in

Cerimônia de casamento: passo a passo

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Hoje em dia, não importa se o casamento será ou não religioso e se vai ocorrer em uma igreja ou na praia. A cerimônia de casamento, com a “benção”, raramente é dispensada pelos casais.

Publicidade

E, caso não seja realizada uma cerimônia religiosa, tem sido muito comum a cerimônia ser conduzida por um celebrante, que pode até ser um amigo do casal. Este é um momento muito importante, no qual os noivos manifestam o desejo departilhar uma vida juntos e criar uma nova família.

Como fazer cerimônia de casamento

Como há cerimônias de casamento diferentes, selecionamos dicas e um passo a passo completo para organizar o roteiro de casamento, desde a cerimônia até a festa.

É bom lembrar que os padres da igreja católica são proibidos de celebrar casamento fora da Igreja, sendo, portanto obrigatório que a cerimônia seja realizada dentro da igreja podendo ser com ou sem missa, sendo opcional aos noivos receber a comunhão.

Publicidade

Porém se você e seu noivo pensam em um casamento ao ar livre, no campo ou na praia, terão que pensar em outras opções para sua celebração, como por exemplo, um diácono, um celebrante, juiz de paz ou pastor.

É importante lembrar que as cerimônias de casamento têm partes burocráticas também, que precisam ser cumpridas, para que o ato seja celebrado legalmente.

Veja como se faz para realizar uma cerimônia de casamento passo a passo, da documentação até a hora do “Eu os declaro marido e mulher!”

Cerimonia de casamento passo a passo

Publicidade

Cerimônia de casamento católico: na igreja

Quando os noivos optam por realizar uma cerimônia de casamento religioso, a primeira coisa a decidir é a data para realizar a celebração.

A partir desta data, todas as providências serão tomadas e muitos passos devem ser dados. Confira o passo a passo:

  • No caso de uma celebração católica, o primeiro deles é escolher a igreja onde querem se casar, principalmente porque muitas delas são bastante procuradas e ficam com agenda cheia por meses. Por isso, a antecedência é imprescindível.
  • Ao checar a disponibilidade de agenda da igreja, é preciso passar por uma entrevista com o padre e providenciar os documentos. Algumas igrejas pedem que isso seja realizado três meses antes da data do casamento, porém, em outras, esse prazo é muito maior.
  • Na maioria das igrejas, ao passarem pela entrevista do pároco, são exigidas imediatamente cópias de documentos como CPF, RG e comprovante de endereço e uma cópia da certidão de batismo atualizada.
  • É importante saber que quem deseja realizar uma cerimônia de casamento católico precisa ser batizado e ter feito a Primeira Comunhão. Na maioria das igrejas, se isso ainda não ocorreu, pede-se que seja providenciado.
  • Depois, para concretizar o processo, exige-se comprovante do curso dos noivos, certidão do casamento civil ou edital de proclamas do casamento civil. Este último documento pode ser providenciado até um mês antes da data agendada para o casamento.
  • Caso um dos noivos more fora da cidade, é preciso passar por esse processo em sua paróquia e enviar a documentação para a paróquia onde será realizada a cerimônia. Além disso, também é preciso pagar uma taxa para a igreja.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Músicas para casamento e outras providências

Depois de acertados os detalhes e entregue a documentação na igreja, os noivos precisam pensar em outras providências para a cerimônia religiosa.

Entre elas, as músicas para cerimônia de casamento: se terá um quarteto de cordas ou conjunto musical; quais músicas serão executadas; e em quais momentos.

Publicidade

O padre precisa ter em seu texto para cerimônia de casamento em quais momentos entrará cada música.

As músicas para cerimônia de casamento são fundamentais para dar o tom da emoção, vão ser diferentes para entrada dos padrinhos, das daminhas, do noivo e da noiva.

Alguns escolhem as clássicas, mas como há vários tipos de cerimônia de casamento, alguns noivos chegam até a pedir hinos de time. Isso é do gosto de cada um.

Além disso, os casais também precisam providenciar a decoração da igreja, com flores ou outros elementos que desejarem. Devem escolher os vasos que ficam próximos ao altar, o tapete que leva até o altar e se nesse caminho haverá flores ou flores nos bancos dos convidados.

Publicidade

Cerimonia de casamento passo a passo para o religioso

Roteiro da cerimônia de casamento na igreja

Quando os noivos perguntam como é cerimônia de casamento, é importante saber que para o dia da celebração quase sempre há um modelo de cerimonial de casamento, mesmo em uma cerimônia de casamento simples.

Recepção dos convidados

Antigamente havia a regra de que os pais e o próprio noivo deveriam recepcionar os convidados na cerimônia. Hoje esta regra não é tão rígida, até porque o noivo também pode chegar em cima da hora por ser um dos destaques.

A recepção dos convidados pode ser feita pela equipe do cerimonial ou até mesmo pelos pais do noivo, que geralmente chegam antes. A recepção dos convidados sempre deve ser feita, seja para casamentos clássicos ou modernos.

Publicidade

Cortejo da cerimônia religiosa

A ordem do cortejo pode variar de acordo com o estilo e local da cerimônia, mas na maioria das vezes é feito na sequencia tradicional:

  1. Mãe da noiva e pai do noivo
  2. Padrinhos e madrinhas
  3. Noivo e a sua mãe
  4. Damas e pajens
  5. Noiva e o seu pai

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimonia de casamento passo a passo para o religioso  Cerimonia de casamento passo a passo para o religioso

Cerimonia de casamento passo a passo

Publicidade

Regras de entrada

É importante dizer, que, atualmente, não é nada elegante que a noiva chegue muito atrasada nas cerimônias de casamento. A tolerância é de 10 minutos.

Após a chegada, ela fica aguardando no carro e o cortejo pode começar para ter início à cerimônia de casamento.

A ordem de entrada é sempre definida pelo grau familiar

Publicidade

Se os padrinhos forem somente amigos, vocês decidem a ordem de entrada

Cerimonia de casamento passo a passo

As mulheres entram pelo lado esquerdo, sendo a noiva a única a entrar no lado direito

Os homens devem entrar pelo lado esquerdo, sendo o noivo o único a entrar pelo direito

É sugerido que a noiva fique de mãos dadas com o pai, para manter a postura perfeita e exibir o seu vestido

É cada vez mais comum o noivo entrar na igreja acompanhado dos pais, assim como a noiva.

Cerimonia de casamento passo a passo

Posicionamento no altar

Antes de definir o posicionamento no altar é importante analisar o tamanho do altar e se ele comporta todos posicionados nele. Se o altar for pequeno, reserve a primeira fileira para as madrinhas e padrinhos, deixando somente os noivos, pais, damas e pajens.

Caso o altar seja confortável para todos, noivo, mãe e seus padrinhos ficam do lado direito.

Enquanto a noiva, seu pai, e suas madrinhas e padrinhos de casamento ficam do lado esquerdo. Assim que o pai da noiva chegar, o pai do noivo se posiciona ao lado da mãe do noivo até o final da cerimônia.

Além disso, a daminha fica do lado da noiva e pode segurar o buquê dela.

A cerimônia

Após a entrada de todos, começa o texto de cerimônia de casamento, que será pronunciado pelo pai, pastor, celebrante ou mestre de cerimônia casamento.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Normalmente há um introdução e uma mensagem para casamento religioso evangélico ou católico, relacionado a valores como fidelidade, respeito e cumplicidade, e na sequência, são realizados os votos na cerimônia de casamento,que podem ter frases de amor, para personalizar o momento.

É nessa hora que a emoção é grande, o pajem entrega as alianças aos noivos, que são abençoadas pelas autoridades religiosas, e o casal faz a troca delas entre si. Normalmente, é a hora do “Sim”, o casal é declarado casado e tem permissão para o beijo.

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Então, no cerimonial de casamento religioso, os noivos e padrinhos assinam o livro, para sedimentar a união formal.

Ainda no roteiro cerimônia casamento também é preciso pensar nos cumprimentos no altar, após a formalização da união.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Em um dos casos na cerimônia, pais e padrinhos vão até o meio do altar, cumprimentam os noivos e saem. Depois saem pajem, dama e os noivos.

Mas também é possível que os noivos caminhem até os pais e padrinhos para cumprimentá-los, saem do altar, e são seguidos pelo cortejo de pais e padrinhos.

Saída dos noivos

A saída dos noivos pode ser feita na sequencia inversa à entrada, conforme as normas formais:

  • Noivos
  • Damas e pajens
  • Pais da noiva
  • Pais do noivo
  • Padrinhos

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimonia de casamento passo a passo   Cerimonia de casamento passo a passo

A festa – Passo a passo

É ideal pensar também nos acontecimentos da festa de casamento. Assim como na cerimônia de casamento, existem profissionais que organizam os grandes acontecimentos da festa. Confira o roteiro para festa:

Chegada dos noivos

Dependendo do estilo da festa os noivos podem inovar na entrada da festa! Pode ser uma música agitada, uma dança ensaiada etc. Vocês escolhem!

Cerimonia de casamento passo a passo

Discurso e brinde

O discurso é indispensável. É nesse momento que os noivos agradecem formalmente a todos pela presença e apoio. É uma honra receber cada convidado no seu grande dia, não deixe de preparar o discurso para isso.

Primeira dança dos noivos

Um dos momentos mais especiais da comemoração! A primeira dança dos noivos é uma tradição lindíssima que ganha a atenção dos convidados e gera fotos maravilhosas.

Foto com os padrinhos

Antes de aproveitar a festa, reserve um tempinho para tirar fotos divertidas com os seus padrinhos! Lembre-se, eles são uma das pessoas mais especiais do grande dia. Registre!

Jantar de casamento

Na hora do jantar, os noivos devem se sentar nos seus lugares e aproveitar o cardápio escolhido com tanto carinho. A alimentação é um detalhe importante para os noivos, não pule esta parte.

Cumprimentos e fotos

Antigamente era tradição que os noivos cumprimentassem cada convidado após o jantar, agradecendo pela presença e tudo mais. É um gesto lindo, mas se a sua festa tem 300 convidados você pode demorar um “pouquinho” para finalizar. A dica é fazer estes agradecimentos no discurso.

Jogar o buquê

É um dos momentos mais esperados pelas convidadas solteiras! Não abra mão dessa tradição, jogue o buquê! Você pode inovar na forma como vai fazer isso, prendendo o buquê em fitas cetim, quem tiver a última fita fica com o buquê!

Cerimônia de casamento evangélico

Na cerimônia de casamento evangélico, a ordem e os procedimentos são bem parecidos com os da Igreja Católica. É necessária uma entrevista com o pastor da congregação, para conversar sobre a intenção de casar.

O pastor faz as orientações, conforme estipulado pela sua congregação, e os noivos devem ter cópias do RG.

Normalmente não são cobradas taxas, e apesar de não ser uma exigência, aconselha-se que os noivos sejam batizados.

Cerimonia de casamento passo a passo

Mesmo assim, essas regras podem mudar de igreja para igreja, então é importante saber se a congregação dos noivos tem orientações diferentes.

Normalmente, em igrejas evangélicas, os membros da própria congregação ficam a cargo da trilha sonora na cerimônia de casamento religiosa. Muitas vezes, a música pode envolver louvores e até danças, ao estilo gospel.

As entradas dos pais, padrinhos e noivos são iguais à igreja católica.

Ao começar, o pastor fará uma oração introdutória, seguida por algumas citações bíblicas para dar início à cerimônia de casamento evangélico.

O pastor também pode fazer uma introdução, contando um pouco da história dos noivos e sobre como resolveram se unir em um casamento cristão. É necessário que os noivos trabalhem junto com o pastor antes da cerimônia para que esse texto fique personalizado e incrível.

Cerimonia de casamento passo a passo para o religioso

Cerimônia de Casamento Civil

Como muitos casais optam apenas pelo casamento no civil, não custa nada deixá-lo um pouco mais especial, não é mesmo? É possível deixar o casamento no civil parecido com uma cerimônia de casamento simples.

Se antes casamento civil significava apenas ir a um cartório assinar os papéis, hoje é possível realizar uma cerimônia emocionante, que pode até contar com uma celebração e uma decoração de casamento personalizada e claro, com todo o romantismo presente em um casamento religioso, com direito a troca de votos e tiara de flores no cabelo.

Cerimonia de casamento passo a passo

Além do tradicional cartório, é possível realizar a cerimônia do casamento civil em um outro cenário, como na praia, no jardim de casa, no campo ou em outro espaço onde os noivos decidam trocar as frases curtas de amor e se comprometerem nessa nova jornada a dois.

Para isso é necessário contratar o Juiz de Paz para celebrar o casamento por diligência, que deve estar presente no local.

O resto fica a cargo do gosto dos noivos, que têm carta livre para viverem um dia como sempre sonharam, em estilo boho, com uma decoração de casamento rústica ou com toques mais elegantes, ao ar livre ou na praia, como ditam as tendências do momento, ou em um salão.

Cerimonia de casamento passo a passo

O casamento civil só é válido com a presença de duas testemunhas. Como cada vez mais a cerimônia de casamento civil assume grande importância e cai no gosto dos noivos modernos, vocês podem escolher duas testemunhas e dois padrinhos ou chamar as mesmas testemunhas para serem os padrinhos.

Eles serão as pessoas que irão participar desse momento especial, por isso devem ser muito importantes para ambos.

Assim como no casamento religioso, o casamento civil reserva um momento para a troca das alianças. Após o discurso formal realizado pelo Juiz de Paz, chega a tradicional pergunta aos noivos, se ambos realizam o ato de livre e espontânea vontade, e então chega a troca das alianças, serve tanto para os casamentos em cartório como para realizados em diligência.

Nesse instante os noivos podem aproveitar para dizer algumas palavras românticas um ao outro, já que o casamento civil não é tão rígido com relação ao cumprimento de protocolos.

Preparem uma festa da forma como sempre sonharam afinal, vocês gastaram horas em busca do vestido de noiva, do traje de noivo, da maquiagem simples (mas que deixou você deslumbrante) e de todos os detalhes da festa, e devem escolher celebrar a união da forma que mais lhes agrade.

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimônia de casamento com celebrante

Também há a cerimônia de casamento realizada por um celebrante, que é a pessoa que realiza cerimônias de casamentos profissionalmente. Tanto podem ser religiosas e ainda ter efeito civil, conforme previsto na lei.

Cerimonia de casamento passo a passo

O celebrante, em uma cerimônia simples de casamento também pode ser um amigo ou alguém da família. Mas é fundamental que seja alguém que acredita no amor e que se deixe envolver pelas histórias do casal.

O roteiro de uma cerimônia com celebrante depende apenas dos desejos do casal, que poderá seguir o mesmo ritual dos casamentos tradicionais ou ter inovações e adaptações de acordo com o gosto do casal.

Cerimonia de casamento passo a passo

Mas o que importa mesmo em qualquer cerimônia de casamento é o amor e a vida que o casal deseja compartilhar!

Gostou das dicas e passo a passo das cerimônias? Conta aqui pra gente como foi a cerimônia do seu casamento!

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Cerimonia de casamento passo a passo para o religioso

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Cerimonia de casamento passo a passo para o religioso

Cerimonia de casamento passo a passo

Nossos fornecedores parceiros do Blog:

Fotografia: DG CasamentoLumiar Foto e Cinema

7 Comments

Leave a Reply

6 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

65 fotos de penteados incriveis para festa

65 fotos de penteados incríveis para festa

Convite de noivado modelos para todos os estilos

Convite de noivado: modelos para todos os estilos