Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração simples e perfeita


7.03.2018Vida de casada TAGS:

Bodas de prata 15 dicas para organizar

Quando um casal completa Bodas de Prata há muito o que comemorar. Afinal, 25 anos de casamento somam muitos momentos felizes, desafiadores e inesquecíveis.

Aliás, esse marco está entre as bodas mais famosas, ao lado das Bodas de Ouro, quando acontecem os festejos de 50 anos de união. Mas também outras datas, como as Bodas de Porcelana, que marcam os 20 anos de casamento.

Mas muitos podem pensar que essa comemoração só deve ser realizada com grandes pompas e circunstâncias, com cerimonial Bodas de Prata e outros luxos. E isso não é verdade. O casal que não está com tanta disponibilidade financeira, tem outras opções para economizar no evento. Quer saber como organizar Bodas de Prata simples? Então, continue lendo esse post.

O que é Bodas de Prata?

Para José Carlos do Santo, Frei Zeca, autor do livro “Celebração de Bodas: para lembrar as datas principais”,  as bodas são sinal de maturidade, resistência, consistência e consciência do amor.

E como já foi dito, as Bodas de Prata são a marca dos 25 anos de união, seja se marido e mulher estão casados oficialmente ou se moram juntos.

Essa comemoração das bodas  surgiu na Alemanha, quando era oferecido uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de união, e de ouro quando completassem 50 anos.

Quanto maior o tempo de casado, maior a preciosidade do material que representa as bodas. A prata representa os 25 anos de união porque é um metal precioso e resistente.

Como organizar Bodas de Prata?

Como as Bodas de Casamento representam a resistência e consistência da união não é só com grandes luxos e sofisticações que se pode comemorar uma marca assim.

Vale também pensar em uma comemoração mais simples, que caiba no bolso do casal, pensando com calma em itens como aliança Bodas de Prata, vestido para bodas de Prata, decoração Bodas de Prata, convite Bodas de Prata e até lembrancinhas de Bodas de Prata, que podem ser elaboradas no estilo DIY (Faça Você Mesmo).

Aliás, toda a elaboração do evento pode ser realizado pelo próprio casal, com a ajuda dos filhos, que, normalmente, nesta fase, já estão crescidos.

A primeira medida é pensar com antecedência em como será festejado  o evento. Na igreja, com renovação dos votos? Em um salão de festas com renovação dos votos no mesmo local?  Em um evento em casa, também com renovação dos votos?

A partir disso, todas as outras providências poderão começar a ser tomadas.

Bodas de prata 15 dicas para organizar

Veja 15 dicas para a sua festa de Bodas de Prata

1) Comece a planejar com pelo menos um ano de antecedência. Neste momento, comece a desenhar a lista de convidados. No caso de uma festa mais simples, não precisa convidar até a quinta geração da família. Vale convidar os familiares mais próximos e amigos íntimos do casal.

2) Defina seu orçamento, para saber que  tipo de festa vai caber nele. Um almoço ou um churrasco em ambiente familiar para festejar a data, pode ser bem apropriado para quem não quer deixar o momento passar em branco e ainda economizar nos festejos.

3) Se quiser realizar primeiro uma cerimônia de renovação de votos na igreja e só depois partir para o local da festa, a antecedência também é pré-requisito. Como normalmente, o ideal é que a renovação dos votos aconteça na mesma data em que o casal realizou a cerimônia de casamento ou próximo dele, tomar essa providência com antecedência vai ajudar a encontrar a data na agenda da igreja.

Mas isso também vale para um espaço que será alugado, como um salão de festas. Se optar por realizar renovação de votos e festa no mesmo local, a economia será maior. Cuidando deste item com antecedência é possível obter boas formas de pagamento e ir diluindo as despesas ao longo do período.

4) Caso opte por um celebrante de casamento em casa ou em algum local escolhido, também comece a buscar opções com a maior antecedência possível. Cerca de 6 meses antes é o prazo máximo.

Bodas de prata 15 dicas para organizar   Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

  5) O que escrever no convite de bodas de prata?

O convite de Bodas de Prata não precisa ser impresso, isso também ajuda a evitar os gastos com gráfica.

Se o casal decidir que será assim, poderá convidar os familiares e amigos da lista por meio de telefone, e-mail ou aplicativos.

Mas, ainda assim, se quiserem fazer um convite para ficar como recordação, opte por templates prontos e editáveis, disponíveis na internet, onde possam colocar fotos do casal e uma mensagem de Bodas de Prata mais personalizada e imprimir em casa mesmo.

Na mensagem Bodas de Prata, o casal pode optar por escrever algo que seja relacionado à história do casal ou mensagens mais gerais, que podem ser inspiradas nesta:

““Temos motivos de sobra para comemorar todos esses anos de casados. Superamos qualquer tipo de dificuldade, construímos um lar repleto de amor e felicidades, educamos nossos filhos para serem pessoas de caráter e bondade, e nada mais justo do que comemorar tudo isso em uma data especial. Nossas bodas serão compartilhadas com todos aqueles que foram pessoas indispensáveis em todos esses anos de casamento. E você é uma delas.”

Ou o convite com a mensagem para Bodas de Prata pode ter essas palavras:

E lá se vão longos dias e anos de plena felicidade. Todo casal passa por momentos de altos e baixos, mas o segredo para um casamento feliz é saber aproveitá-los da forma mais correta possível. Este foi o maior segredo para que conseguíssemos chegar até aqui e comemorar todos esses anos de casados. Como toda data especial, estamos preparamos uma grande festa e esperamos que você esteja presente.”

Quem convida são os filhos e os seus nomes podem ser dispostas pela ordem de nascimento.

6) Como fazer a decoração de Bodas de Prata?

A decoração de Bodas de Prata tem essencialmente as cores branca e prata como principais, ma podem ser combinadas com outros tons.

Essas cores poderão estar nas flores, objetos, móveis, detalhes, lembrancinhas de Bodas de Prata, bolo de Bodas de Prata, docinhos, etc

Para uma decoração bodas de prata simples e com ar mais intimista  vale pensar em usar objetos pessoais do casal, como fotos destes 25 anos de união para montar um painel de fotografia ou varal, como fotos do casamento, do nascimento dos filhos, Natais, etc.

No quesito economia, também é possível investir em elementos decorativos no estilo DIY, como bandeirinhas, garrafas de vidro pintadas na cor prata para servir como base de arranjos de flores, recipientes de vidros transparentes com flores como mosquitinhos, comprar cetim prata para fazer toalha de mesa principal, escadas de madeira que servirá com elemento decorativo, investir em bexigas brancas e pratas na alguns locais da festa, etc. Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

7) Use flores da época na decoração para Bodas de Prata

Nas Bodas de Prata, decoração pede muitas flores também. Neste caso, podem ser usadas diversas espécies na cor branca.

Uma dica para economizar é investir em flores da época ou que sejam disponíveis no ano todo como rosas, lírios, margaridas, mosquitinhos e até algumas orquídeas.

Normalmente de janeiro a maio, as flores ficam cerca de 30% mais baratas. Já entre setembro e dezembro, ficam mais caras, porque é a temporada de casamentos, e assim, os valores ficam inflacionados pela grande procura.

Bodas de prata 15 dicas para organizar

Bodas de prata 15 dicas para organizar

8) O que oferecer nas Bodas de Prata?

No quesito cardápio, é preciso pensar em opções mais econômicas, tanto comestíveis como nas bebidas. Uns 3 meses antes, essa parte já deve estar definida.

No quesito bebidas, opte por sucos, refrigerantes, água e cerveja. Um espumante ou vinho podem ser reservados apenas para a hora do brinde do casal.

Já nas opções de buffet, pode-se oferecer um brunch, caso o evento seja no período da manhã, com tortas, pães, frios, sucos, salgadinhos e outras comidinhas, que possam ser servidas individualmente, como copinhos com escondidinho e outras opções.

As ilhas de alimentação com massas e saladas também são opções mais econômicas e bastante apropriadas, tanto para almoço, como para jantar.

E como foi dito acima, os almoços ou churrascos em casa, também são opções que ganham no quesito economia no menu, porque não vão precisar de serviços especializados de buffet e podem ser oferecidos pela própria família do casal.

9) Como servir as opções do menu das Bodas de Prata?

Se optar por fingers foods ou comidinhas em porções individuais, pode optar pelo serviço americano, em que os próprios convidados se servem e comem em pé.

Com essa medida, também é possível economizar no quesito aluguel de mesas e cadeiras.

10) Bolo Bodas de Prata e docinhos também são importantes

Todo evento pede esses dois itens, mas para economizar uma dica é apostar no serviço de familiares que exerçam esse tipo de atividade e possam dar bons descontos.

O bolo também deverá ser branco e pode ser em camadas, ou o casal pode optar pelo famoso trio de bolos, colocando um deles na cor prata e os outros dois na cor branca.

Os docinhos que mais saem em conta são os brigadeiros. Para não ficar apenas com o tradicional brigadeiro de chocolate, invista em outros sabores.

Também não exagere e só encomende o que for necessário. Pense em um total de 4 unidades por convidado. Já no quesito bolo, pense de 60 gramas a 100 gramas pode pessoa.

Bodas de prata 15 dicas para organizar   Bodas de prata 15 dicas para organizar

Bodas de prata 15 dicas para organizar

11) Como fazer lembrancinhas de bodas de prata?

As lembrancinhas Bodas de Prata, confeccionadas no estilo DIY, podem ser extremamente econômicas e ainda dar um toque de personalidade ao mimo.

As lembranças de casamento podem ter embalagens que façam alusão à data, na cor branco e prata. Podem até mesmo ser em detalhes, como fitas de cetim prata e branca.

Neste quesito, vale pensar em lembrancinhas para bodas de prata como potes de vidro recicláveis com geleias, azeites ou pimentinhas, tubos de ensaio de especiarias, mini potinhos de vidro com mel e tags personalizadas, vasinhos com mudas de plantas, shots de champagne, caixinhas de sabonetes, velas artesanais, abridores de garrafas personalizados, bem-casados envolvidos em papel branco ou prata, com fitas de cetim.

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento   15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

12) No quesito foto, pense também na ajuda dos familiares.  E a música?

Registrar esse momento da comemoração dos 25 anos de casamento é condição para lá de essencial, por isso, as fotos são tão importantes. Mas se a verba está restrita, pense em familiares que tenham habilidades e façam a proposta de que a pessoa registre esses momentos para o casal.

Na música, mais uma vez opte por contar com a ajuda dos familiares ou amigos. Tem alguém que cante ou faça parte de uma banda entre o ciclo de amizades? Peça essa pessoa que se encarregue do som da festa. Será uma excelente forma de presenteá-los na festa das Bodas de Prata.

13) O que vestir em Bodas de Prata?

Não há uma regra para os trajes do marido e da mulher nas Bodas de Prata, é preciso apenas que os dois estejam bem alinhados, afinal, é uma comemoração importante.

Mas algumas mulheres optam pelo vestido para bodas de prata nos tons de prata, especialmente quando o evento é à noite, ou cinzas claros, durante o dia.

Mas de fato, não há qualquer impeditivo para outras cores, pode ir do nude ao vermelho. Vai do gosto de cada mulher. Além disso, o comprimento das saias também está liberado.

Já o marido pode usar um terno mais claro de dia ou mais escuro à noite nos tons de cinza, com uma gravata prateada.

Neste dia, é válido que a mulher capriche na make, penteado e nos acessórios.

Bodas de prata 15 dicas para organizar

Bodas de prata 15 dicas para organizar

14) Há um tipo certo de aliança de Bodas de Prata?

As alianças para Bodas de Prata farão parte do ritual da troca de alianças durante a cerimônia de renovação dos votos.

Neste caso, podem ser usadas alianças de ouro, mescladas com ouro branco ou prata. A prata é um material precioso, mas é muito mais barato que o ouro amarelo ou branco.

Mas ao invés de trocar as alianças, o casal pode optar por acrescentar um filete de prata ou ouro branco nas alianças que já usam.

Bodas de prata 15 dicas para organizar

15) O que dar de presente em Bodas de Prata?

Quem não sabe que presente para bodas de prata dar ao casal, pode-se pensar em objetos nos tons prateados.

Mas quem quiser ajudar o casal neste quesito, pode dar um presente Bodas de Prata revertido em algum item dos preparativos, como fotos, música, bolo, almoço, como já foi citado acima. Tenha certeza, que o casal vai adorar.

É bom lembrar que nas Bodas de Prata, mensagem é de amadurecimento e estruturação do relacionamento, que torna-se um exemplo para muitos casais mais jovens. Por isso, compartilhar esse momento com o casal que está festejando 25 anos de casamento, pode ser um grande presente para eles.

 Veja mais fotos de lembrancinhas Bodas de Prata

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momento

15 lembrancinhas de noivado para marcar esse momentoLembrancinhas de casamento 2018 ideias criativas e diferentes

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita   

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

 

3 Comentários

  1. Dorileia Lucena disse:

    Amei as dicas é tudo como eu estava pensando em fazer minha festa.

  2. Genivalda Pereira Lima da Silva disse:

    Amei as dicas! Mais ou menos como estou pensando a comemoração da minha bodas será no próximo ano e já estou me organizando. Rsrsrsrs. Grana pouca. A festa será em casa, mas quero tudo bem bonito

  3. Shirley disse:

    Amei. Boas dicas, do simples ao sofisticado sem muito gasto. Obrigada!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU