in

Casa nova: como decorar o lar doce lar

Vida nova como decorar o lar doce lar

Vocês se casaram e daqui pra frente é vida nova e casa nova! Mas já conseguiram decorar a casa de vocês? Ou não têm a mínima ideia nem por onde começar?

Então, vamos dar algumas dicas para que vocês consigam ter um lar harmonioso, bonito, funcional e que combine com o estilo do casal. Decorar o novo lar vai exigir uma boa dose de paciência, atenção e de colaboração. Venham ver como isso é possível!

Vida nova – o que é preciso priorizar

Normalmente quem casa, costuma sonhar com casa nova, um espaço bonito e confortável para curtir a dois, receber os amigos ou reunir a família. Mas nem sempre juntar as escovas de dente é um processo fácil. E se os gênios forem muito fortes, pode dar até briga!

Para quem quer evitar sérios confrontos na hora de reformar e decorar a casa nova, vale a pena dar uma olhadinha nas nossas sugestões!

Inicialmente não pense no enxoval preparado ou nos inúmeros presentes que ganharam no casamento. E também não adianta ficar pensando no chá de casa nova, como alternativa para decoração.

Concentrem-se no plano geral do design de interiores – arquitetura do imóvel e funcionalidade dos espaços. Somente depois disso, poderá pensar em como dispor os móveis e demais objetos de decoração.

E quando estiver tudo prontinho, reunir os amigos para um jantar para apresentar a casa nova.

Vida nova como decorar o lar doce lar

O que comprar para casa nova

Antes de sair comprando móveis, tapetes e encomendando cortinas para a nova casa, que tal vocês dois fazerem uma lista com as coisas que mais gostam. Escrevam itens como cores, texturas, estampas e tecidos favoritos. Existe um mundo de opções e combinações que vocês poderão usar e abusar.

Os hobbies também definem muito a personalidade do casal e podem ajudar na hora de escolher um estilo. Vocês gostam de praia? De montanha? Viajar? E de receber os amigos em casa e fazer o jantar? Ir ao cinema? Ficar em casa lendo um bom livro? Comer na cozinha ou na sala de estar?

Conhecer os seus gostos pessoais e suas rotinas é essencial para que os dois realmente se sintam em casa no seu novo lar. Daí, caso seja necessário, vale a pena fazer uma lista de chá de casa nova para completar a decoração!

Depois de fazer a lista com as preferências de cada um, confiram as dicas que selecionamos!

Vida nova como decorar o lar doce lar

Pense no estilo

Clássica, clean, moderna ou arrojada? Pensar no estilo de decoração que vocês querem para a sua casa é o primeiro passo para um design bem-sucedido. Um estilo que tem a ver com a personalidade do casal e com essa vida nova deve facilitar a adaptação no novo lar, fazendo com que vocês realmente se sintam em casa. Essa é a primeira das dicas para os recém-casados.

E não tem problema se os gostos forem diferentes. Tentem conciliar as escolhas de modo que ambas as personalidades tenham lugar no ambiente. Se um escolheu os móveis da sala, o outro escolhe as cortinas e tapetes.

É importante que escolham juntos e que a mistura não carregue demais os ambientes. Ou, se ela não curte vermelho e ele adora, que tal abrir mão dessa tonalidade e apostar em uma cor que os dois curtem?

Vida nova como decorar o lar doce lar

 

Tinta na parede

Se há dúvidas em relação a cor que vai pintar sua casa, faça um teste pintando um pequeno quadrado da parede com as opções de tons. Uma dica bacana é o uso de tons neutros e suaves nas paredes, para que as pessoas se sintam tranquilas no ambiente. Tintas de cores fortes podem ser usadas para quebrar a monotonia e devem sempre ser utilizadas em áreas pequenas.

As cores também podem ser aliadas na tentativa de fazer o ambiente parecer maior. Para causar a sensação de amplitude no espaço é essencial que ele tenha características combinadas como teto pintado de branco, piso e a maioria das paredes em tons claros.

Vida nova como decorar o lar doce lar

Vida nova como decorar o lar doce lar

Funcionalidade na vida a dois

Compartilhar é muito desafiador! E até que os dois se adaptem e se acostumem com os hábitos um do outro e com uma nova vida, contar com móveis e peças funcionais pode ajudar bastante! Só de facilitarem o dia a dia do casal já podem evitar muitos pequenos e desnecessários desgastes.

Otimização do espaço

O lar do casal não pode chegar a um estado de caos, até para não comprometer a rotina dos dois. No casamento é muito importante manter a organização, pois assim se gasta menos tempo com a faxina e sobra tempo para se dedicar inteiramente à relação.

Por essas e outras, prefiram objetos que ocupem pouco espaço, optem por móveis planejados, escolha peças fáceis de limpar, dispense objetos que acumulam muita poeira e não abram mão dos nichos, prateleiras e caixas organizadoras, para deixar a casa sempre em ordem.

Vida nova como decorar o lar doce lar

Vida nova como decorar o lar doce lar

Móveis de qualidade

A qualidade é a palavra de ordem na hora de escolher o mobiliário, evitando gastos com manutenções recorrentes ou a troca precipitada de algum móvel.

Quanto ao design das peças, novamente o estilo de decoração é quem manda! Ambientes rústicos pedem móveis amadeirados, enquanto os mais clássicos e minimalistas devem priorizar o mobiliário em linhas retas e cores neutras.

Já os mais modernos e ousados podem investir em móveis assimétricos e em cores vibrantes. Mas aqui vale o bom-senso: quanto mais chamativo for o mobiliário, mais discreto deve ser o restante do décor.

Em apartamentos menores, tenha cuidado com móveis grandes demais. Nesse caso, uma boa sugestão é apostar em móveis multiúso — principalmente em áreas conjugadas — ou marcenaria planejada.

Vida nova como decorar o lar doce lar

Espaço pessoal

Como dissemos, generosidade é uma das características essenciais que devem ser trabalhadas nessa nova vida. Na hora de decorar a residência, mais ainda. Ainda que o equilíbrio deva sempre ser buscado, todos sabemos que é plenamente possível abrir mão deste ou daquele espaço apenas para satisfazer o parceiro.

Por exemplo: se um dos dois é apaixonado por cinema, não custa deixar que o home theater tenha exatamente a sua cara.

Por outro lado, se você adora cozinhar e não abre mão de montar os pratos do dia a dia, deixe a cozinha de acordo com a sua personalidade e seu estilo. Essa é a hora de aproveitar todos os presentes do chá de casa nova.

Esse é o tal do espaço pessoal, aquele cantinho, dentro de uma casa, que é só seu. Pode ser um escritório, ou até mesmo o quarto do casal. Em resumo, a casa é dos dois, mas é possível ter o seu cantinho particular.

Vida nova como decorar o lar doce lar  Vida nova como decorar o lar doce lar

Vida nova como decorar o lar doce lar

Valorize a iluminação dos ambientes

Um bom projeto de iluminação é capaz de transformar qualquer tipo de ambiente, trazendo amplitude e leveza para o espaço, além de destacar o décor. A regra básica é escolher lâmpadas e luminárias de tamanho proporcional ao cômodo.

Por exemplo: espaços menores pedem lustres mais discretos e iluminação embutida. Já em ambientes maiores é possível apostar em pendentes chamativos e luminárias de piso.

Vida nova como decorar o lar doce lar

Opostos que se atraem

Em casas de recém-casados, vale usar e abusar dos contrastes entre completos opostos, sempre tomando cuidado para manter a harmonia na composição.

Misture o vintage com o moderno, o masculino com o feminino, o rústico com o futurista e cores claras com cores escuras. Isso ajuda a quebrar a monotonia decorativa do dia a dia.

Vida nova como decorar o lar doce lar

Vida nova como decorar o lar doce lar

Viu só como é possível deixar a casa nova bonita e confortável? Basta um pouquinho de criatividade e bom senso para acertar na decoração. E, agora que vocês já sabem o estilo que querem e tudo o que está faltando para deixar a casa completa, pode providenciar o convite chá de casa nova e reunir os amigos!

Vida nova como decorar o lar doce lar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casamento Paula e Peter

Casamento Paula e Peter: em frente ao azul do mar

Vestido para festa de casamento o rosa esta com tudo

Vestido para festa de casamento: o rosa está com tudo!