Cerimonialista: o que você deve saber ao contratar | Guia Noiva

Cerimonialista: o que você deve saber ao contratar


31.07.2018Assessoria e Cerimonial TAGS:

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Você já respondeu “sim” ao pedido de casamento e juntos já escolheram a data. E agora vem a dúvida: contratar ou não um cerimonialista?

Este profissional é a pessoa chave que poderá te ajudar em todas as decisões sobre o seu casamento. Mas, antes de tomar qualquer decisão, entenda o que um cerimonialista faz, pois ele fará parte de sua vida durante meses, na organização e planejamento do seu casamento.

O que faz um cerimonialista?

Quais são as funções do cerimonialista de casamento? Pois bem, o cerimonialista tem papel fundamental na organização do casamento. Este profissional planeja, organiza e coordena todos os detalhes para que os noivos fiquem tranquilos e o grande dia seja inesquecível.

Por isso, responsabilidade e atenção são qualidades fundamentais em um cerimonialista.

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

O bom cerimonialista tem a função de tranquilizar e conduzir as decisões dos noivos, buscando o resultado que eles tanto sonharam, além de coordenar todos os envolvidos durante o dia da festa para garantir o bom andamento do evento do início ao fim.

O período que antecede o casamento é cheio de afazeres, decisões a serem tomadas, indecisões e dúvidas. Qual convite de casamento  escolher, ou ainda, como fazer as lembrancinhas de casamento para padrinhos?

Pois bem, o cerimonialista poderá ajudar em muitas questões enquanto você resolve, por exemplo, como serão os arranjos de flores para casamento!

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Modelos de cerimonial de casamento

O que faz um cerimonialista dependerá do tipo de atendimento acordado, que pode ser desde uma assessoria completa, na qual o cerimonialista apresenta de três a quatro opções de fornecedores, agenda as visitas e acompanha os noivos; ou parcial com reuniões periódicas, orientações e indicações, mas quem fica à frente das buscas e tomadas de decisões são os noivos; até a mais conhecida, que é o Cerimonial do dia.

Nesse caso, o cerimonialista não se envolve com os preparativos e o seu trabalho será realizado somente na igreja e na festa.

No dia do casamento, o tamanho da equipe varia de acordo com o porte da festa, mas a quantidade mínima de profissionais na equipe é de três pessoas.

A frequência e acompanhamentos vão depender sempre do que foi acordado em contrato.

Se tiver um contrato somente para o Cerimonial do Dia, dificilmente a cerimonialista vai ter disponibilidade para acompanhar presencialmente todas as reuniões ou solicitar e avaliar pedidos de orçamento e negociações.

Este acompanhamento mais próximo geralmente é acordado em um contrato de Assessoria completa ou parcial. É importante ter certeza que está bem clara a diferença entre as opções.

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Funções do cerimonialista de casamento

Estar disponível para atender e auxiliar os noivos;

Promover reuniões periódicas para acertar detalhes e preparar cronogramas;

Na igreja, ou local da cerimônia, dar assessoria e orientações aos participantes do cortejo, noivos, convidados e coordenar profissionais (como por exemplo, músicos e fotógrafos);

Na recepção cumprir e cuidar de tudo que foi combinado previamente em reuniões;

Recepcionar os convidados;

Trabalhar de forma colaborativa com fotógrafos e cinegrafistas, administrar o serviço do buffet, trabalhar em conjunto com o DJ, bandas e músicos;

Estar à disposição dos noivos, familiares e convidados para auxiliá-los no que for preciso.

Resumindo, é responsabilidade do cerimonialista cuidar que o casamento, desde a cerimônia até o final da festa, saia como o planejado.

Você pode até se perguntar, mas quanto custa um cerimonialista? O cerimonialista pode custar o sucesso desse momento que você tanto sonhou!

Por isso, é muito importante ter um profissional de confiança e não apenas um amigo para organizar tudo. Mesmo quando a celebração é para poucos convidados, não arrisque ter uma enorme dor de cabeça.

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Para entender melhor o que faz um cerimonialista de casamento, passo a passo:

Período pré-casamento

O pré-evento tem uma agenda cheia e o cerimonialista estará com você. O planejamento exige um cronograma bem completo e prazos para cada um dos itens.

O profissional escolhido vai te orientar no passo a passo, indicando fornecedores, levantando valores, registrando desejos dos noivos e familiares, auxiliando em negociações e fazendo sugestões.

Alguns cerimonialistas fazem uma visita técnica no local escolhido e auxiliam na definição de layout e circulação no evento. Este profissional sabe exatamente como montar um cerimonial de casamento!

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar   Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Antes do evento é feita uma reunião final para alinhar todos os detalhes do cronograma do dia do evento, registrar todos os dados dos profissionais envolvidos e detalhes contratados.

O cerimonialista deve confirmar com cada profissional a sua responsabilidade no dia do evento e os horários para montagem e desmontagem.

No grande dia

O cerimonialista será o primeiro a chegar e o último a sair da festa. Será o responsável por receber os fornecedores, um a um, conforme o horário previamente combinado com cada um deles, e garantir a entrega e a montagem de todos os detalhes conforme o planejado.

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Algumas outras funções do cerimonialista e equipe no dia do evento:

– Entrega do buquê no local escolhido pela noiva para fazer a produção;

– Marcação de mesas para os convidados, posicionamento de cardápios e porta guardanapos, reserva de local para padrinhos e pais tanto na cerimônia quanto na recepção;

– Cerimonial completo – na cerimônia e recepção – orientando todos os protocolos pertinentes a ocasião;

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

– Recepção de padrinhos, familiares e amigos;

– Recebimento e identificação de presentes trazidos pelos convidados;

– Auxílio em acomodar cada um dos convidados e familiares conforme acordado com os noivos.

– Coordenação dos profissionais envolvidos e demais providências necessárias para a perfeita realização do evento.

– Verificação e auxílio a necessidades dos convidados, e disponibilidade de itens de farmácia, kit para primeiros socorros, maquiagem e costura;

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

Após a festança

O cerimonialista e sua equipe acompanham a desmontagem do evento, garantindo que ocorra dentro do horário e exigências do local. Faz a entrega dos presentes recebidos, pertences e sobras de doces e bolos a um dos familiares previamente combinado, ou coleta para entrega posterior.

O fechamento do evento pode ser feito através de um relatório constando número de convidados presentes, staff, possíveis quebras, contagem de bebidas consumidas e recolhimento das demais para devolução ao local consignado.

Viu só o que faz uma cerimonialista? Esses profissionais são verdadeiros mestres na arte de transformar sonhos em realidade. Mas já deu para perceber que não é um trabalho fácil, nem simples, pois demanda preparo, conhecimento e atenção.

Há várias opções de curso de cerimonialista caso você se interesse em ingressar nesta profissão. E olha que este é um mercado que não para de crescer, já que as pessoas continuam se apaixonando e querendo casar!

Pense nisso!

Cerimonialista o que voce deve saber ao contratar

 

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU