Aliança de moeda para casamento: sabia que é possível? | Guia Noiva

Aliança de moeda para casamento: você sabia que é possível?


24.01.2019Alianças TAGS:

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Quem podia imaginar que é possível ter uma linda aliança de moeda? Isso mesmo, são alianças feitas a partir dos metais de moedas antigas, que utilizavam um material bem mais resistente do que as de hoje.

As alianças de moeda reúnem duas grandes vantagens: são lindas e com um valor em conta. É semelhante aos anéis de ouro puro, não preteja ou desbota. Como o material é bem resistente, dificilmente vocês terão problemas com os seus anéis.

Como fazer aliança de moeda

As alianças de moedas antigas são joias feitas com a mesma composição de metal utilizado na fabricação de moedas da época, aproximadamente, de 1920 a 1935. Por isso o termo ‘Moeda Antiga’ e não apenas moeda.

Nessa época, as moedas eram feitas para durar por uma eternidade, e a base ou liga do metal era uma mistura perfeita de bronze e alumínio. Por esse motivo ainda encontramos moedas da época em perfeito estado.

As moedas utilizadas hoje como dinheiro são fabricadas com um metal bem menos resistentes, e enferrujam com o tempo. Por isso essas moedas não devem ser utilizadas para a fabricação de joias.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

A ideia de fazer aliança de moeda antiga é americana. Há anos as moedas americanas vêm se tornando anéis e são muito lindos! Daí foi um pulo para fazer as alianças de casamento.

Moedas como as de 2 cruzeiros, feitas na década de 40, são perfeitas. Outra moeda bem utilizada é a de 1000 reis, da década de 20. Basta apenas uma moeda para se ter uma aliança.

O trabalho é bem artesanal e consiste em fazer um furo na moeda, depois ela é batida até ficar achatada (de lado), depois ela é polida e está pronta.

Bem, você pode estar pensando, se hoje em dia por uma série de motivos, que nem sempre são financeiros, estamos enfeitando as festas de casamento com lindas flores de papel, por que não podemos ter aliança feita de moeda?

O valor de mercado final da aliança de moedas antigas depende muito do bom trabalho do artesão.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel  Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Vantagens da aliança de moeda

O preço, certamente, é uma das melhores vantagens. Diante de todos os gastos que o casal tem ao marcar a data do casamento, ou mesmo de montar um novo lar, faz com que o preço das alianças feitas de moeda antiga realmente pese bastante na balança.

Outra vantagem da aliança de moeda é o conforto. As alianças de moedas são anatômicas e dificilmente provoca problemas de incômodo nas mãos, mesmo sendo usadas diariamente nos dedos anelares.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel  Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

As alianças de moedas antigas também é uma ótima opção caso você e o seu noivo estejam em busca de anéis robustos, aqueles que se destacam nas mãos do casal.

Outra vantagem é que as alianças de moedas antigas têm a mesma durabilidade das alianças de ouro 18K. A aliança de moeda tem um excelente custo benefício e são eternas como o ouro 18K.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Desvantagens da aliança de moeda

Você que está às voltas com as lembrancinhas de casamento para padrinhos, certamente ficou entusiasmada com a possibilidade de ter alianças de casamento maravilhosas com um preço bem mais em conta. Mas, nem tudo são flores. A aliança de casamento de moeda antiga também tem algumas desvantagens.

Por exemplo, com o passar dos anos, elas podem apresentar alguns arranhõezinhos, em função do uso diário. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com um polimento.

Com o passar do tempo, o metal de moeda antiga oxida mais facilmente e com maior intensidade e frequência do que o Ouro 18K.

A oxidação faz com que suas alianças feitas de moedas antigas fiquem foscas, opacas ou avermelhadas.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Em alguns casos, principalmente se você tiver ácido úrico elevado no organismo, a sua aliança pode deixar uma mancha verde em seu dedo, caso isso aconteça, apenas lave suas mãos e seque bem o seu dedo. Limpe também a parte interna da aliança.

Esse problema de saúde pode provocar alterações na cor dos anéis. Para neutralizar esse problema, basta lavar a aliança com água e sabão neutro diariamente.

Uma boa opção para evitar essa mancha verde que o metal de moeda antiga deixa no dedo de algumas pessoas, é forrar internamente sua aliança com prata.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Como limpar aliança de moeda antiga

Existem vários produtos que podem ser utilizados para limpar suas alianças, como Silvo, Brasso (o mais indicado, porque é específico para polir metais dourados), sapólio líquido, pasta de dentes etc.

O Brasso é o produto normalmente utilizado no último estágio de polimento das alianças. Para limpar você vai precisar de uma flanela limpa e seca, e o Brasso. Molhe um pedacinho da flanela com o produto e esfregue em sua aliança na volta toda por dentro e por fora.

Depois, com outra parte da flanela tire o excesso do produto sempre esfregando para polir e lustrar suas alianças. Tendo apenas esse cuidado elas estarão sempre lindas!

Mas, se você não quiser ter esse trabalho de limpar a aliança, tem problemas de sudorese nas mãos (transpiração excessiva) ou excesso de ácido úrico no organismo, a melhor opção ainda são alianças de ouro 18K.

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel   Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Caso contrário opte pelas alianças de moeda antiga, que tem peso parecido, mesma cor e mesma durabilidade do ouro 18K.

Bem, já que os casamentos passaram e estão passando por tantas mudanças, afinal, trocamos até os bem-casados por palha italiana, talvez esteja na hora de fazermos escolhas mais sensatas e realistas, desde que isso não interfira no nosso sonho de compartilhar uma vida junto de quem amamos, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre a aliança de moeda? E você, já escolheu a sua aliança de casamento? Mostra pra gente!

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

Alianca de moeda para casamento voce sabia que e possivel

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU