in

Cerimônia de casamento: passo a passo

Caso o altar seja confortável para todos, noivo, mãe e seus padrinhos ficam do lado direito.

Enquanto a noiva, seu pai, e suas madrinhas e padrinhos de casamento ficam do lado esquerdo. Assim que o pai da noiva chegar, o pai do noivo se posiciona ao lado da mãe do noivo até o final da cerimônia.

Além disso, a daminha fica do lado da noiva e pode segurar o buquê dela.

A cerimônia

Após a entrada de todos, começa o texto de cerimônia de casamento, que será pronunciado pelo pai, pastor, celebrante ou mestre de cerimônia casamento.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Normalmente há um introdução e uma mensagem para casamento religioso evangélico ou católico, relacionado a valores como fidelidade, respeito e cumplicidade, e na sequência, são realizados os votos na cerimônia de casamento,que podem ter frases de amor, para personalizar o momento.

É nessa hora que a emoção é grande, o pajem entrega as alianças aos noivos, que são abençoadas pelas autoridades religiosas, e o casal faz a troca delas entre si. Normalmente, é a hora do “Sim”, o casal é declarado casado e tem permissão para o beijo.

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Então, no cerimonial de casamento religioso, os noivos e padrinhos assinam o livro, para sedimentar a união formal.

Ainda no roteiro cerimônia casamento também é preciso pensar nos cumprimentos no altar, após a formalização da união.

Cerimônia de casamento passo ao passo para o religioso

Em um dos casos na cerimônia, pais e padrinhos vão até o meio do altar, cumprimentam os noivos e saem. Depois saem pajem, dama e os noivos.

Mas também é possível que os noivos caminhem até os pais e padrinhos para cumprimentá-los, saem do altar, e são seguidos pelo cortejo de pais e padrinhos.

Saída dos noivos

A saída dos noivos pode ser feita na sequencia inversa à entrada, conforme as normas formais:

  • Noivos
  • Damas e pajens
  • Pais da noiva
  • Pais do noivo
  • Padrinhos

Cerimonia de casamento passo a passo

Cerimonia de casamento passo a passo   Cerimonia de casamento passo a passo

A festa – Passo a passo

É ideal pensar também nos acontecimentos da festa de casamento. Assim como na cerimônia de casamento, existem profissionais que organizam os grandes acontecimentos da festa. Confira o roteiro para festa:

Chegada dos noivos

Dependendo do estilo da festa os noivos podem inovar na entrada da festa! Pode ser uma música agitada, uma dança ensaiada etc. Vocês escolhem!

Cerimonia de casamento passo a passo

Discurso e brinde

O discurso é indispensável. É nesse momento que os noivos agradecem formalmente a todos pela presença e apoio. É uma honra receber cada convidado no seu grande dia, não deixe de preparar o discurso para isso.

Primeira dança dos noivos

Um dos momentos mais especiais da comemoração! A primeira dança dos noivos é uma tradição lindíssima que ganha a atenção dos convidados e gera fotos maravilhosas.

Foto com os padrinhos

Antes de aproveitar a festa, reserve um tempinho para tirar fotos divertidas com os seus padrinhos! Lembre-se, eles são uma das pessoas mais especiais do grande dia. Registre!

Jantar de casamento

Na hora do jantar, os noivos devem se sentar nos seus lugares e aproveitar o cardápio escolhido com tanto carinho. A alimentação é um detalhe importante para os noivos, não pule esta parte.

Cumprimentos e fotos

Antigamente era tradição que os noivos cumprimentassem cada convidado após o jantar, agradecendo pela presença e tudo mais. É um gesto lindo, mas se a sua festa tem 300 convidados você pode demorar um “pouquinho” para finalizar. A dica é fazer estes agradecimentos no discurso.

Jogar o buquê

É um dos momentos mais esperados pelas convidadas solteiras! Não abra mão dessa tradição, jogue o buquê! Você pode inovar na forma como vai fazer isso, prendendo o buquê em fitas cetim, quem tiver a última fita fica com o buquê!

Cerimônia de casamento evangélico

Na cerimônia de casamento evangélico, a ordem e os procedimentos são bem parecidos com os da Igreja Católica. É necessária uma entrevista com o pastor da congregação, para conversar sobre a intenção de casar.

7 Comments

Leave a Reply

6 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *