in

Como casar no civil: guia completo para uma nova vida a dois

 Como casar no civil: guia completo para uma nova vida a dois

Quando se toma a decisão de casar, os noivos, nem sempre imaginam tudo o que está envolvido nisso. E, assim que começam os preparativos, vem a dúvida: como casar no civil? O que precisamos fazer? Que documentos levar? Com quantos anos pode casar no civil? Como se vestir para casar no civil?

Para facilitar a vida dos noivos e para que não percam muito tempo, já que há algumas burocracias, elaboramos um passo a passo de tudo o que precisa para casar no civil.

O que fazer antes de ir ao cartório?

Antes de procurar informações de como fazer para casar no civil, o casal deve decidir o regime de bens que vão escolher, pois se optarem pela Comunhão universal de bens, Separação total de bens ou Participação final dos aquestos será preciso um processo anterior à ida ao cartório, para dar entrada no casamento civil.

O casal também precisa escolher o tipo de casamento que vão querer: Casamento no cartório; Casamento religioso com efeito civil; Casamento em diligência, que é quando o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que os noivos escolhem para realizar o casamento. Por exemplo, casamento no campo ou mesmo em um buffet para casamento. E ainda tem a Conservação de união estável em casamento, que é feita no cartório mas não tem a celebração e não precisa de juiz de paz.

Decididos esses pontos, o casal já pode ir ao cartório e ver como casar no civil.

 Como casar no civil: guia completo para uma nova vida a dois     Como casar no civil: guia completo para uma nova vida a dois

 Como casar no civil: guia completo para uma nova vida a dois

O que precisa para casar no civil?

Passo 1 – Pedir a habilitação de casamento

Os noivos devem decidir a data da cerimônia e procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência (com pelo menos três meses de antecedência) e dar entrada no processo. Lá, são submetidos a uma averiguação em que deve ficar provado que não há qualquer impedimento para casar. Esta fase tem que acontecer no mínimo 30 dias antes da cerimônia, para que haja tempo hábil.

Vale destacar que, concedida a habilitação para o casamento, o prazo para que esse ocorra é de 90 dias corridos. Se o prazo for perdido, será necessário recomeçar todo o processo.

 Como casar no civil: guia completo para uma nova vida a dois

Veja abaixo a lista de exigências e documentos para casar no civil. Antes de levar os documentos necessários para casar no civil, os noivos devem comparecer ao cartório e verificar se há necessidade de apresentação de outros papéis ou de regras específicas. Confira também as taxas cobradas para o registro.

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *