Casamento ao ar livre: como planejar festa inesquecível? | Guia Noiva

Casamento ao ar livre: como planejar uma festa linda e inesquecível?


1.11.2018Planejamento TAGS:

Casamento Camila e Rodrigo

O casamento ao ar livre está na moda. Muitos casais escolhem a praia, o campo, um clube ou mesmo um quintal de casa para celebrar o início de uma nova fase da vida.

Esses casamentos são sempre especiais, afinal o contato com a natureza, a beleza de um jardim ou uma vista maravilhosa para o mar ficarão para sempre na memória. No entanto, a organização de casamento ao ar livre exige atenção para muitos detalhes. Veja nossas dicas de como planejar uma festa inesquecível!

Como planejar um casamento ao ar livre

Já tem um tempo que as noivinhas estão encantadas com o casamento no campo ou na praia, mas a opção ganhou novos adeptos depois das recentes bodas de famosos que preferiram trocar as alianças em cerimônias a céu aberto.

Porém, se você pretende fazer um casamento ao ar livre, precisa pensar em alguns detalhes extras. Organizamos algumas dicas de casamento para te ajudar a ter a tão sonhada festa de casamento ao ar livre!

Casamento de Stephany Brito na Toscana

1 – A escolha da data

O planejamento de um casamento começa pela definição da data. E, para um casamento ao ar livre simples e bonito, é importante escolher épocas do ano em que o clima é mais agradável, ou seja, sem chuvas e sem frio ou calor em excesso.

Setembro, outubro e novembro costumam ser os meses com essas características na maior parte do tempo.

Um casamento no verão, por exemplo, pode fazer com que o calor esteja forte e a questão de estar a céu aberto interfere, fazendo com que haja um desconforto devido às altas temperaturas.

Nesse caso, é importante oferecer um guarda-sol amplo para cada mesa, além de bebidas refrescantes, alcoólicas ou não. Vale a pena considerar realizar parte da cerimônia em local climatizado, dependendo da intensidade do calor.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel   casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

A situação é oposta no inverno, com as possibilidades de temperaturas bem baixas, além dos ventos, que podem fazer a sensação térmica abaixar bastante e causar muito desconforto.

Nesse caso, é interessante considerar distribuir cachecóis elegantes aos convidados e servir bebidas quentes. A mesma ideia de levar parte da cerimônia para local fechado também é válida. É fundamental, ainda, ter partes cobertas, para casos de chuva.

Casamento de Stephany Brito na Toscana

2 – O lugar ideal

Você está pensando em um casamento em chácara? Ou na praia? Ao visitar os locais, é importante analisar os pontos negativos e os positivos, como:

O local é de fácil acesso? Você está pensando em algo parecido com o casamento de Ísis Valverde, que se casou ao ar livre no largo Buriti, espaço para eventos cercado por verde, localizado em Guaratiba, bairro distante na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro?

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

Pense que pode ser necessário fazer a locação de um ônibus ou de vans para o local do casamento. Se não puder, não se esqueça de fornecer um mapa, já que ás vezes nem sempre o Waze acerta locais rurais.

Será que terá muito barulho no local ou vento (visite no horário que quer realizar o casamento pra ter uma noção exata)?

E para transportar tudo o que será necessário para o casamento simples ao ar livre, quanto custará? Como transportar os itens de decoração ou banheiros portáteis? Quanto será que eleva o custo do buffet?

3 – Escolha o melhor horário

Um casamento rústico ao ar livre pode ser em diferentes horários, então é necessário saber o que considerar para cada um deles. Não há regras, apenas recomendações para que a cerimônia possa ser aproveitada de diferentes maneiras, especialmente pela interferência da natureza, que proporciona momentos incríveis.

Se for realizado no período da manhã, o que é completamente possível desde que a temperatura não esteja muito alta, é importante oferecer um brunch, para que os convidados se alimentem bem, podendo assim aproveitar a festa da melhor forma possível.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel   casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

Os casamentos ao ar livre ocorrem no período da manhã principalmente quando a cerimônia é no campo e os convidados ficam hospedados.

Uma excelente opção é realizar o casamento ao ar livre no final da tarde, começando por volta das 16h. Dessa forma, a temperatura já está mais amena, com o sol prestes a se pôr, o que justamente será o grande ponto alto da cerimônia.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

O efeito visual desse momento pode trazer um clima único e emocionante para a cerimônia, o que ainda vai render registros fotográficos inesquecíveis, nem que se trate de um casamento ao ar livre simples.

Após isso, a festa segue noite à dentro, sendo importante oferecer um jantar para que os convidados possam se sentir confortáveis e aproveitar o momento junto aos noivos.

Casamento Priscila e Glauco

4 – Tenha um plano B

Quando se fala em festa de casamento, todo cuidado é pouco! O ideal é estar preparada para qualquer situação. Por exemplo, em casamentos ao ar livre, corre-se o risco de no dia do casório o tempo estar nublado, acontecer de cair uma tempestade daquelas ou uma baita ventania.

Se prepare para o pior mesmo esperando pelo melhor.

A localização ideal do casamento ao ar livre deve vir com um plano B. Veja se o local possui uma sala coberta, para o caso de mal tempo ou eventos inesperados e, se precisar, alugue essa sala extra. Você também pode alugar uma tenda comum ou aquelas com lateral transparente dos lados.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel

Casamento Camila e Rodrigo

5 – Autorização

Se a cerimônia de casamento ao ar livre for em locais públicos como praças, parque ou praias, pode ser que precise de autorização. Alguns locais podem exigir o pagamento de uma taxa e um certificado de seguro (por exemplo, um museu ou edifício histórico, que são bem comuns fora do Brasil) em caso de danos.

6 – Ajuda de profissionais

Para um casamento no sítio, na praia, enfim, ao ar livre, é importante contar com a ajuda de profissionais competentes que lhe transmitam confiança.

Peça indicações para familiares e amigos que já contrataram os serviços de cerimonialistas para encontrar alguém que atenda suas expectativas.

Casamento Priscila e Glauco

7 – A decoração

A decoração de casamento ao ar livre pode ser mais complicada do que parece, mas tomando alguns cuidados é possível deixá-la da maneira que você sempre sonhou.

É bacana você tentar aproveitar ao máximo a paisagem do lugar, fazendo com que tudo fique em harmonia.

Você pode utilizar na decoração para casamento ao ar livre as flores da estação ou do campo, as árvores podem ganhar um sutil toque especial e luzes e velas dão um ar misterioso e convidativo especialmente nas cerimônias que ocorrem a noite.

casamento isis valverde e Andre Resende   casamento isis valverde e Andre Resende

O mais comum é a decoração de casamento ao ar livre rústico. Mas isso não é uma regra, os noivos podem optar por diversos estilos de casamento. Há opções de decoração minimalista, romântico, provençal, simples e até clássica.

Opte pela decoração de casamento que combine mais com vocês e retrate melhor a personalidade dos noivos. Contudo, esse tipo de casamento não combina com excessos. Portanto, nada de ostentação. Deixe esse estilo para os casamentos na cidade.

Outra vantagem do casamento ar livre é a possibilidade de usar cores mais variadas e que fogem do comum. Os noivos podem escolher combinações mais vibrantes, como o laranja e o rosa, o azul e o amarelo ou o vermelho.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível   casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

Caso a escolha seja por tons mais fortes, use de fundo cores mais neutras como o branco ou o bege, apenas para não sobrecarregar demais a decoração.

Mas caso desejem um casamento mais clássico e tradicional, os tons Off White são a escolha certa.

Casamento Camila e Rodrigo

8 – Iluminação

Caso a festa esteja marcada para acontecer entre o período da tarde e da noite, capriche na iluminação. Uma dica é usar varais de lâmpadas que estão em alta na decoração e combinam perfeitamente com a proposta ao ar livre.

A iluminação ambiente é um fator indispensável e que deve ser perfeito, tanto para o conforto dos convidados, quanto para as fotos e o vídeo. Noivos não dispensam que seus casamentos sejam devidamente registrados, então é importante que a condição de trabalho da equipe de imagens seja a melhor possível.

No casamento ao ar livre à noite você pode enfeitar as árvores com lanternas ou lâmpadas. A iluminação indireta ajuda a realçar a beleza de canteiros de flores também. Na praia, lanternas na areia completam a decoração com muito charme.

9 – Buffet para casamento

Escolha um fornecedor de bebidas e comidas que tenha experiência em cozinhar e servir os hóspedes em ambientes ao ar livre. Há locais que têm estrutura pra isso; outros não.

Depois de fechar o contrato, faça uma visita ao local com o fornecedor para garantir que tudo sairá perfeito. Assim se faltar algum equipamento ou outro item eles já providenciam.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

Casamento Camila e Rodrigo

10 – Informe o traje

Locais ao ar livre nem sempre necessitam de traje social. Por isso, para não deixar nenhum convidado desconfortável com roupa ou sapatos (salto alto na areia não!) é importante indicar isso no convite. Coloque recomendações com base na localização, estilo e a temperatura do local.

A noiva também pode usar um vestido de noiva curto 2019 ou um vestido longo simples.

11 – Fotos e vídeo

Organize a cerimônia de uma forma que seu fotógrafo consiga capturar os grandes momentos da natureza, como o pôr do sol ou que o cinegrafista não tenha problemas com som em locais próximo ao mar.

Casamento Camila Queiroz conto de fadas moderno   Casamento Camila Queiroz conto de fadas moderno

12 – Som

Ondas quebrando são lindas, mas podem atrapalhar a cerimônia! Utilize microfones de lapela para que os convidados consigam ouvir toda a cerimônia sem problemas. E verifique se sua banda ou DJ tem equipamentos certos para eventos ao ar livre!

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

13 – Lembrancinhas

Que tal agradar seus convidados com produtos regionais como lembrancinha.

Ambientes ao ar livre ficam gelados durante a madrugada. Uma manta é ideal para esses momentos ou uma rasteira para ficarem à vontade caso o evento seja na praia.

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível  casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecivel  casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível

E aí, preparados para um casamento ao ar livre? Já escolheram se terão o por do sol, o mar ou as montanhas como testemunhas? Depois mostra pra gente!

Casamento Priscila e Glauco

Casamento Priscila e Glauco

casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível  casamento ao ar livre como planejar uma festa linda e inesquecível


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU