in

Casamento ao ar livre: como planejar uma festa linda e inesquecível?

Casamento Camila e Rodrigo

O casamento ao ar livre está na moda. Muitos casais escolhem a praia, o campo, um clube ou mesmo um quintal de casa para celebrar o início de uma nova fase da vida.

Esses casamentos são sempre especiais, afinal o contato com a natureza, a beleza de um jardim ou uma vista maravilhosa para o mar ficarão para sempre na memória. No entanto, a organização de casamento ao ar livre exige atenção para muitos detalhes. Veja nossas dicas de como planejar uma festa inesquecível!

Como planejar um casamento ao ar livre

Já tem um tempo que as noivinhas estão encantadas com o casamento no campo ou na praia, mas a opção ganhou novos adeptos depois das recentes bodas de famosos que preferiram trocar as alianças em cerimônias a céu aberto.

Porém, se você pretende fazer um casamento ao ar livre, precisa pensar em alguns detalhes extras. Organizamos algumas dicas de casamento para te ajudar a ter a tão sonhada festa de casamento ao ar livre!

Casamento de Stephany Brito na Toscana

1 – A escolha da data

O planejamento de um casamento começa pela definição da data. E, para um casamento ao ar livre simples e bonito, é importante escolher épocas do ano em que o clima é mais agradável, ou seja, sem chuvas e sem frio ou calor em excesso.

Setembro, outubro e novembro costumam ser os meses com essas características na maior parte do tempo.

Um casamento no verão, por exemplo, pode fazer com que o calor esteja forte e a questão de estar a céu aberto interfere, fazendo com que haja um desconforto devido às altas temperaturas.

Nesse caso, é importante oferecer um guarda-sol amplo para cada mesa, além de bebidas refrescantes, alcoólicas ou não. Vale a pena considerar realizar parte da cerimônia em local climatizado, dependendo da intensidade do calor. Veja nossa dica de sombrinhas para os convidados, é um charme!

casamento ao ar livre

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel   casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

 casamento ao ar livre

 casamento ao ar livre

 casamento ao ar livre A situação é oposta no inverno, com as possibilidades de temperaturas bem baixas, além dos ventos, que podem fazer a sensação térmica abaixar bastante e causar muito desconforto.

Nesse caso, é interessante considerar distribuir cachecóis elegantes aos convidados e servir bebidas quentes. A mesma ideia de levar parte da cerimônia para local fechado também é válida. É fundamental, ainda, ter partes cobertas, para casos de chuva.

Casamento de Stephany Brito na Toscana

2 – O lugar ideal

Você está pensando em um casamento em chácara? Ou na praia? Ao visitar os locais, é importante analisar os pontos negativos e os positivos, como:

O local é de fácil acesso? Você está pensando em algo parecido com o casamento de Ísis Valverde, que se casou ao ar livre no largo Buriti, espaço para eventos cercado por verde, localizado em Guaratiba, bairro distante na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro?

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

Pense que pode ser necessário fazer a locação de um ônibus ou de vans para o local do casamento. Se não puder, não se esqueça de fornecer um mapa, já que ás vezes nem sempre o Waze acerta locais rurais.

Será que terá muito barulho no local ou vento (visite no horário que quer realizar o casamento pra ter uma noção exata)?

E para transportar tudo o que será necessário para o casamento simples ao ar livre, quanto custará? Como transportar os itens de decoração ou banheiros portáteis? Quanto será que eleva o custo do buffet?

3 – Escolha o melhor horário

Um casamento rústico ao ar livre pode ser em diferentes horários, então é necessário saber o que considerar para cada um deles. Não há regras, apenas recomendações para que a cerimônia possa ser aproveitada de diferentes maneiras, especialmente pela interferência da natureza, que proporciona momentos incríveis.

Se for realizado no período da manhã, o que é completamente possível desde que a temperatura não esteja muito alta, é importante oferecer um brunch, para que os convidados se alimentem bem, podendo assim aproveitar a festa da melhor forma possível.

3 Comments

Leave a Reply

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *