Casamento de dia 2019: miniguia para uma festa perfeita | Guia Noiva

Casamento de dia 2019: miniguia para uma festa perfeita


noiva e noivo saindo de uma cerimônia de casamento de dia no campo, com vestido de noiva rendado e buque de noiva pink e brancoTalvez por vivermos em um pais tropical, onde o sol brilha quase o ano inteiro, ou porque estamos gostando de estar próximos à natureza, ou ainda porque queremos mais descontração e informalidade, vem crescendo o número de casais que optam por casamento de dia 2019.

No entanto, o casamento de dia exige alguns cuidados diferentes do casamento noturno. Mas é possível organizar cerimônias diurnas despojadas e elegantes. Selecionamos nesse miniguia várias dicas e sugestões para você ter um casamento perfeito!

O que observar ao definir o horário do casamento de dia

Preparar um casamento sempre exige muita atenção e cuidado. E isso vale para todos os itens de um casamento. Por exemplo, ao escolher os itens de uma lista de presentes, os noivos precisam avaliar se aquilo que estão marcando é útil e se vai combinar com o futuro lar e estilo de vida do casal.

Organizar um casamento de dia exige também muito planejamento, principalmente para garantir um Roteiro de Casamento sem grandes falhas.

Uma das prioridades é pensar no clima. Durante o dia, em qualquer época do ano, as temperaturas são mais altas e se você escolher se casar no Verão, isso pode ser um potencial problema.

Por isso é muito importante que você avalie como estará no clima no dia do seu casamento  para ter a certeza de que o casamento de dia é a melhor opção. Se o clima estiver bem quente, por exemplo, será necessário providenciar locais de proteção contra o sol, como tendas, ou então fornecer um ar condicionado mais potente e mais confortável.

Também é preciso atenção em relação ao horário escolhido. É claro que é quase impensável fazer uma cerimônia em pleno verão brasileiro às 12h. No entanto, também não é prático se casar às 8h da manhã, seja lá em que período do ano estivermos, não é mesmo?

Afinal, o casamento é um evento importante, que exige preparação das pessoas, além do tempo de deslocamento. Por isso, evite horários demasiadamente cedo a menos que seja um casamento bem intimista.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Escolha do local do casamento de dia 2019

O casamento diurno é um queridinho entre aqueles que desejam se casar ao ar livre. Praticamente todo casamento ao ar livre, como na praia ou no campo, é realizado de dia ou, no mínimo, no final da tarde.

Isso ocorre para que se possa aproveitar o ambiente e o contato com a natureza, o que é muito mais fácil quando se tem a luz solar.

Se você optar por um casamento de dia ao ar livre é preciso se preocupar com o conforto dos convidados, que precisam de atenção especialmente se estiverem embaixo do sol em um dia mais quente.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Para que a temperatura não deixe seus convidados desconfortáveis é importante investir em tendas. Um toque carinhoso pode ser o de distribuir leques, além das famosas Lágrimas de Alegria, para que todos possam se abanar se necessário.

E, se a escolha for por um local fechado, o melhor é optar por um local mais arejado e, se possível, livre da incidência solar direta.

Já, se o dia do casamento for chuvoso é preciso garantir que os convidados possam chegar, permanecer e sair do local do evento da maneira mais prática e confortável possível.

O casamento de dia também precisa contar com cerimônias mais curtas. Isso é importante porque se o casamento for no período da manhã, não pode começar tão cedo e nem muito tarde, por causa do horário de almoço.

Já se for realizado à tarde, é preciso que seja mais curto para evitar que os convidados fiquem no calor intenso do meio da tarde ou então para evitar que ele entre pela noite se essa não for a intenção dos noivos.

Esse casamento também precisa ser mais curto para que seja possível aproveitar a iluminação por mais tempo nos momentos posteriores à cerimônia.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Qual o estilo do casamento de dia 2019?

Definidos o horário e o local, é preciso decidir o estilo do seu casamento. Pois bem, se vocês optaram por um casamento diurno, provavelmente querem fugir da pompa e formalidade do casamento clássico.

Definido o estilo, será possível escolher, por exemplo, o vestido para casamento de dia e outros itens do evento.

O casamento pela manhã carrega consigo um ar mais informal e normalmente acontece ao ar livre. Possui um estilo mais rústico e romântico, com roupas leves e fluidas e tons claros.

São festas mais familiares e íntimas, cheias de charme e calmaria. Ideais para casais que curtem o dia, a natureza, a tranquilidade e que buscam algo simples – mas não menos elegante do que um tradicional casamento!

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Já os casamentos que acontecem à tarde, na maioria das vezes, no fim dela, sejam na praia ou no campo, se desdobra num rústico-chique, despojado e ao mesmo tempo elegante. Com estilo acolhedor, vivo e repleto de paisagismo, fazendo com que o casal sinta que está recebendo amigos em casa para compartilhar um momento singular.

Nesse caso, as melhores opções são os seguintes estilos:

Casamento na fazenda ou campo

A grande vantagem desse tipo de casamento é a exploração da beleza natural dos locais. As fotografias ficam especialmente incríveis e a decoração de casamento de dia, na maioria das vezes, é parte da beleza natural da paisagem. Criatividade e simplicidade marcam presença e fazem toda a diferença!

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Casamento na praia

É uma opção bem bacana para os noivos que escolhem casar durante o dia e que desejam uma cerimônia ao ar livre. Nesse espaço é possível abusar das cores e ter uma linha despojada e ao mesmo tempo elegante.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Casamento vintage

O estilo de casamento vintage busca resgatar o passado, trazendo para os tempos modernos um ar mais, bem retrô. Normalmente são utilizados nessa decoração para casamento de dia itens do casamento dos avós e pais, objetos antigos, broches, porcelanas, vasos e retratos da família.

Quando se escolhe ter um casamento no estilo vintage, tudo é pensado com muito carinho e riqueza de detalhes para harmonizar o ambiente, de forma que todos se encantem e percebam que estão voltando no tempo com muito charme e elegância.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Casamento Rústico

O casamento rústico é o ideal para quem busca algo descontraído e leve. E quem está ganhando espaço cada vez mais é o rústico-chique, que abusa dos DIY (faça você mesmo) nos porta-guardanapos personalizados, garrafinhas para arranjos com detalhes que lembrem a personalidade dos noivos e diversas particularidades que fazem a diferença.

Móveis de madeira, flores campestres e coloridas também são ótimas opções na decoração rústica  para casamento de dia.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Casamento boho chic

O estilo de casamento boho chic é uma tendência bem atual e já muito escolhida entre os noivos. Os casamentos boho são conhecidos por criar espaços boêmios, se inspirando em decorações modernas com referências hippies. E são perfeitos para casamentos de dia.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Casamento bolo com champanhe

O casamento bolo com champanhe, também conhecido como petit comité, é algo bem simples, mas que mesmo assim não deixa de ser elegante e cheio de charme, bem apropriado para casórios que ocorrem durante o dia.

Normalmente os brindes ficam só entre as famílias e os padrinhos. Arranjos e bolos imponentes fazem parte do décor, juntamente, é claro, com a tradicional mesa de apoio com taças e champanhe.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Destination Wedding

Esses casamentos são realizados em lugares diferentes da cidade em que os noivos vivem, e quase sempre durante o dia! Com destinos de tirar o fôlego, os destination weddings, além de serem uma ótima opção para quem quer inovar no grande dia, também garantem ainda mais integração entre os noivos e os convidados, porque inevitavelmente, a festa acaba se prolongando por mais dias, já que a viagem em si se torna parte dela.

De uma forma geral, a decoração de um casamento à tarde deve ser leve. Abuse de móveis práticos e mesas decorativas. Flores e frutas podem compor o ambiente. Além de resultarem em um colorido sem igual, o aroma que essas peças darão ao local do casamento será perfeito e muito agradável.

Aposte na ousadia das cores. Estamparias caem muito bem para o período em que acontece o evento. Além disso, um casamento à tarde na temática vintage ou rústica são ideais para quem deseja realizar a festa à tarde.

Casamento de dia: O que servir?

O casamento de dia é uma opção para quem deseja fugir da sobriedade, muitas vezes excessiva, dos casamentos noturnos. Para que tudo dê certo, entretanto, você precisa observar alguns detalhes pertinentes a esse período.

E um item importante é o que servir aos convidados? Pois bem, aqui estão algumas opções:

Brunch de Casamento

O brunch é indicado para os casamentos que ocorrem mais cedo – geralmente a partir das 10h e acabam ainda durante a manhã. Por conta disso, trata-se de uma mistura de almoço com café da manhã.

Esta refeição começa no período da manhã e geralmente termina pela tarde, pois isso o cardápio deve ser mais leve e mescla pratos quentes e frios.

Almoço de Casamento de dia

Um casamento no estilo almoço geralmente inicia a partir das 12h, e o momento da refeição geralmente vai lá para às 13h. Por isso a refeição deve ser reforçada e atender ao gosto popular dos convidados.

Saiba que o cardápio para casamento de dia não precisa ser tão rebuscado. A informalidade pode ser a chave do sucesso do seu cardápio, pode ter certeza.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Buffet no fim de tarde

A escolha do menu para uma celebração que ocorre no fim da tarde ao ar livre pode ser mais versátil, já que os convidados preferem uma maior mobilidade para aproveitar todo o clima natural da festa. Uma excelente pedida para qualquer tipo de evento, não sendo diferente em um casamento diurno, são os canapés.

Sem perder a sofisticação, há uma grande variedade de opções de canapés, que vão desde as mais tradicionais até ingredientes inusitados e extremamente saborosos.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Além dos conhecidos e tradicionais canapés, o que tem feito sucesso nas mais diversas celebrações são as porções chamadas finger foods. Dispensando o uso de pratos e talheres, essa opção apresenta um formato mais livre de buffet, com comidas que possam ser saboreadas em pequenas tigelinhas ou com as mãos.

Podendo ser simples ou sofisticadas, são servidas em potinhos com pequenas porções ou em formato gourmet, com colheres de louça próprias para isto. Para os pratos principais, você pode optar por um buffet de quiches diversas.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Para eventos que avançam a noite

Se a sua festa chegar ao período da noite, vale apostar em um jantar. Em caso de eventos que comecem no final da tarde e tomem a noite toda, o buffet pode ser composto por pratos leves, sendo em sua maioria saladas, frangos ou carnes acompanhados de molhos, cremes etc.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Como se vestir para um casamento de dia

A dúvida sobre a melhor roupa para casamento de dia não é privilégio somente das noivas. Quase todo mundo tem dúvidas sobre o que vestir, como deve ser a maquiagem e o penteado. Reunimos aqui algumas sugestões e dicas. Confira!

O que usar em casamento de dia – Noiva

O vestido de noiva é sem dúvidas uma das prioridades em um casamento, e no casamento de dia não é diferente. Uma noiva que vai se casar durante o dia pode optar muito mais por um estilo mais despojado.

Enquanto um casamento à noite tende a exigir uma festa de gala, os casamentos que são realizados no período diurno permitem um pouco menos de seriedade. Com isso, o vestido de noiva para casamento de dia também não precisa ser estruturado, grande e de princesa, já que nem sempre essa é a opção que mais combina com o casamento.

No geral, o melhor é optar por um vestido de casamento de dia mais simples, mais delicado e mais bem trabalhado. É possível, inclusive, que a noiva utilize um vestido mais curto, quebrando a tradição de vestidos de noiva longos.

Evite brilho no vestido da noiva. Tons mais nudes e cleans caem muito bem para o horário da festa. Tenha em mente sempre passar a ideia de romantismo para as vestimentas.

Ouse com a renda ou outros tecidos leves e esqueça detalhes muito chamativos como botões grandes, laços maiores, drapeados etc.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

O vestido de casamento de dia deve ser mais fluido, com tecidos leves e esvoaçantes e se você gosta de transparência, claro que com muita moderação, pode apostar que é tendência.

Os vestidos com essa leve transparência e tecidos mais leves são perfeitos para noivas mais românticas, já os mais estruturados, seguindo a linha do minimalismo são ideias para noivas mais modernas.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Mas vale lembrar que, mesmo em cerimônias diurnas encontramos casamentos mais clássicos e tradicionais, seja no campo, na praia ou na cidade. Existem espaços para eventos muito requintados que realizam casamentos bem tradicionais durante o dia.

Para esses tipos de eventos, o vestido de noiva princesa pode ser usado, claro que a maquiagem para casamento de dia deverá ser mais leve e o brilho bem discreto para não ficar pesado.

O vestido de noiva para casamento de dia na igreja deve ter alguns toques diferenciados na estrutura do vestido que seria usado à noite.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   casamento de dia 2019

Sai o brilho e entra a renda, que deixa o vestido sofisticado e super combina com o visual durante o dia. Se não abre mão do brilho, então opte por detalhes em pérola.

Para os casamentos ao ar livre, a dica é escolher a simplicidade. Muitos brilhos e volume são dispensáveis, pois a proposta é combinar com o local do casamento.

O vestido de noiva para casamento no campo ou na montanha, na fazenda, na praia etc, pode ser curto e conter transparência, decote profundo e fendas.

Portanto, se o seu casamento será num lugar próximo a natureza opte por algo leve, com detalhes em renda e aplicações de flores. Aposte em saias de tule ou tecidos como gazar de seda e mousseline, sempre idealizando um visual campestre e gracioso.

Se você optou pela praia é preciso que seu vestido transmita leveza e fluidez durante a cerimônia e festa de casamento, evite mangas e vestidos muito volumosos, os modelos sereia, justos e retos são os mais procurados pelas noivas nesse estilo de casamento.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

O brilho aqui ainda está banido, mas se você quer dar um toque especial ao vestido que tal apostar nas perolas afinal elas combinam e muito com o clima praiano.

Se a sua cerimônia será na fazenda com raízes country, com toques vintage, os vestidos românticos também são uma boa aposta.

No casamento estilo boho chique, inspirado no movimento hippie dos anos 60 e 70, sai o vestido tradicional e entram modelos simples e retos, com decotes e até com franjas e transparência.

Essa pegada hippie encontra muitas adeptas e fica perfeito para casamentos de dia, seja no campo ou na praia.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

O que usar em casamento de dia – Madrinhas

É sempre bom lembrar que as madrinhas devem se destacar dos demais convidados, mas nunca mais do que a noiva. E mesmo que a noiva não determine a cor dos vestidos das madrinhas, vale conversar com ela para saber o tema que foi escolhido.

Pois, se for mais formal e tradicional, o vestido deve ser longo. Para casamentos mais descontraídos e modernos, pode ir com vestido mais curto.

Agora, se a noiva for escolher o mesmo look para casamento de dia para todas as madrinhas, deve procurar um que fique bom em todos os biotipos. Deve evitar tomara que caia e muitos brilhos, pois o caimento desses vestidos varia de uma pessoa para outra. Deve optar por modelos mais básicos, de preferência de corte reto.

Se a noiva vai indicar a cor do vestido para  madrinha de casamento dia, a primeira coisa a se fazer é decidir que cor será. É bom lembrar que a cor do vestido para casamento de dia não deve nunca combinar com a decoração. É preciso, sim, que combine com o estilo da festa e que agrade a todas as madrinhas.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Mas, caso a noiva não faça nenhuma sugestão, é importante seguir algumas regrinhas para não fazer feio na festa. Lembre-se sempre, não se deve usar vestidos brancos, muito exagerados e nem com muitos bordados.

O casamento pela manhã, normalmente é mais informal, e as madrinhas podem usar um tailleur ou vestido de madrinha de casamento de dia na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Os modelos mais recomendados são no estilo chanel ou longuete. Caso as madrinhas queiram usar um vestido longo, o ideal é escolher tecidos leves tais como o crepe.

As cores devem ser claras ou tons pastel como goiaba, amarelo, salmão, azul, lilás, verde. Miçanga e cetim são permitidas. Evite tecidos brilhantes e prefira acessórios discretos. Se o casório for ao ar livre, pode-se usar chapéus, mas somente em cerimônias muito requintadas. Caso contrário, evite-o.

Nos casamentos realizados no período da tarde, pode-se usar o mesmo estilo da manhã, os tons podem variar dos claros aos um pouco mais fortes e o comprimento mais longo. Também já é aceitável um pouco de brilho e bordados suaves. E as cores podem ser mais quentes e também escuras do que as de casamento de dia roupa, tais como vinho, verde musgo, azul, roxo, porém, sem exageros de brilhos e formas.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

O que usar em casamento de dia – Noivo e padrinhos

O noivo pode apostar no toque de leveza e naturalidade, assim como sua noiva. Começando pela cor da roupa masculina para casamento de dia, que não precisa ser necessariamente preta. Os tons mais escolhidos para o traje do noivo que se casa de dia são os tons de offwhite, cinza e o azul marinho.

A gravata do noivo pode seguir em um tom mais despojado também, como por exemplo o offwhite ou cinza. Se o noivo quiser ficar ainda mais despojado, pode até dispensar a gravata e o terno, por exemplo. Isso porque é justamente a leveza que combina com um casamento de dia.

O traje dos padrinhos é determinado a partir do look para casamento de  dia do noivo. Se ele estiver com um estilo de roupa mais despojado, os padrinhos poderão usar algo menos formal. E vale a mesma regra da noiva: o mais importante do conjunto é quem está casando.

Em cerimônias mais formais, por exemplo, o noivo pode usar um terno completo, com colete. Já os padrinhos ficam liberados do colete. A roupa para casamento de dia em sitio pode ser mais despojada e o noivo pode até liberar padrinhos da parte de cima do terno, mas ele precisa vestir o paletó ou blazer para se diferenciar.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

O que usar em casamento de dia – Convidadas

As opções mais certeiras quando pensamos em festas durante o dia são os modelos leves e sem muito brilho. Uma modelagem coringa e que cai bem para vários tipos de corpo é o longo com o decote V na frente e nas costas.

O midi está ganhando cada vez mais força e aquela ideia de que apenas mulheres altas podem usá-lo está para lá de ultrapassada. Na hora de usá-lo, a dica para as baixinhas é investir em um sapato nude ou em um decote que mostre um pouco de pele. Isso alonga a silhueta.

Os tecidos naturais e mais encorpados têm tudo a ver com casamentos durante o dia, afinal, não é porque a celebração será na praia ou no campo que o material do vestido precisa necessariamente ser fluido.

Linho algodão, renda guipir e seda são boas opções para criar peças com caimentos sofisticados.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Para aquelas que gostam de um visual romântico, os vestidos com tule e em tons claros são ideais. Já para o clássico, a cintura marcada, saia evasê e comprimento midi ou na altura do joelho é lindo. Porém, para um estilo mais relaxado, o visual bohemian, com modelos fluidos, fendas e leve transparência, é perfeito.

Os tons pastéis estão em alta, e o lavanda é uma das cores mais populares atualmente. Além deles, as tonalidades vibrantes de rosa, vermelho, laranja e azul jeans também aparecem fortes e completam muito bem o look para o dia.

Que tal falar para as convidadas ousarem nas estampas florais? As fotos ficarão super lindas e coloridas!

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Maquiagem para casamento de dia 2019

A maquiagem é outro fator que precisa de muito cuidado em um casamento realizado de dia, pois não deve ficar exagerada demais.

Assim, em vez de apostar em uma maquiagem com altíssima cobertura e várias camadas o melhor é optar por uma versão mais leve e que se aproxime mais de um aspecto natural.

Além disso, também é preciso ter cuidados com as olheiras especialmente se o casamento for realizado pela manhã. Brilhos e tons muito fortes também devem ser preferencialmente evitados, já que podem comprometer todo o visual.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita   Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

A make para casamento de dia da noiva costuma ser bem diferente da escolhida para a cerimônia à noite, e não apenas nas cores e nos detalhes, mas sim na preparação de pele.

Além de combinar tons de sombra ou batons mais solares e suaves, é importante a noiva apostar em itens à prova d’água ou de longa duração, que vão ficar intactos a festa inteira – independente do calor, chuva ou de lágrimas rolarem – além de cuidar da pele do rosto antes de começar a produção.

Em casamentos durante a dia, a noiva também pode usar flores no cabelo, guirlandas e um penteado mais solto.

Já se seu casamento for em um ambiente aberto, de muito calor, prefira os penteados para casamento de dia um pouco mais presos para que você fique mais à vontade e arrumada por muito mais tempo.

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita

Mas, se você foi convidada para ser madrinha de um casamento de dia, é essencial que a maquiagem dure até o fim do casamento, então não deixe de investir em itens com uma fixação bacana e longa duração.

Na hora de escolher o que fazer nos olhos e na boca, a dica é que maquiagem  para casamento de dia, penteado e vestido conversem entre si. Além disso, use e abuse dos batons vibrantes com olhos opacos, os batons metalizados, que estão em alta.

As convidadas devem confiar no seu gosto, afinal podem optar por maquiagens de diferentes estilos, desde uma linha mais básica até algo mais ousado e vibrante.

Mas lembre-se, cerimônias realizadas durante o dia pedem uma pele bem feita e produtos com uma boa fixação e duração, afinal a iluminação e o calor são mais intensos. Quanto ao olho e ao batom, o segredo é escolher pensando na sua produção como um todo.

Gostou de nossas dicas e sugestões sobre casamento de dia 2019? Esperamos que te ajude na organização do seu casamento!

Casamento de dia 2019 miniguia para uma festa perfeita


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU