in

Casamento judaico: conheça a beleza das tradições

Casamento judaico: conheça a beleza das tradições

Taças de vinho

Na cerimônia de casamento judaico usa-se duas taças de vinho. O vinho é o símbolo da alegria na tradição judaica e está ligado ao Kidush, a reza de santificação do Shabat e das festividades tradicionais. Os noivos devem beber da mesma taça, num gesto de partilha total. Os noivos também não devem levar nada nos bolsos, nem usarem joias durante a cerimônia, para demonstrarem a aceitação pura, sem dar valor ao material.

As alianças

As alianças devem ser de ouro polido, lisas e discretas, sem gravações, enfeites ou pedras, representando um círculo perfeito inquebrável. O noivo põe a aliança no dedo indicador da noiva, momento em que o casal passa a estar oficialmente casado. A aliança é um símbolo da confiança e da lealdade do casal. De acordo com as tradições judaicas, a noiva não coloca a aliança de casamento judaica no dedo do noivo em baixo do chupá.

Casamento judaico: conheça a beleza das tradições

Quebra da taça

No casamento judaico a quebra do copo com o pé ocorre ao fim da cerimônia. Esse momento tão conhecido é, na verdade, uma expressão de tristeza dos noivos e simboliza a destruição do Templo de Jerusalém. O ato também confirma a opção do casal em ser judeu. Isso marca o fim da cerimônia, e todos os presentes gritam Mazel Tov, desejando boa sorte para o casal.

Casamento judaico: conheça a beleza das tradições

A festa no casamento judaico

Após a cerimônia há uma boa festa, que pode ser realizada em casa ou em um salão de festas. E sempre tem músicas com simbolismos e bênçãos, dança israelita e o levantar bem alto das cadeiras dos noivos.

A festa é uma das partes mais animadas. A maioria dos convidados está muito feliz com a união e deixa transparecer muito isso.  Em casamentos mais tradicionais (ortodoxos) no salão da festa, costuma ter uma divisão que separa os homens das mulheres. Durante a cerimônia isto é mais comum, que mulheres sentem em um lado e homens em outro. Mas, nos mais modernos, eles celebram juntos sem qualquer problema.

Casamento judaico: conheça a beleza das tradições

Como era o casamento judaico

O casamento judaico na antiguidade era totalmente arranjado pelos pais que pensavam no que o noivo poderia oferecer de melhor à noiva ou uma união bem-sucedida em questões financeiras ou prestígio social. Mas ainda assim, era preciso que um pedido oficial fosse feito ao pai da noiva pelo noivo, com um pagamento de um dote.

Agora você já conhece algumas diferenças e casamento judaico curiosidades e, quando receber um convite casamento judaico, entenderá o ritual!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *