10 dicas para prospectar mais noivas | Guia Noiva

10 dicas para prospectar mais noivas


10 dicas para prospectar mais noivas

A prospecção de clientes nada mais é do que a forma de buscar novos clientes no mercado. Mas, clientes que estejam procurando pelo seu produto ou serviço. Este detalhe já mostra que a prospecção precisa ser feita da maneira correta, pois caso contrário, pode deixar a empresa mais no prejuízo do que no lucro.

Para obter sucesso em seu negócio é preciso ter uma equipe de vendas bem organizada com um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Reserve parte do seu tempo de trabalho para preparar a prospecção e faça de tudo para cumpri-la com a qualidade esperada.

Importância da prospecção

10 dicas para prospectar mais noivas

Na cadeia de valor de qualquer empresa o ponto mais importante é o cliente. Portanto, todo processo que envolva a conquista de um cliente deve ser prioridade para uma empresa.

Se não existe venda, a empresa não estará entregando o seu valor e não estará gerando receita, perdendo o seu propósito de existir. E é exatamente na etapa de prospecção que a conquista de um novo cliente começa. A maioria das empresas reconhece que a prospecção de clientes é fundamental para a manutenção da competitividade e sobrevivência no mercado.

O processo de prospecção, algumas vezes chamado de pré-venda, possui técnicas importantes que impactam diretamente no fechamento de novos contratos e, consequentemente, na geração de receitas futuras.

Portanto, qual a forma mais eficiente de como encontrar clientes, ou melhor, noivas, interessadas nos serviços ou produtos que sua empresa oferece?

Dicas importantes para a prospecção

10 dicas para prospectar mais noivas

  1. Análise do negócio

Saber qual é o seu negócio e quem poderia fazer parte da prospecção de clientes é muito importante. Nesta parte, você deve analisar quais os produtos que vende, se são direcionados a um público específico, se são de uma marca renomada no mercado, qual a sazonalidade dos mesmos, benefícios que podem trazer aos consumidores etc.

Depois de identificar estas características do seu negócio, que podem ser melhor trabalhadas a partir de um Plano de Negócios, é possível determinar quais seus propensos clientes e como aumentar as chances de vendas para os mesmos.

  1. Análise do mercado

Depois de conhecer o seu tipo de negócio é ideal saber como o mercado está e como este grupo de clientes vê o seu produto. Outros fatores importantes é saber o tamanho do público, onde ele se localiza e qual o perfil de compra dos mesmos.

Com características importantes, é possível traçar o seu consumidor-alvo para que seja realizada a prospecção de clientes de maneira sensata e eficiente.

  1. Segmentação de mercado

Conforme o público-alvo escolhido, segmentá-lo pode ser interessante para trabalhar com a prospecção de clientes. Por exemplo, você pode ter um público feminino a partir de 18 anos, mas separar por nichos, como dos 18 aos 25, dos 26 aos 40 e descobrir qual a melhor faixa etária. Esta é uma forma de ter um caminho a seguir e garantir bons resultados nesta etapa.

Depois de descobrir com quem irá trabalhar, é o momento de criar as rotas certas para a prospecção destes clientes, ou seja, qual a melhor forma de alcançá-los.

  1. Peça indicações aos clientes atuais

Mesmo sendo comprovadamente uma das formas mais eficazes para geração de novas vendas, as indicações de clientes ainda são pouco e/ou má exploradas pela maioria das empresas.

Segundo um  estudo realizado pela Wharton School of Business, 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas, mas apenas 29% realmente fazem. Isso expõem que as empresas perdem o potencial de 54% dos clientes satisfeitos que poderiam estar indicando seus produtos e serviços para amigos e conhecidos. Para estimular essa indicação, você pode estimular essas indicações oferecendo aos clientes que você já tem em sua carteira, descontos, bônus ou qualquer vantagem de negócio. Isso vai ajudar também a aumentar a ligação entre você e seu atual cliente.

  1. Olhe para o seu portfólio

Muitas vezes, o seu cliente está mais perto do que você imagina. Faça a prospecção de clientes na sua própria carteira e veja há quanto tempo cada um deles não compra de você. Retome contatos, programe novas visitas, entenda o motivo de a conta estar parada. Fazer a lição de casa com os clientes que você já tem é tão importante quanto conquistar novos clientes, e costuma ainda sair mais barato.

  1. Esteja on-line

Não tem como fugir das redes sociais quando seus possíveis clientes estão nela o tempo todo. Para isso, faça promoções e induza os consumidores a seguirem o perfil da empresa, responda a dúvidas e questionários, interaja de maneira informal e mostre como os clientes são importantes para a organização.

10 dicas para prospectar mais noivas

  1. Utilize outras ferramentas de marketing digital

Além de estar presente nas redes sociais, saber utilizar ferramentas de marketing digital como um e-mail marketing ou links patrocinados é uma maneira de atingir o seu público-alvo garantindo bons resultados.

Prepare uma newsletter dinâmica e objetiva sobre sua empresa, seus produtos e benefícios. Disponibilize-a na página oficial da companhia para quem se inscrever. Se sua empresa tiver um blog corporativo, divulgue o link lá também. Assim, você poderá formar uma carteira de prospecção a partir da lista de assinantes da sua newsletter.

Caso não tenha experiência na utilização destas ferramentas, a contratação de uma empresa especializada no assunto é de suma importância para que as campanhas sejam feitas de forma correta para a prospecção de clientes.

  1. Esteja onde seus clientes estão

Seus potenciais clientes não estão somente na Internet (a não ser que seja uma empresa que trabalhe com algum produto específico para isso), então descubra onde eles costuma estar (na análise de mercado e segmentação) e se faça presente em diversos momentos como eventos, pontos de vendas, atividades culturais etc.

Esta é uma forma de demonstrar que a empresa está em todos os lugares e de fazer o cliente ver e registrar melhor a imagem da organização. Assim, você busca seus clientes no lugar certo e mostra de forma certa como se importa com ele. O cuidado apenas é para que esteja presente nos lugares certos, pois do contrário, gastará dinheiro à toa buscando seu público onde não existe.

  1. Conheça o cliente

Informação é poder. Então, conhecer o cliente significa mais do que ter planejamento. Você mostra a ele que a empresa dele é importante e que sua companhia gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial. Pesquise sobre a empresa, sua atuação, sua composição, seus produtos, suas necessidades. Leia sobre o mercado em que a empresa atua, saiba como a economia para o setor está caminhando. Isso tudo é importante no momento do primeiro contato.

10 dicas para prospectar mais noivas

  1. Prepare seu script

Evite improvisações no momento de conversar com o cliente. Prepare uma lista de questões que você deverá apresentar para o seu interlocutor. Apresente-se, diga o nome da empresa e o produto que vende. Tente descobrir se o seu interlocutor tem autoridade para comprar, se ele tem autonomia no orçamento e necessidade do seu produto. E lembre-se: é importante transformar a prospecção num diálogo.

  1. Defina os próximos passos

Ao fim do primeiro encontro com o futuro cliente, defina com ele qual será o próximo passo. Deixe claro o que você pretende – pode ser uma retomada da conversa ou uma apresentação. E dê follow-up, mantenha contato. Passar de prospecção para cliente leva tempo. E o sucesso do negócio aumentará com esse contato permanente, que gera confiança e segurança.

Prospecção de clientes é algo vital para a sobrevivência das empresas!

Conquiste mais clientes para sua empresa​!

 

 

MENU