in

Cerimônia de casamento: passo a passo

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Hoje em dia, não importa se o casamento será ou não religioso e se vai ocorrer em uma igreja ou na praia. A cerimônia de casamento, com a “benção”, raramente é dispensada pelos casais.

E, caso não seja realizada uma cerimônia religiosa, tem sido muito comum a cerimônia ser conduzida por um celebrante, que pode até ser um amigo do casal. Este é um momento muito importante, no qual os noivos manifestam o desejo departilhar uma vida juntos e criar uma nova família.

Como fazer cerimônia de casamento

Como há cerimônias de casamento diferentes, selecionamos dicas e um passo a passo completo para organizar o roteiro de casamento, desde a cerimônia até a festa.

É bom lembrar que os padres da igreja católica são proibidos de celebrar casamento fora da Igreja, sendo, portanto obrigatório que a cerimônia seja realizada dentro da igreja podendo ser com ou sem missa, sendo opcional aos noivos receber a comunhão.

Porém se você e seu noivo pensam em um casamento ao ar livre, no campo ou na praia, terão que pensar em outras opções para sua celebração, como por exemplo, um diácono, um celebrante, juiz de paz ou pastor.

É importante lembrar que as cerimônias de casamento têm partes burocráticas também, que precisam ser cumpridas, para que o ato seja celebrado legalmente.

Veja como se faz para realizar uma cerimônia de casamento passo a passo, da documentação até a hora do “Eu os declaro marido e mulher!”

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimônia de casamento católico: na igreja

Quando os noivos optam por realizar uma cerimônia de casamento religioso, a primeira coisa a decidir é a data para realizar a celebração.

A partir desta data, todas as providências serão tomadas e muitos passos devem ser dados. Confira o passo a passo:

  • No caso de uma celebração católica, o primeiro deles é escolher a igreja onde querem se casar, principalmente porque muitas delas são bastante procuradas e ficam com agenda cheia por meses. Por isso, a antecedência é imprescindível.
  • Ao checar a disponibilidade de agenda da igreja, é preciso passar por uma entrevista com o padre e providenciar os documentos. Algumas igrejas pedem que isso seja realizado três meses antes da data do casamento, porém, em outras, esse prazo é muito maior.
  • Na maioria das igrejas, ao passarem pela entrevista do pároco, são exigidas imediatamente cópias de documentos como CPF, RG e comprovante de endereço e uma cópia da certidão de batismo atualizada.
  • É importante saber que quem deseja realizar uma cerimônia de casamento católico precisa ser batizado e ter feito a Primeira Comunhão. Na maioria das igrejas, se isso ainda não ocorreu, pede-se que seja providenciado.
  • Depois, para concretizar o processo, exige-se comprovante do curso dos noivos, certidão do casamento civil ou edital de proclamas do casamento civil. Este último documento pode ser providenciado até um mês antes da data agendada para o casamento.
  • Caso um dos noivos more fora da cidade, é preciso passar por esse processo em sua paróquia e enviar a documentação para a paróquia onde será realizada a cerimônia. Além disso, também é preciso pagar uma taxa para a igreja.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Músicas para casamento e outras providências

Depois de acertados os detalhes e entregue a documentação na igreja, os noivos precisam pensar em outras providências para a cerimônia religiosa.

7 Comments

Leave a Reply

6 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *