in

Cerimonialista: o que ela pode fazer para o seu casamento?

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

É comum escutarmos casais, depois do casamento, falarem que se soubessem tudo o que uma cerimonialista podia fazer para auxiliá-los, teriam contrato uma logo no início dos preparativos.

Publicidade

Portanto, vamos esclarecer neste post tudo que essa profissional pode fazer para o seu casamento, quais as suas funções durante os preparativos, no dia e depois. Assim, você não vai precisar se lamentar depois dizendo que não sabia.

O que faz um cerimonialista?

O cerimonialista de casamento tem papel fundamental na organização do casamento e no grande dia. É o profissional que planeja, organiza e coordena todos os detalhes para que os noivos fiquem tranquilos e o grande dia seja inesquecível.

Embora muitos casais pensem que o cerimonialista auxilia somente na recepção do evento, o organizador de eventos tem muitas outras funções.

Publicidade

Os cerimonialistas, em primeiro lugar, precisam entender os desejos do casal para que tenham o casamento que sempre sonharam. Conhecem e indicam os fornecedores mais indicados e também evitam que os noivos esqueçam algum detalhe importante.

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

E como têm experiência, são capazes de consertar os inevitáveis acidentes, pois nenhuma festa é perfeita, não é mesmo?

O cerimonialista é um profissional antenado nas tendências. Acompanha regularmente sites e blogs especializados; revistas, feiras de noivas, e referências em redes sociais. Organiza uma pasta com as principais ideias, até mesmo com sugestões de flores de papel para os casais que vão casar com pouca grana.

Publicidade

Outra grande vantagem de contar com um cerimonialista é que ele faz o casamento caber no bolso do casal. Pois, como trabalha com vários fornecedores, o organizador de eventos sabe as faixas de preço dos serviços prestados pelas empresas de eventos.

Algumas das funções do cerimonialista de casamento são:

  • Promover reuniões periódicas para acertar detalhes e preparar cronogramas
  • Estar disponível para atender e auxiliar os noivos
  • Auxilia na organização da documentação do casal, contratos e mantem cópias para garantir que todos os fornecedores cumprem o prometido
  • Monta cronograma de montagem para o dia do casamento
  • Monta roteiro de cada etapa da festa (cerimônia, fotos, festa e fechamento) com protocolos, nomes dos familiares, horários etc
  • No local da cerimônia dar assessoria e orientações aos participantes do cortejo, noivos, convidados e coordenar profissionais (como por exemplo, músicos e fotógrafos)
  • Na recepção cumprir e cuidar de tudo que foi previamente combinado em reuniões
  • Recepcionar os convidados
  • Trabalhar em conjunto com fotógrafos, DJ, bandas, músicos e cinegrafistas
  • Administrar o serviço do buffet
  • Estar à disposição dos noivos, familiares e convidados para auxiliá-los no que for preciso.

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Modelos de cerimonial de casamento

Muitos casais preferem contratar um organizador de eventos somente para o grande dia, enquanto outros, principalmente aqueles com um número maior de convidados, preferem contrata o profissional assim que marcam a data do casamento. Portanto, há diferentes tipos de contrato.

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Publicidade

Assessoria para o grande dia

Nesse caso, o cerimonialista entra em contato com todos os profissionais contratados até 15 dias antes do evento para alinhar todas as informações e verificação dos contratos. O cronograma do casamento é elaborado junto com os noivos. Elabora um check list de todas as atividades para que nada seja esquecido, como:

Elaboração do Cronograma

Layout do casamento

Planejamento da Cerimônia

Publicidade

Acompanhamento da montagem do evento, para verificar se está tudo conforme planejado para a ornamentação de casamento

Montagem de mesa de doces e bem-casados

Resolução de emergências e imprevistos

Durante o evento, o organizador de casamento verifica a qualidade dos serviços prestados por todos os profissionais: higiene e limpeza, recepção dos convidados, coordenação da cerimônia, execução do cronograma do evento, entrega de lembrancinhas e bem-casados, contagem de bebidas consumidas, verificação dos itens de decoração e checagem de quebras ou perdas, organização dos presentes recebidos e organização de itens no final da festa.

Publicidade

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Assessoria completa

Este tipo de assessoria engloba todas as etapas do casamento. Após identificar o perfil dos noivos, é definido o orçamento para o evento e as prioridades. São realizadas várias reuniões para definir fornecedores. A assessoria é feita com base nos seguintes itens:

Cronograma dos noivos

Planilha de previsão de custos

Publicidade

Casamento civil

Indicação e acompanhamento das negociações com fornecedores

Elaboração do cronograma do casamento

Publicidade

Planejamento da cerimônia

R.S.V.P

Acompanhamento na montagem do evento

Montagem de mesa de doces e bem-casados

Resolução de emergências e imprevistos

Durante a Festa de Casamento, verifica a qualidade dos serviços prestados por todos os profissionais: higiene e limpeza, recepção dos convidados, coordenação da cerimônia, execução do cronograma do evento, entrega de lembrancinhas e bem-casados, contagem de bebidas consumidas, verificação dos itens de decoração e checagem de quebras ou perdas, organização dos presentes recebidos e organização de itens no final da festa.

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

E depois do evento?

Depois que a festa de casamento termina, o trabalho do cerimonialista ainda continua.

Normalmente, na semana seguinte, o organizador de eventos fica responsável por fazer um relatório sobre todos os acontecimentos e quebras de materiais do buffet, além de outros gastos extras que possam ter ocorrido durante o dia do evento.

Riscos de não contratar um cerimonial

É responsabilidade do cerimonialista cuidar para que o casamento saia como o planejado. Por isso é muito importante ter um profissional de confiança e não apenas um amigo para organizar o evento.

Esse é um momento único, muito esperado pelo casal e que não vale a pena colocar tudo a perder. O profissional de cerimonial ajuda os noivos a realizarem um sonho. Sem falar que, os noivos quando contam com um cerimonialista têm mais tempo para outras atividades, como, por exemplo, escolher as músicas gospel para casamento.

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Cerimonialista o que ela pode fazer para o seu casamento

Gostou de nossas dicas e sugestões?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

resort para lua de mel

Resort para lua de mel: 15 opções para curtir intensamente

Lembrancinhas de casamento para encantar os convidados

Lembrancinhas de casamento para encantar os convidados