Aliança de compromisso: quando é a hora certa de usar? | Guia Noiva

Aliança de compromisso: quando é a hora certa de usar?


26.09.2018Acessórios & Joias, Alianças TAGS:

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Uma das maiores dúvidas dos casais de namorados é qual o momento certo para usar uma aliança de compromisso? Pois bem, não existe tempo certo, e isto também não pode ser generalizado. Afinal, nenhum relacionamento é igual ao outro!

A aliança é um símbolo consolidado de que duas pessoas se juntam para um objetivo em comum. Tradicionalmente usada após o casamento, a aliança de compromisso demonstra que o namoro chegou em um status realmente importante na vida do casal. Portanto, cabe a cada casal decidir o momento certo.

Qual mão usa aliança de compromisso

A aliança compromisso é o primeiro anel que o casal troca para simbolizar o relacionamento, ainda em sua fase de namoro. Usadas no dedo anelar da mão direita, são prateadas e normalmente em materiais como aço e prata.

O uso desse anel de compromisso demonstra a vontade do casal em preservar a relação. Mas é evidente que nenhuma joia substitui o amor, a amizade, o companheirismo, e o respeito, mas é um símbolo muito bonito de que os dois se gostam e estão olhando para o mesmo lado.

Com origem na Europa, a tradição de trocar alianças começou pelo fato dos anéis traduzirem o infinito em suas circunferências, sem pontas ou fim. E a tradição para pessoas casadas logo ganhou as mãos dos comprometidos, chegando no Brasil em 1950.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

O anel de compromisso serve para identificar um casal de namorados que está em um relacionamento estável e que quer um símbolo de seu comprometimento.

Entretanto, propor ao seu namorado para vocês usarem o anel é algo muito particular de cada relação.

É preciso avaliar o tipo de relação que vocês possuem e, consequentemente, o nível de intimidade que compartilham. Isso evitará que você crie uma situação desconfortável, parecendo algum tipo de pressão da sua parte, o que pode fazer ele negar a proposta.

O mesmo ocorre em relação à tatuagem de casal. Ao se proporem uma tatuagem, que é algo tão definitivo, é importante estarem certos do que estão fazendo e do que querem desse relacionamento.

Caso o namoro acabe, é só tirar a aliança e guardar como recordação. Da tatuagem não podemos dizer o mesmo, não é verdade?

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Como entregar aliança de compromisso para namorada?

O ideal é que esse passo aconteça de forma natural, sem pressão de nenhuma parte, compreendendo que não é algo para mostrar aos outros, mas para simbolizar o que vocês sentem um pelo outro.

Ler  22 modelos de terço para noivas

Portanto, se estão certos de seus sentimentos e se vocês compartilham a mesma visão de futuro, vale a pena “oficializar” o namoro com a aliança de compromisso namoro.

Esse será um momento muito marcante e esperado, sobretudo se ela for romântica. Além disso, a forma como você oferece a aliança de compromisso pode refletir o quanto você gosta dela e a quer apenas para si.

Mas nada de oferecer o anel ajoelhado ou organizar um evento elaborado demais para tal. Uma simples declaração carinhosa é o bastante. Um jantar romântico com velas também é uma boa pedida.

Outras maneiras populares de se oferecer o anel podem ser: recitar um poema, dar o anel no dia do aniversário ou num feriado especial, ou compartilhar o anel num dia significativo para a relação do casal.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Muitas vezes quando recordarmos de momentos especiais, percebemos que o local e o ambiente onde eles aconteceram tiveram uma certa influência. É por essas razões que existem locais considerados mais românticos que outros.

Para entregar a aliança de compromisso de prata, escolha um sítio ou espaço tranquilo, que transmita boas sensações e o qual você e sua namorada possam visitar facilmente para recordar o que aconteceu. Locais como a praia, um parque ou onde vocês se conheceram/começaram a namorar são boas sugestões que fazem sucesso.

Mas, se você perceber que para sua namorada o lugar não importará muito, pois o que ela valorizará será o gesto, vale a pena investir nas seguintes ideias:

Rosas com surpresa

Se sua namorada for bem romântica, nada melhor do que prender as alianças prata fina
num buquê de rosas vermelhas ou brancas e lhe oferecer. Ela ficará super contente por receber flores e por esse buquê trazer um extra muito especial.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Presente disfarçado

Se você pretende tornar o dia de aniversário de sua namorada ou das bodas de namoro em uma data ainda mais especial, dê-lhe as alianças de namoro prata fina nesse dia. Poderá embrulhar a aliança e oferecê-la como presente, mantendo a surpresa ao colocá-la em uma caixa grande demais repleta de bolinhas de isopor. Assim ela não perceberá logo do que se trata.

Ler  Sapato para noiva 2019: 39 inspirações para seu grande dia

Doce aliança

Colocar a aliança de compromisso na comida é uma ideia bem bacana, no entanto poderá resultar em algo não muito agradável caso ela não repare e leve a aliança à boca. Para evitar isso, escolha por exemplo o bolo petit gateau, pois o seu recheio é líquido e não há como ela não reparar no anel. Para evitar sujidade, envolva o anel em filme de PVC.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Surpresa no quarto

Faça uma surpresa para sua namorada e decore o quarto dela com motivos românticos, ou reserve uma noite em um quarto de hotel. Sobre a cama, coloque várias pétalas de rosa formando um coração e, no centro, a caixa com a aliança. Esta é uma dica muito romântica que ela irá adorar!

Declaração de amor

Convite sua namorada para jantar fora, diga que o lugar é bem bacana e que é pra ela ir bem arrumada. Escolha um restaurante especial, e lhe dê a aliança após fazer uma declaração de amor. Peça para alguém fotografar esse momento. Essa foto poderá fazer parte de um álbum de fotos de casais. O que acha?

O que dizer quando entregar a aliança de compromisso

Você já tem algumas sugestões de como entregar a aliança de compromisso e já sabe o que vai falar?

Se você tiver escolhido oferecer a aliança de surpresa, não diga nada antes, para que ela não adivinhe logo do que se trata.

Quando ela finalmente tiver a aliança nas mãos, se declare dizendo-lhe tudo o que de bonito e romântico você se lembrar.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Como escolher qual aliança comprar

Primeiramente as alianças não precisam ser iguais. Enquanto as alianças masculinas podem ser um pouco mais grossas, as alianças femininas podem trazer pedras e detalhes que não ficariam tão bem em uma aliança masculina.

Além disso, é importante verificar o material e como estamos falando de alianças de compromisso, os mais comuns são prata, aço cirúrgico e o tungstênio.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar    Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Aliança de Prata

O metal mais usado na produção de alianças de namoro, traz o simbolismo da tradição dos anéis de compromisso.

Vale se atentar para um detalhe: a prata deve ter 80% de pureza em sua composição, o que a denomina como prata de lei. Normalmente traz um número na sequência que significa a porcentagem do metal, como por exemplo a Prata 950 que tem 95% de pureza.

Ler  Porta-aliança: mais de 30 modelos super criativos

As alianças de namoro prata podem trazer outros materiais como pedras Swarovski e muitas inspirações.

Por ser um metal suave, a aliança de compromisso prata precisa de alguns cuidados para evitar arranhões e danos. Também é um metal de fácil oxidação, o que faz com que escureça com o tempo.

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar   Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Aliança de Aço Cirúrgico

Com ótimo custo benefício, alianças de aço tem grande durabilidade, resistência a corrosão e é uma ótima opção para pessoas alérgicas, já que o aço cirúrgico é antialérgico – é o mesmo aço usado na confecção de próteses em cirurgias.

Mesmo sendo um metal tão resistente, alguns modelos de aliança de compromisso trazem detalhes com pedras e outras cores que vão fazer toda diferença quando estiver em seus dedos.

Essas alianças de compromisso diferentes são bem bonitas e charmosas!

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar   Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Aliança de Tungstênio

Se por um lado a aliança de compromisso prata fina é muito maleável, o tungstênio é o metal mais resistente da Terra. Alianças de tungstênio não amassam, riscam e não precisam ser polidas. Além disso possuem um brilho forte tal como um espelho.

A grande desvantagem do tungstênio é que você não tem a possibilidade de alargar ou cortar o anel. Então nada de emagrecer ou engordar os dedinhos!

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

O que gravar na aliança?

Se as gravações mais tradicionais no interior da aliança são os nomes do casal e datas com o início do namoro, isso não quer dizer que você não possa usar a criatividade, com frases e palavras personalizadas e mesmo mensagens gravadas na parte externa.

Então vamos oficializar esse compromisso? Escolha seu par de aliança de compromisso e deixe seu amor super hiper feliz!

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar     Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar  Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

Alianca de compromisso quando e a hora certa de usar

 

Um comentário

  1. […] para noivos, que nada mais é do que tornar o compromisso do casal mais sério. É hora de deixar a aliança de compromisso de […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU