in , , , ,

MINI GUIA Casamento ao ar livre: todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Muitas noivas desejam um casamento ao ar livre, algumas querem a praia e outras preferem o campo. No entanto, há aquelas que desistem quando se deparam com os cuidados e providências que devem ser tomadas com eventos desse tipo.

Publicidade

Porém, é possível ter uma festa linda desde que se siga um cuidadoso planejamento, que vai desde as escolhas da melhor data e lugar ideal, até a definição do bolo e cardápio perfeitos. Você quer saber como ter um casamento ao ar livre perfeito? Confira!

Como economizar no casamento ao ar livre

É comum os noivos pensarem que a festa de casamento ao ar livre custa mais caro do que a celebração convencional. É que esse estilo do casamento é mais descontraído e até mais rústico, vocês conseguem economizar com diversos itens e, pode inclusive, fazer por conta própria a decoração e as lembrancinhas da festa, por exemplo.

O ambiente natural também dispensa muitos gastos relativos à decoração, já que o próprio local já funciona como cenário para o casamento.

Publicidade

Pois saiba que é bem possível ter um casamento ao ar livre simples e barato e ainda charmoso e romântico. Veja como!

Casando ao ar livre você aproveita a luz natural e terá fotos de casamento ao ar livre incríveis.

Aproveite a beleza natural do lugar e assim poderá economizar um pouco na decoração de casamento ao ar livre.

Muita gente nunca foi a um casamento ao ar livre. Portanto, será uma experiência única, diferente e memorável para boa parte dos amigos e familiares.

Publicidade

Com um pouquinho de criatividade você consegue adaptar vários cantinhos, usando pouco material. Que tal pendurar fotos e quadrinhos naquela árvore linda ou jogar umas almofadas sobre uma esteira na praia e curtir um luau com os amigos depois da cerimônia?

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Como planejar um casamento ao ar livre perfeito

O casamento ao ar livre é, sem dúvidas, um dos estilos mais bonitos, além de muito romântico. Mas também envolve uma logística detalhada e extra que os noivos devem levar em conta para que tudo seja exatamente como sempre imaginaram.

O que não faltam são inspirações de detalhes de uma linda decoração para casamento ao ar livre, combinada com a mesa do bolo de casamento. Mas há muitos outros itens para se pensar. Anote:

Publicidade

Defina a data

O primeiro passo para organizar uma cerimônia de casamento ao ar livre é definir a data. Esse é um item de extrema importância, pois é preciso escolher um mês em que a probabilidade de chuva e tempo ruim seja menor, além de evitar aqueles em que o calor é insuportável debaixo do sol ou em que é impossível ficar exposto ao frio.

Para definir a data, se possível, considere a estação do ano mais seca da sua cidade, pois dessa forma, haverá mais possibilidades de realizar um casamento ao ar livre perfeito e sem contratempos para não precisar recorrer ao plano B.

Porém, essa análise deve ser feita de acordo com a cidade escolhida pelos noivos, pois as condições podem mudar muito dependendo da região escolhida.

No Nordeste, por exemplo, março e abril têm maiores possibilidades de chuva, então não seria a escolha ideal.

Publicidade

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Estabeleça o orçamento

Após definir a data, você e seu noivo devem começar a planejar a data de maneira mais estratégica e estruturada. Por conta disso, vejam quanto vocês podem investir neste evento, estabelecendo um orçamento.

A partir do orçamento, outros pontos do casamento poderão ser definidos com mais clareza, como o número de convidados, o local da cerimônia e os gastos com decoração, música, buffet etc.

Além disso, de acordo com a estrutura do casamento, seus gastos serão maiores ou menores. Portanto, não se esqueça de pesar os prós e os contras de fazer uma festa de arromba ou um casamento ao ar livre simples, como um mini wedding.

Publicidade

Quais são as suas preferências? Ter um inesquecível casamento na fazenda? Poupar para fazer uma viagem de lua de mel ou para dar entrada na compra do primeiro apartamento? Sabendo a resposta para essas perguntas, você terá condições de definir que tamanho de festa pretende dar.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Escolha o local

Com a lista de convidados em mãos e o tamanho do casamento definido, chegou o momento de escolher o local da cerimônia. Casamentos ao ar livre podem tanto ser realizados em sítios quanto na praia, ou até mesmo no quintal da casa da família de um dos noivos — o que deixaria a comemoração bem mais econômica, não é mesmo?

Faça pesquisas e veja qual é o local que melhor se adequa aos seus planos. Confira a estrutura e tenha certeza de que o local é bom o suficiente para proporcionar momentos felizes e de qualidade a todos.

Publicidade

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Melhor horário

O casamento ar livre pode ocorrer numa linda luz natural da manhã ou ao entardecer com o pôr do sol. Ou ainda um casamento ao ar livre à noite, que pode ganhar iluminação de velas.

Dependendo do mês, casamentos antes das 16 h podem ter uma incidência de sol grande, o que pode causar certo incômodo. Já em meses mais frios, quanto mais tarde for a cerimônia, será necessário ter um ambiente fechado ou tendas para que as pessoas não sintam frio.

Publicidade

Portanto, antes de marcar o horário considere os seguintes fatores:

  • O horário do pôr do sol na cidade
  • O tempo total de duração da cerimônia
  • Um possível atraso da noiva
  • A possibilidade de um tempo nublado, que deixará o local da cerimônia mais escuro

Ter um Plano B sempre

Mesmo com o planejamento de acordo com o clima, ainda existe a possibilidade de chuvas, ou até mesmo de frio intenso, fazendo com que seja alterada a estrutura do casamento para um ambiente fechado e coberto.

Portanto, ao selecionar os locais para a cerimônia, verifique como é a estrutura de cada estabelecimento, caso seja necessário utilizar o plano B. Como por exemplo:

  • O espaço oferece um ambiente coberto caso seja necessário alterar o local da cerimônia?
  • Caso não ofereça, é possível colocar uma tenda (ou toldo)?
  • Se chover repentinamente, o local possui guarda-chuva ou outro meio de proteger os convidados?
  • A iluminação do local é boa? É importante verificar para não prejudicar as fotos de casamento ao ar livre.
  • O local é confortável e comporta todos os convidados?

Autorização

Dependendo do local é necessária uma autorização. Por exemplo, locais públicos como praças, praias, parques, demandam autorização da prefeitura local. Alguns locais podem exigir o pagamento de uma taxa. Portanto, casamento na praia precisa de autorização!

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Cuidado com os intrusos

Se, às vezes é difícil controlar os convidados em um local fechado, imaginem em um espaço aberto, como na praia ou no campo. Sinalizem e limitem bem a área onde será realizada a cerimônia e a festa, e contratem uma equipe de segurança para ficar atenta ao perímetro do casamento.

Caso seu orçamento não permita contratar uma equipe, peça a alguns familiares e amigos mais chegados para estarem alerta sobre os possíveis convidados extra que possam aparecer durante a festa.

Dicas extras

Não se esqueça de fornecer aos seus convidados protetor solar, quando o casamento for durante o verão, e também repelente de inseto se o casamento ao ar livre for em um sítio, fazenda ou algo assim.

Outra opção é usar velas de calêndula ao redor do local da cerimônia. A calêndula é repelente natural e afasta mosquitos. Lembre-se de que muitas pessoas são alérgicas, então é bom mesmo ter repelente à mão.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Convite para casamento ao ar livre

O convite para casamento ao ar livre deve ser adequado à decoração. Detalhes estampados, feitos com papel vegetal, impressões coloridas e divertidas em aquarela podem ser usados sem medo!

Se escolheu um local de difícil acesso ou seus convidados são de fora da cidade, o ideal é fornecer um mapa, que pode ir com o convite.

Locais ao ar livre nem sempre necessitam de traje social. Por isso, para não deixar nenhum convidado desconfortável, é importante indicar isso no convite. Coloque recomendações com base na localização, estilo e a temperatura do local.

Caso seja um local muito afastado, veja opções de hotéis para que eles possam se hospedar após sua festa. Assim ninguém corre o risco de pegar estrada altas horas da noite e nem de deixar de ir.

Decoração para casamento ao ar livre

Casamentos ao ar livre são sinônimo de romantismo e beleza natural, onde todo o ambiente é mágico e tranquilo. A escolha mais comum para esses eventos é a decoração para casamento rústico simples.

Mas também pode variar desde a mais clássica até o estilo vintage e o boho chic. Mas uma coisa é fundamental, a decoração deve estar de acordo com o local da festa.

As principais tendências para decoração casamento ao ar livre:

Arco de flores – é um lindo cenário para cerimônias de casamento – de todos os tipos. As flores devem combinar com as da nave, formando um caminho para a noiva. Você pode escolher os tipos de flores e cores que preferir.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Madeira – Aproveite a beleza natural do local, principalmente quando falamos de casamento no campo ou na praia. Os móveis rústicos, de madeira, ficam perfeitos para o casamento rústico ao ar livre. E os tons neutros destacam ainda mais a beleza do local.

Welcome drinks – É ideal para refrescar os convidados enquanto a cerimonia não começa. Pode servir sucos, refrigerantes, águas aromatizadas, ou até mesmo as águas com rótulo personalizado para o seu casamento. Assim ninguém sofre com o calor.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Flores, folhas e frutos – O casamento ao ar livre precisa de flores, folhas e até mesmo frutos. Os arranjos podem ser mais desconstruídos e informais, com flores do campo ou folhagens, por exemplo.

Se quiser economizar um pouquinho nesse item, escolha as flores da estação. Elas são mais baratas e também estarão mais bonitas.

Outros itens

Dentre os itens decorativos que não costumam faltar, podemos listar luzinhas nas árvores, luminárias penduradas, velas e objetos antigos. Use e abuse de objetos como porta-retratos antigos ou decorativos que tenham pertencido aos seus pais ou avós.

Os itens de decoração também podem ser feitos por vocês, investindo no DIY. Alguns itens decorativos muito populares em festas de casamentos atuais, como plaquinhas, guardanapos e painéis de recados dos convidados podem ser preparados com frases e brincadeiras referentes ao casal.

Dê preferência por uma decoração simples, já que o casamento de dia e ao ar livre deve lembrar o clima de um casamento feito em casa e bem aconchegante.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Lembrancinhas úteis

Se o casamento for em um dia quente, que tal dar aos seus convidados leques personalizados? Além de se abanarem ao longo da cerimônia, os convidados terão uma lembrança maravilhosa.

Outra boa ideia são os óculos de sol. Você pode comprar diferentes modelos e disponibilizá-los de forma que cada convidado escolha um que combine com ele.

E se a festa for em um local que faz frio, a pashmina pode se tornar uma grande aliada para seus convidados. Escolha uma cor neutra para pashminas e deixe fácil para que quem precisar. É uma lembrancinha quentinha!

O que servir em casamento ao ar livre

Tome muito cuidado com as comidas que vocês escolherem para a cerimonia de casamento ao ar livre, principalmente se estiver calor. Saladas podem murchar, doces com cobertura leve podem derreter e até algumas comidas podem estragar, como a maionese.

Verifique com o buffet qual a comida ideal em casos de calor.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Escolha um fornecedor de bebidas e comidas que tenha experiência em cozinhar e servir os hóspedes em ambientes ao ar livre. Há locais que têm estrutura pra isso.

Depois de fechar o contrato, faça uma visita ao local com o fornecedor para garantir que tudo sairá perfeito. Assim se faltar algum equipamento ou outro item eles já providenciam.

Também é bom lembrar que folhas e outros elementos naturais, como poeira, flores e até a grama, devem ser mantidos bem longe da comida, por isso prefiram servir o buffet embaixo de alguma cobertura, para maior segurança.

Pense sempre em bebidas que deixem seus convidados confortáveis. Para casamento no verão coloque água à disposição ou frutas como melancia, que são ricas em água. Para casamento no inverno, uma mesa com chocolate quente, café e licores.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Qual o bolo ideal para casamento ao ar livre

As coberturas dos bolos costumam derreter por isso as melhores opções para casamentos ao ar livre são as coberturas mais resistentes, como pasta americana ou naked cake, que não tem cobertura.

Fuja dos bolos que precisam ficar na geladeira, o calor pode arruinar toda a sua mesa de doces.

O butttercream – ou creme de manteiga, em português – é uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos. Sua textura é cremosa, suave e um tanto gordurosa. Para casamentos ao ar livre, é importante tomar cuidado com o calor e a umidade, pois a cobertura pode derreter.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Bolo cenográfico ou bolo real?

As vantagens do bolo cenográfico é que o mesmo poderá ficar exposto durante horas sem risco de derreter e estragar.

Quanto ao corte, é possível encomendar um bolo com uma fenda falsa, com uma fatia de bolo para o corte simbólico.

Bolos verdadeiros são indicados para recepções menores, ou ainda existe a possibilidade de mesclar um andar verdadeiro com outros falsos.

O sabor do bolo é a parte mais importante, pois precisa ter uma harmonia e ser leve. Procure não misturar muitos sabores, para que não fique enjoativo.

Os sabores clássicos, que costumam agradar a maioria são: creme de baunilha, trufado de nozes, baba de moça com castanhas e doce de leite.

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Trajes para casamento ao ar livre – noiva, madrinhas e convidadas

O vestido da noiva, assim como o traje do noivo, também deve estar de acordo com estilo do casamento.

Para a noiva, que vai se casar ao ar livre durante o verão, o ideal é escolher um modelo com tecidos leves e suaves, sem muito brilho e com um corte delicado. Assim, a noiva não irá destoar do ambiente e nem do estilo da cerimônia.

Uma ótima opção para casamentos no campo é o modelo evasê, no qual pode ser aplicado renda para ficar ainda mais delicado.

A noiva também pode usar coroas de flores e abusar dos fartos buquês!

Nos casamentos na praia podem ser utilizados modelos mais ousados, com as costas abertas, por exemplo.

Durante o verão, tanto você quanto suas madrinhas, e mesmo as convidadas, correm o risco de suar bastante se o casamento se optarem por vestidos pesados. Ou, podem congelar se o casamento for no inverno e optarem por vestidos leves.

Portanto, o traje deve estar de acordo com a temperatura para que todos curtam o seu casamento ao ar livre!

Para te inspirar, veja as sugestões de vestidos de noivas, vestidos para madrinhas e trajes para os convidados que selecionamos!

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito MINI GUIA Casamento ao ar livre todos os detalhes do evento perfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bolo simples de casamento quando menos é mais

Bolo simples de casamento: quando menos é mais

Convite de casamento rustico 37 ideias simples e elegantes

Convite de casamento rústico: 37 ideias simples e elegantes