Casamento na praia: dicas certeiras para um evento perfeito | Guia Noiva

Casamento na praia: dicas certeiras para um evento perfeito


Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia é o sonho de muita gente. O cenário é lindo, as fotos ficam maravilhosas, a decoração não requer muitos adereços e a noiva pode até casar descalça. Porém, para que tudo ocorra como planejado o que é preciso providenciar?

Muitos casais, quando se deparam com todos os detalhes que envolvem a organização de um casamento na praia, acabam mudando de ideia. Mas se este é o seu sonho, acompanhe algumas dicas que vão te ajudar a organizar o seu casamento na praia.

Como fazer um casamento na praia

Um casamento na praia tem tudo para ser inesquecível. Muitos noivos (principalmente as noivas) sonham em dizer sim em um lugar com jeito de cartão-postal.

Mas por onde começar? O que é preciso levar em consideração na hora que planejamos um casamento ao ar livre? Pensando nisso tudo, selecionamos 20 dicas indispensáveis para organizar um casamento perfeito e sem dores de cabeça. Confira!

1 – A escolha do local perfeito

Bem, o que não falta para nós, brasileiros, é praia linda, não é mesmo? Antes de decidir sobre o local, alguns itens devem ser levados em consideração. Por exemplo, se o casal optou por fazer a cerimônia em um local aberto, é importante ter um plano B em caso de imprevistos como chuva ou muito sol.

Nesse caso, o plano B pode ser tanto uma tenda na praia, ou então a transferência da cerimônia para dentro de um restaurante na própria praia.

Visite os espaços, faça pesquisas e veja se o local que mais gostou tem logística para receber seus convidados do jeito que você sonhou, mesmo que seja um casamento na praia simples.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

2 – Logística para os convidados

O local é de fácil acesso aos convidados? É preciso dar alternativas de transporte e hospedagem para que os convidados possam aproveitar ao máximo.

Um bom planejamento, com muita informação e organização impecável para receber os convidados, vai deixar seu sonho dentro da realidade e ainda agradar os convidados que poderão aproveitar o final de semana para curtir a festa, o mar e a paisagem paradisíaca.

No caso de ser uma praia mais afastada ou de difícil acesso, é interessante que os noivos disponibilizem o transporte para os seus convidados.

3 – Será preciso alvará da prefeitura?

Para liberar a utilização do local, os noivos deverão, com seis meses de antecedência, solicitar à prefeitura da cidade um alvará que autorize a realização do evento. Caso a cerimônia seja realizada nas dependências de alguma pousada ou hotel, verifique se a mesma possui a autorização para eventos pé na areia.

4 – Como estará o tempo?

Durante o planejamento é muito importante verificar as condições climáticas daquela temporada. Isso evita que marés mais altas, ventanias ou chuvas fortes acabem com a festa antes do previsto.

Entretanto, casar no fim da tarde é sempre uma boa pedida. Além do charme do pôr-do-sol como cenário, a temperatura já estará amena e a festa começará ao anoitecer, o que garantirá fotos de casamento na praia deslumbrantes!

Aproveite também para checar o horário exato do pôr-do-sol no mês escolhido para a troca de alianças, porque as fotos tiradas depois da benção ficam ainda mais bonitas nesse instante.

Para tudo ser perfeito, organize de forma que a festa comece ao anoitecer.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

5 – Aposte nas velas e lamparinas

A iluminação precisa ser adaptada para todos os momentos da festa, de acordo com o horário de início e término do evento. Para as áreas ao ar livre, uma boa opção é apostar em velas, tochas e lamparinas.

Ler  Roupas para convidados de casamento: cerimônia durante o dia

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

6 – Decoração singela e delicada

A paisagem é a melhor parte de um casamento na praia. Há quem considere a decoração mais incrível que se pode ter. Por isso, não precisa de muito enfeite. Para uma decoração de casamento simples bastam flores, galhos estrategicamente posicionados e um altar pequeno! recado.

Nada na decoração de casamento na praia precisa chamar mais atenção do que o mar ao fundo, tornando o momento lindo e inesquecível.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Para os centros das mesas do casamento simples na praia, a opção mais econômica é usar vasos e garrafas com a areia da praia, conchas e velas.

E se você não abre mão das flores na decoração, dê preferência para as flores mais resistentes, como suculentas, gloriosas e bromélias que sustentam a sua beleza mesmo quando expostas ao sol ou a chuva.

E ainda: dê preferência a uma estrutura com madeira, bambu, juta ou outro material natural.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

7 – Mobiliário confortável

Durante a escolha dos móveis levem em conta a disposição dos mesmos no local escolhido, de modo a permitir o fluxo e a movimentação durante a recepção. Para garantir a harmonia dos ambientes, aposte em peças rústicas, de ratan, madeira de demolição e bambu.

Outra opção legal para um casamento na praia é distribuir esteiras de palha ou tecidos no chão, para que os convidados possam relaxar enquanto conversam.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

8 – Cerimônia incrível

A cerimônia de casamento na praia é um dos momentos mais incríveis. Com assentos confortáveis (os de madeira harmonizam lindamente com o ambiente), flores, tecidos esvoaçantes e uma mesinha para o altar você já tem tudo.

Se quiser dar mais alguns toques, pode inserir uma tenda, pérgola ou arco de flores no altar e esteiras de palha ladeadas por tochas ou lamparinas no caminho.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

9 – Convite temático

O convite é o responsável por transmitir o estilo do casamento aos convidados. Como o casamento na praia é sinônimo de descontração e leveza, use cores vibrantes, estampas e itens que remetam à praia.

Integre a temática da praia e seus elementos característicos como corais, conchas, estrelas-do-mar, peixes etc.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

10 – Cuidando do bem-estar dos convidados

Por estar muito próximo da natureza, é inevitável que a presença de alguns insetos possa incomodar. Uma boa dica é distribuir repelentes e leques para os convidados.

Deixe também sombrinhas e guarda-chuvas em pontos estratégicos. Eles servem tanto para proteger da chuva quanto para refrescar no caso de sol intenso.

Uma ideia bacana é criar um “miniguia” com dicas para convidados, como: hotéis e restaurantes próximos à cerimônia, um bom salão de cabeleireiros para quem desejar se produzir por lá, previsão do tempo, sugestão de traje, orientações de pré e pós evento..

Vale lembrar que os noivos não são obrigados a bancar a estadia de todos os convidados, fica a opção de uma negociação de preços especiais com pousadas próximas ao local da cerimônia.

O recomendado é enviar save the date comunicando a data do evento com 6 meses ou até um ano de antecedência. Os convidados precisam de tempo para organizar hospedagem e transporte.

11 – Lá vem a noiva

A noiva pode e deve abusar dos tecidos leves (rendas, seda, chiffon, organza, musseline) no vestido para casamento na praia, sempre visando o conforto e a fluidez, mas sem perder a elegância.

Não é aconselhável que se use um vestido de noiva praia cheio de camadas. Os decotes podem ser super versáteis: coração, tomara que caia, assimétrico ou de alcinhas.

A cor do seu vestido não precisa ser, necessariamente, branca. Integrado aos tons da areia, você pode escolher entre o pérola, marfim, champagne ou nude. Você vai arrasar!

Ler  Decoração de noivado: ganhe inspiração com as famosas

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

12 – E o que ela tem nos pés?

Se o local tiver uma estrutura de madeira como um deck, você pode sim usar um salto. Mas caso o evento seja pé na areia, rasteirinhas e sapatilhas são ideais ou as charmosas barefoot sandals para quem quer se casar descalça.

Caminhar até o altar sem sapatos é um charme, principalmente com vestido de noiva para casamento na praia. E fica mais bonito ainda quando ambos os noivos estão descalços.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

13 – Nada de maquiagem pesada

Como se maquiar para um evento a céu aberto, com sol, vento e maresia? Antes de qualquer coisa, é importante se proteger com um bom protetor solar. Depois use um primer facial, que deixe a pele com textura mate e conserva a maquiagem por mais tempo.

Para a base escolha uma fosca e que seja à prova d’água, para não ficar com a pele oleosa. Dê preferência para os olhos e boca em tons claros.

O delineador também é um ótimo aliado, já que as sombras escuras deixam a maquiagem muito pesada para um casamento na praia. Para finalizar, cílios postiços e rímel.

Makes em tons de rosa não são amigos das noivas praianas, dando um aspecto de pele queimada pelo sol – o mesmo vale para o blush.

Nestas ocasiões, as grandes estrelas para uma maquiagem de casamento simples são os iluminadores e as maquiagens em tons mais terrosos.

14 – Qual o melhor penteado

Mesmo que seu desejo seja manter o cabelo com um aspecto mais natural, lembre-se que na praia a umidade e o vento podem interferir no seu visual. O mais indicado é usar os cabelos presos ou semipresos em um coque baixo ou trança. Lembre-se que os coques no topo da cabeça também podem se desmanchar com o vento.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

15 – Um buquê leve e suave

O ideal é um buquê que harmonize com o clima praiano e o estilo do casamento. A noiva pode optar por um buquê desconstruído, feito com flores naturais coloridas, de acordo com o estilo da decoração.

Se o estilo do seu casamento é mais romântico, flores em tons pastel também tem o seu lugar e se harmonizam com a suavidade da areia e do céu.

Rosas, orquídeas, ramos de eucalipto, suculentas e hibiscos são apenas algumas das várias opções de flores e folhagens para compor o seu buquê.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

16 – Que noivo elegante!

Já o noivo deve pensar em uma roupa confortável, leve e prática. Cores claras também ajudam os noivos calorentos nos dias mais quentes. Uma calça de linho off-white e bata ou camisa branca, e se o noivo preferir, um paletó de algodão ou linho e sem gravata.

Um chapéu é bem-vindo também, existem vários modelos bem bacanas que combinam demais com o ambiente praiano.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

17 – Cores e aromas

O mais apropriado para um menu de casamento na praia são alimentos leves e bem coloridos como saladas, frutos do mar e carnes leves. É importante prestar atenção no tempo de exposição dos alimentos. Evite ao máximo alimentos pesados e que possam causar mal-estar nos convidados.

A ocasião combina muito bem com as chamadas finger foods, as pequenas porções. Invista em saladas, quiches e carnes leves, entre outros aperitivos.

Para beber, invista em coquetéis com frutas naturais, sucos diversos e sangria. Para o calor nada melhor que drinks frescos!

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

18 – Bolo fofo e alegre

O bolo é sempre muito esperado pelos convidados, e em um casamento na praia não é diferente. Neste caso os noivos devem optar por um bolo mais alegre e descontraído, que combine com o estilo do casamento, e que resista a temperatura do local.

Ler  Saiba como usar macacão para casamento: 42 looks

19 – Mimos para os convidados

Chinelinhos confortáveis para as mulheres, óculos de sol, leques, lenços umedecidos, picolés, bastante água fresca ou água aromatizada são mimos que demonstram a preocupação dos noivos com o bem-estar dos convidados.

E se a festa durar pela madrugada afora, uma boa ideia são pashiminas, pois durante a madrugada a temperatura tende a cair bastante no litoral.

Se busca um diferencial, procure pelos modelos de sandálias de palha, que combinam perfeitamente com a ocasião. E não se esqueça de contemplar os homens. Todo mundo usa chinelos na praia!

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

20 – Pela lente do amor

O cenário já é lindo por si só, e pode render fotos de casamento na praia inesquecíveis! Mas para isso é necessário um fotógrafo experiente, capaz de clicar momentos certos e garantir fotos perfeitas.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

O que vestir casamento na praia – convidados

O look para casamento na praia para convidada é livre de regras. A sugestão é optar por peças confortáveis e frescas.

Se a festa for seguir uma linha conceitual mais elegante, não se prenda às peças formais. Nesse caso, a grande aposta para vestido de casamento na praia são os tecidos leves com modelagem sofisticada.

Preste atenção somente na etiqueta interna da peça e veja a composição do tecido. Peças de seda, crepe, mousseline, organza e linho são as mais indicadas, porque são feitas de fibras naturais e com mais algodão na composição, ou seja, sofisticados e fresquinhos na medida certa.

Evite roupa para casamento na praia de tecidos sintéticos como o poliéster, pois eles esquentam muito. Também vale a pena investir em peças mais fluidas ao invés de peças mais justas, para que seu corpo consiga transpirar melhor.

Aposte nos tons claros e pastéis, e até mesmo estampados. As saias e os vestidos podem ser curtos, num comprimento midi ou longos, mas lembre-se que provavelmente terá vento, e é bom levar isso em consideração.

Quanto custa casamento na praia?

Essa é geralmente uma das primeiras perguntas que muitas noivas fazem. No entanto, é extremamente complicado formular uma resposta. Primeiro é preciso definir qual o desejo dos noivos? Qual o tamanho do casamento na praia?

Mas, uma coisa podemos adiantar, que além de todos os gastos com decoração, vestido e buffet, os noivos terão gastos com vários outros itens como:

Assessor personalizado para ajudar. Pois não e possível fazer um evento desses sem ajuda. O assessor precisa ser qualificado, pois é ele quem vai lidar com todos os problemas que podem aparecer.

Autorização da prefeitura. Você irá precisar de autorização da prefeitura para se casar na praia. O preço da autorização varia de litoral para litoral.

Hospedagem. Embora os noivos não sejam obrigados a pagar a hospedagem de seus convidados, pode ser que considere de bom tom arcar com os custos da hospedagem dos pais e padrinhos do casamento. Embora existam muitos planos de hospedagem para casamentos, é um gasto a mais.

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Agora que você já viu todas as nossas dicas, ficou muito mais fácil organizar o casamento na praia, não é mesmo? Mande fotos do seu casamento pra gente. Adoramos ver fotos dos noivos!

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito

Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito Casamento na praia dicas certeiras para um evento perfeito


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU