in

Alianças de ouro: tudo que você deve saber na hora de escolher

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

As alianças de ouro fazem nossos olhos brilharem! Primeiro porque as joias são sempre lindas e, segundo, devido ao seu simbolismo. Muitos hábitos e costumes mudam ou são deixados de lado, mas a troca das alianças de casamento permanece.

Publicidade

A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Talvez por isso, esse pequeno objeto tenha tanto significado até hoje. E, já que é tão importante, o que devemos levar em conta na hora de escolher nossas alianças? Confira neste post!

Como escolher as alianças de ouro?

Utilizar aliança de ouro como sinal de união é uma tradição muito antiga. Não é à toa que as alianças se tornaram o símbolo universal do matrimônio. Elas representam uma lembrança constante de um compromisso feito por duas pessoas que se amam.

Além de seu importante significado, as alianças são joias utilizadas todos os dias, em quase todos os momentos da nossa vida. Por isso, é importante escolher bem o par de alianças de ouro, não é mesmo?

Publicidade

Se você e seu amor estão procurando alianças, sigam essas dicas:

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Quais as características que mais lhe agradam?

Existem inúmeros modelos de alianças de ouro por aí, por isso é importante que vocês fiquem de olho em vitrines de joalherias, ou em fotos de alianças pela internet, para verificar quais as características que vocês querem para suas alianças. Comece definindo inicialmente três pontos importantes:

1 – Largura das alianças – Encontre uma largura que agrade a ambos. Isso facilita muito a escolha já que a largura é um fator bem determinante no visual das alianças.

Publicidade

Discretas: de 2mm a 4,5mm

Intermediárias: de 5mm a 6,5mm

Largas: de 7mm a 9mm

É importante levar em conta que a largura está diretamente associada ao peso da joia. Assim, para uma aliança de ouro grossa é necessário mais ouro para confeccionar o modelo e consequentemente maior será o valor da joia.

Publicidade

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

2 – Formato externo das alianças – vocês desejam um estilo tradicional ou moderno? Nrmalmente, casais que gostam do estilo clássico optam por modelos de alianças com exterior arredondado; enquanto que aqueles que preferem algo mais contemporâneo, costumam optar por alianças com exterior reto.

3 – As alianças terão diamantes?

Esse também é um fator bastante relevante. Lembre-se que a quantidade e o tamanho dos diamantes também estão diretamente relacionados ao valor da joia.

Publicidade

Por isso, se a ideia for economizar, mas sem abrir mão do charme do diamante, opte por modelos com 1 ou 3 diamantes.

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher  Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

 

Defina o orçamento disponível para as alianças

Depois de ver inúmeras imagens de alianças de casamento e definir o estilo que estão procurando, é importante que definam o orçamento disponível para as alianças.

Publicidade

Avalie se o quanto desejam gastar com as alianças está compatível com o preço médio dos modelos que gostaram.

No entanto, uma dica importante é que procurem ser flexíveis em relação ao orçamento. Se o modelo das alianças de ouro que gostaram está um pouco acima do que pretendiam gastar, leve em consideração o custo benefício da joia: as alianças serão utilizadas por muitos e muitos anos.

Por isso, as vezes vale a pena gastar um pouco a mais e comprar a aliança que sempre sonharam!Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher  Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Qual a cor do ouro?

Você pode optar por encomendar suas alianças em ouro amarelo, branco ou rosé. Normalmente, os preços não costumam variar em razão disso.

Publicidade

Além da questão estética, é importante que vocês estejam cientes sobre as peculiaridades de cada tipo de ouro.

Ouro amarelo – Essa é a opção mais clássica quando falamos de alianças. Na dúvida, opte por ele!

Ouro branco – O ouro branco é uma opção para aqueles que não gostam do dourado. Graças ao acabamento banho de ródio, joias em ouro branco ficam com aspecto prateado. Uma pequena desvantagem desse tom de ouro é que o banho de ródio deve ser feito de tempos e tempos. Por isso, alianças em ouro branco acabam exigindo mais manutenção do que o ouro amarelo ou ouro rosé.

Publicidade

Ouro Rosé – O ouro rosé, sem dúvidas, é o mais incomum. Não é fácil vermos por aí muitas alianças em ouro rosé.

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Espessura das alianças

Para que um anel possa ser produzido, 3 medidas devem ser levadas em conta: largura, espessura e diâmetro interno. Essas medidas influenciam diretamente no custo da aliança, pois determinam a quantidade de material necessária para a confecção da joia.

O diâmetro interno nada mais é do que a medida do seu dedo.

A largura é a parte mais visível da aliança. Essa característica é umas das mais relevantes no aspecto estético da joia: quanto mais larga, mais aparentes serão as alianças.

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher  Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Já a espessura, também conhecida como “altura da aliança”, fica escondidinha na lateral da joia. Essa medida está diretamente associada à quantidade de material utilizada na joia.

A espessura irá influenciar na resistência e no conforto da joia. Por isso, não é recomendado alianças com menos de 1mm de espessura.

Alianças com pouca espessura podem amassar e quebrar facilmente; ou ainda, em modelos largos, podem ficar desconfortáveis e até mesmo cortante.O ideal são as espessuras médias de aliança (1,2mm a 1,7mm).

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Conforto: alianças anatômicas ou boleadas

O conforto está relacionado à espessura das alianças. Alianças de casamento de ouro com espessura acima de 1mm e de formato anatômico, também conhecido como boleado (levemente arredondado na parte interior da joia), são recomendadas por serem muito confortáveis.

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher  Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher    Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Acabamento das alianças

Existem algumas opções de acabamento de alianças, os mais famosos são o polido e o fosco.

As alianças polidas são, sem dúvidas, as mais escolhidas. Elas ficam brilhantes e espelhadas, refletindo o que está em volta. Já as alianças foscas, ficam mais opacas, por isso, são consideradas mais discretas.

Com o tempo, o acabamento fosco vai saindo e a aliança naturalmente começa a ficar mais brilhante. A boa notícia é que um simples fosqueamento deixa a aliança como nova.

Escolha um acabamento que combine com suas joias, afinal pode ser que você queira usar sua aliança com um aparador de aliança ou mesmo combinar sua aliança com anéis de variados tons!

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher  Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

Como comparar modelos de alianças

Para que você possa comparar orçamentos e fazer sua escolha de maneira mais esclarecida, é importante saber diferenciar as joias que estão sendo comparadas. Por isso, verifique:

  • se o ouro utilizado é 18k (o melhor para a confecção de joias);
  • se o tamanho dos diamantes utilizados é o mesmo? Isso pode causar significativa diferença no valor da joia! Além disso, leve em consideração que algumas empresas informam o tamanho dos diamantes em milímetros, enquanto outras informam em “pontos”. Um diamante de 1 ponto, por exemplo, é maior que um diamante de 1mm de diâmetro.
  • a qualidade dos diamantes utilizados. Algumas joalherias, utilizam diamantes de baixíssima qualidade para baratear seus custos. Ao comprar, certifique-se de que a empresa trabalha com bons diamantes.

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

E, mais uma dica: procure comprar as alianças em uma empresa confiável, verifique se a empresa oferece nota fiscal e garantia. E ainda se a empresa oferece suporte, pois, como alianças são bens duráveis, certamente, depois de alguns anos será preciso fazer algum tipo de manutenção (mudança de acabamento, alteração de medidas etc).

Depois de seguir todas essas orientações, vocês estão prontos para comprar suas alianças de ouro. E tenham certeza que o importante mesmo é marcar o compromisso e o sincero desejo de união duradoura com um par de alianças que vocês gostem e se sintam bem para permanecer com as joias durante muitos anos!

Aliancas de ouro tudo que voce deve saber na hora de escolher

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

maquiagem para casamento segredinhos para convidadas

Maquiagem para casamento: segredinhos para convidadas

vestido de festa animal print

Vestido de festa: como usar animal print em eventos elegantes?