa aliança de noivado? Durante o noivado, o casal usa as alianças no dedo anelar da mão direita e, após o casamento, elas passam para o dedo anelar da mão esquerda.

Porém, a tradição do anel de noivado anda ganhando força no país. Muitos homens estão surpreendendo suas futuras esposas com emocionantes pedidos de casamento e lindos anéis de noivado.

No momento do pedido, especialmente romântico, em uma comemoração íntima, o noivo pode presentear a noiva com uma joia, que pode ser um belo anel solitário, ou qualquer outro com uma pedra preciosa em destaque.

Já a aliança noivado pode ser colocada diante das pessoas queridas com quem os noivos querem dividir esta nova etapa da vida.

O noivado, portanto, é o período de tempo entre o pedido de casamento e a celebração do matrimônio. É uma fase muito importante, na qual os noivos vão se preparar para o casamento, aproximando suas famílias e planejando o futuro.

Durante o noivado, enquanto o casal escolhe, entre muitas outras coisas, o convite de casamento, ou o site para casamento grátis, as madrinhas e amigas íntimas da noiva discutem as melhores ideias para chá de panela.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

Como escolher a aliança de casamento?

Depois do tão esperado “sim”, os noivos trocam as alianças. E esse anel tão cheio de significados será usado enquanto durar o amor e o casamento do casal. Por isso, a escolha da aliança de noivado é tão importante.

Há vários modelos de aliança de noivado, assim como aliança de noivado com pedra ou sem; aliança de noivado simples ou aliança de noivado ouro com preço lá nas alturas.

Porém, não se desesperem, há muitas opções no mercado. Mas, o que vocês devem levar em consideração na hora de escolher as alianças?

1 – Antes de sair procurando a aliança ideal, o casal deve verificar qual o orçamento que têm disponível. Embora seja um item que nem sempre esteja na lista dos prioritários, seu custo deve ser levado em conta.

2 – O mais indicado é que os dois – noivo e noiva – escolham a aliança de noivado juntos. Para agilizar, o ideal é procurar fotos de alianças de noivado na internet e ver as opções que mais gostam.

A maioria das joalherias possui websites e disponibiliza não só os modelos, mas os preços das peças. Tem até marca que deixa os noivos filtrarem a busca de acordo com valor, novidade e até os itens mais vendidos.

Depois, os dois podem ir às lojas e escolher o modelo mais confortável e que mais gostam.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

3 – Escolha do material – Uma jóia que acompanhará o casal por tantos anos e situações não deve sofrer tendências de moda e ainda devem estar sempre bonitas. Hoje há vários estilos em diferentes metais, como ouro amarelo, rosa e platina, com ou sem diamantes.

A favorita dos noivos, entretanto, é a aliança de noivado ouro branco e lisa. Ou ainda a aliança de noivado de ouro, que não leva diamante, pois tem um custo-benefício bem interessante para os noivos.

Normalmente, a aliança de ouro noivado é dourada, pois sua composição é majoritariamente de ouro amarelo. Normalmente, os anéis de ouro são de 14, 18 ou 24 quilates. Quanto maior o quilate, maior a pureza e mais dourada a coloração.

No caso da opção pelo ouro branco, para que a peça esteja sempre com o acabamento bem brilhante, a cada 2 ou até 10 anos (dependendo do desgaste sofrido pela aliança), é preciso submetê-la a um banho de ródio no joalheiro.

A aliança de noivado prata é a única que deve ser evitada, porque é usada como aliança de namoro.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

4 – Escolha o modelo:

Meia-cana – Essa aliança é a mais tradicional. Tem a face externa arredondada e a interna reta. Pode ter diferentes espessuras, indo da “gordinha” até a “magrinha”. Neste modelo também é possível incluir um pequeno brilhante no centro.

Contour – Também chamada de anatômica ou boleada, esta aliança é arredondada por dentro. É um formato mais confortável porque reduz o contato com a pele e ajuda na circulação de sangue. Por fora, pode ser arredondada ou reta, com acabamentos facetados ou desenhados. Tem várias larguras e espessuras.

Plana – Popularmente chamada de aliança de noivado quadrada, esta joia possui todas as faces retas: é plana no lado externo, na parte interna e nas laterais. Conta com diferentes larguras e espessuras. Também é possível cravejar pequenos brilhantes na estrutura.

Trio – Quem quer fugir dos clássicos sem perder o toque tradicional, este modelo é uma boa pedida. A aliança tripla entrelaça três alianças meia-cana. Outra característica é que são três tipos de ouro: uma joia de ouro branco, uma de ouro amarelo e uma de ouro vermelho.

Para um casal de noivos modernos ou mais ousados, existem opções de alianças com texturas diversas e acabamentos foscos ou quadrados, de chapa reta.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos   x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

5 – Para quem quer sair do básico

Na contramão do cenário geral, existem noivos que buscam por alianças mais customizadas. A ideia é que a peça tenha mais significado, que ela carregue algo particular de cada um dos eternos namorados.

Os noivos podem deixar a imaginação fluir e escolher aquilo que mais tem seu estilo.

Existem pessoas com um estilo mais tradicional e discreto, outras com o estilo mais moderno, outras mais ousadas etc. Por isso, é importante que a aliança escolhida esteja de acordo com as roupas e outros acessórios que o casal costuma vestir.

Caso os noivos tenham estilos muito diferentes e não consigam entrar em consenso sobre um modelo de aliança que agrade a ambos, atualmente, isto não é um problema.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

As alianças não precisam ser necessariamente idênticas. Entretanto, se o casal quiser manter a integração e a homogeneização das joias, há conjuntos de alianças diferentes porém similares quanto à cor ou ao material.

Também é possível criar joias personalizadas, com o material e design da preferência do casal, além da gravação de poemas e citações, e a cravação de outras pedras além do diamante, como safiras, esmeraldas, e até mesmo gemas brasileiras, como, por exemplo, ametista, citrino e água marinha.

As peças, inclusive podem ser lapidadas de forma diversa e o design da peça ser artístico, fugindo da aliança clássica.

6 – Também é muito comum hoje em dia, casais que gostam de seguir tendências, trocar o modelo das alianças com certa frequência.

Porém, se o casal quiser uma aliança para ser usada a vida inteira, o melhor é que esta seja um modelo atemporal.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos   x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

7 – Quando comprar a aliança?

O ideal é que a aliança seja adquirida com, pelo menos, dois meses de antecedência da data do casamento. O motivo é que o processo de gravação dos nomes dos noivos no interior das alianças costuma levar até um mês.

Também pode ser que o modelo escolhido não esteja disponível nos tamanhos dos noivos, tendo, portanto, que ser ajustado, ou até mesmo a joia ser exclusiva e encomendada sob medida, podendo levar mais de seis meses para a confecção.

O importante é que os noivos visitem lojas e joalheiros diversos, e experimentem os modelos disponíveis, a fim de escolher com bastante cuidado a aliança de noivado.

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

8 – Mudando de mão

Quando a aliança de noivado é a mesma do casamento, o que é muito comum, é importante verificar se seu anel de noivado pode sofrer ajustes após a cerimônia. Normalmente, os dedos da mão esquerda e direita não têm o mesmo tamanho, logo é interessante comprar o anel de noivado no tamanho do dedo em que será usado definitivamente.

9 – Joia de família

Alguns pais ou avós presenteiam os futuros noivos com alianças que fazem parte da família há alguns anos. É um gesto bem bonito e é só ir até uma joalheria para deixá-la no tamanho certo e polida. Caso os dois não gostem do modelo, é possível derreter o ouro e fazer um novo par com o mesmo material.

10 –  Você tem a opção de usar ou não

Mas, se vocês também optarem por não usar aliança, isto não é uma regra. É uma tradição que você pode ou não seguir!

E, com certeza, seu amor não será maior nem menor por isso! Façam aquilo que tem sentido para vocês! E sejam felizes!

x conselhos para escolher aliancas de noivado dos sonhos

 

 

 

 

 

Post Relacionado

Comentários desativados.

MENU