in

Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração simples e perfeita

Bodas de prata 15 dicas para organizar

Quando um casal completa Bodas de Prata há muito o que comemorar. Afinal, 25 anos de casamento somam muitos momentos felizes, desafiadores e inesquecíveis.

Aliás, esse marco está entre as bodas mais famosas, ao lado das Bodas de Ouro, quando acontecem os festejos de 50 anos de união. Mas também outras datas, como as Bodas de Porcelana, que marcam os 20 anos de casamento.

Mas muitos podem pensar que essa comemoração só deve ser realizada com grandes pompas e circunstâncias, com cerimonial Bodas de Prata e outros luxos. E isso não é verdade. O casal que não está com tanta disponibilidade financeira, tem outras opções para economizar no evento. Quer saber como organizar Bodas de Prata simples? Então, continue lendo esse post.

O que é Bodas de Prata?

Para José Carlos do Santo, Frei Zeca, autor do livro “Celebração de Bodas: para lembrar as datas principais”,  as bodas são sinal de maturidade, resistência, consistência e consciência do amor.

E como já foi dito, as Bodas de Prata são a marca dos 25 anos de união, seja se marido e mulher estão casados oficialmente ou se moram juntos.

Essa comemoração das bodas  surgiu na Alemanha, quando era oferecido uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de união, e de ouro quando completassem 50 anos.

Quanto maior o tempo de casado, maior a preciosidade do material que representa as bodas. A prata representa os 25 anos de união porque é um metal precioso e resistente.

Como organizar Bodas de Prata?

Como as Bodas de Casamento representam a resistência e consistência da união não é só com grandes luxos e sofisticações que se pode comemorar uma marca assim.

Vale também pensar em uma comemoração mais simples, que caiba no bolso do casal, pensando com calma em itens como aliança Bodas de Prata, vestido para bodas de Prata, decoração Bodas de Prata, convite Bodas de Prata e até lembrancinhas de Bodas de Prata, que podem ser elaboradas no estilo DIY (Faça Você Mesmo).

Aliás, toda a elaboração do evento pode ser realizado pelo próprio casal, com a ajuda dos filhos, que, normalmente, nesta fase, já estão crescidos.

A primeira medida é pensar com antecedência em como será festejado  o evento. Na igreja, com renovação dos votos? Em um salão de festas com renovação dos votos no mesmo local?  Em um evento em casa, também com renovação dos votos?

A partir disso, todas as outras providências poderão começar a ser tomadas.

Bodas de prata 15 dicas para organizar

Veja 15 dicas para a sua festa de Bodas de Prata

1) Comece a planejar com pelo menos um ano de antecedência. Neste momento, comece a desenhar a lista de convidados. No caso de uma festa mais simples, não precisa convidar até a quinta geração da família. Vale convidar os familiares mais próximos e amigos íntimos do casal.

2) Defina seu orçamento, para saber que  tipo de festa vai caber nele. Um almoço ou um churrasco em ambiente familiar para festejar a data, pode ser bem apropriado para quem não quer deixar o momento passar em branco e ainda economizar nos festejos.

3) Se quiser realizar primeiro uma cerimônia de renovação de votos na igreja e só depois partir para o local da festa, a antecedência também é pré-requisito. Como normalmente, o ideal é que a renovação dos votos aconteça na mesma data em que o casal realizou a cerimônia de casamento ou próximo dele, tomar essa providência com antecedência vai ajudar a encontrar a data na agenda da igreja.

Mas isso também vale para um espaço que será alugado, como um salão de festas. Se optar por realizar renovação de votos e festa no mesmo local, a economia será maior. Cuidando deste item com antecedência é possível obter boas formas de pagamento e ir diluindo as despesas ao longo do período.

4) Caso opte por um celebrante de casamento em casa ou em algum local escolhido, também comece a buscar opções com a maior antecedência possível. Cerca de 6 meses antes é o prazo máximo.

Bodas de prata 15 dicas para organizar   Bodas de prata: 15 dicas para organizar uma comemoração perfeita

  5) O que escrever no convite de bodas de prata?

O convite de Bodas de Prata não precisa ser impresso, isso também ajuda a evitar os gastos com gráfica.

Se o casal decidir que será assim, poderá convidar os familiares e amigos da lista por meio de telefone, e-mail ou aplicativos.

Mas, ainda assim, se quiserem fazer um convite para ficar como recordação, opte por templates prontos e editáveis, disponíveis na internet, onde possam colocar fotos do casal e uma mensagem de Bodas de Prata mais personalizada e imprimir em casa mesmo.

Na mensagem Bodas de Prata, o casal pode optar por escrever algo que seja relacionado à história do casal ou mensagens mais gerais, que podem ser inspiradas nesta:

““Temos motivos de sobra para comemorar todos esses anos de casados. Superamos qualquer tipo de dificuldade, construímos um lar repleto de amor e felicidades, educamos nossos filhos para serem pessoas de caráter e bondade, e nada mais justo do que comemorar tudo isso em uma data especial. Nossas bodas serão compartilhadas com todos aqueles que foram pessoas indispensáveis em todos esses anos de casamento. E você é uma delas.”

Ou o convite com a mensagem para Bodas de Prata pode ter essas palavras:

13 Comments

Leave a Reply
  1. Amei as dicas! Mais ou menos como estou pensando a comemoração da minha bodas será no próximo ano e já estou me organizando. Rsrsrsrs. Grana pouca. A festa será em casa, mas quero tudo bem bonito

  2. Muito boas as dicas.
    Minhas bodas será no próximo ano, já estou me organizando.
    Será num rancho, penso na renovação dos votos no mesmo espaço.
    Obrigada pelas dicas.

  3. Obrigada pelas dicas a grana eu não tenho nada mais tenho este sonho porque nestes anos tivemos tantos altos e baixos vai valer a pena comemorar

  4. Adorei as dicas. Uma festa econômica mas com etiqueta e elegância. Fiquei feliz porque estamos preparando conforme orientação do site , e nos traz uma segurança enorme. Obrigado pela proposta do site ! Grande ajuda.

  5. olá, seria oportuno servir 3 tipos de caldo e somente bolo de sobremesa nas minhas bodas de prata em julho, será em minha chácara com a renovação dos votos tipo 17/18 horas e a noite os comes e bebes. ah, seria feio servir em descartáveis?

    Obrigada

  6. Amei. Vou fazer a minha festa simples. Mais muito feliz. Afinal não é todo dia que se faz 25 anos né. Daqui 7 mês eu faço bodas de prata

  7. Olá. minhas bodas de prata será no dia 01 de dezembro. Vou fazer em casa na garagem que cabe nove carros e aproveitar a área de lazer. Ainda estou com algumas dúvidas sobre qual melhor horário e decoração, pois terei que enfeitar 2 ambientes diferentes: um coberto e outro fechado. Gostaria de algumas sugestões se possível. Obrigada. Marione.

  8. Olá vou fazer 25 anos de casada a 25 Setembro, e ainda não preparei nada, estou um pouco triste pois não tenho muitas ideias, alguém poderia sff me ajudar, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *