Como dar nó em gravata: desvende esse mistério | Guia Noiva

Como dar nó em gravata: desvende esse mistério


10.10.2018Trajes TAGS:

Como dar no em gravata desvende esse misterio

Todo homem precisa saber como dar nó em gravata, mesmo que esse adereço não faça parte do seu dia a dia. Desta forma, quando tiver uma reunião importante, o casamento de uma amiga ou uma festa de formatura, não ficará desesperado.

Mas para quem não tem o hábito, isso pode virar um pesadelo. E errar neste quesito significa matar o seu look. Selecionamos dicas sobre como fazer os principais nós de gravata. Confira!

Como dar nó em gravata

Se você é daqueles que não tem o hábito de usar gravatas, dificilmente saberá que existem inúmeras formas diferentes de dar nó em gravata. Não se assuste! Você não precisa saber dar todos esses nós, mas é legal saber os cinco mais comuns: o simples, o duplo, o Windsor, o semi-Windsor e a borboleta.

Como dar no em gravata desvende esse misterio

Nó Simples

O nó de gravata simples, também conhecido em inglés como o “four in hand knot”, é um dos nós mais usados entres os homens na hora de usar terno para um evento de social completo.

Um dos mais simples de se aprender, porém, um dos mais estilosos. Aposte neste tipo quando for usar gravata skinny e colorinhos mais apertados. Evite usar esse nó pequeno e assimétrico em colarinhos mais abertos.

Ótimo para quem tem pescoço curto, pois alonga. Use-o nas gravatas de tecido encorpado, pesado já que numa de seda por exemplo, vai ficar muito estreito.

Acompanhe o passo a passo de como dar nó em gravata simples:

1 – Passe a gravata ao redor do pescoço. Com o colarinho levantado e a camisa abotoada, coloque a gravata em torno dos ombros. Pendure a extremidade mais larga dela do lado direito, com a mais estreita cerca de 30 cm mais alta do lado esquerdo.

2 – Cruze a extremidade ampla sobre a estreita. Leve a ponta mais larga para o lado esquerdo do corpo, por cima da ponta mais fina. Segure os dois pedaços de tecido perto do pescoço com a mão esquerda.

3 – Passe a ponta larga por baixo da estreita. Enfie a mão direita por baixo da extremidade estreita, pegue a mais larga e puxe-a de volta para o lado direito.

4 – Passe a ponta larga novamente. Cruze-a de novo por cima da ponta estreita, no mesmo ponto onde a mão esquerda está segurando o nó. O lado frontal da gravata deve ficar voltado para frente outra vez, de modo que a costura fique escondida.

5 – Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Dobre a ponta da extremidade larga por baixo dela mesma e puxe-a pelo laço do pescoço.

6 – Insira a extremidade larga pelo nó da frente. Você terá um nó horizontal na frente da gravata. Segure esse nó aberto com o dedo e, com cuidado, insira a ponta larga nele.

7 – Aperte o nó. Segure a ponta estreita e deslize o nó frontal para cima para apertar a gravata. Veja se ela está alinhada e se o comprimento está apropriado. O ideal é que ela termine sobre a parte superior da fivela do seu cinto.

Aperte um pouco as laterais do nó para fazer uma covinha logo abaixo dele. O nó simples é um pouco assimétrico no pescoço. Não se preocupe se ele parecer torto; é assim mesmo.

Quando for se casar, já saberá dar o nó na própria gravata e, quem sabe, até na do pajem de casamento, não é mesmo?

Como dar no em gravata desvende esse misterio

Nó Duplo

O nó duplo é mais amplo do que o simples e dá um ar mais polido, formal ao seu look. Pode ser dado em todos os tipos de gravata, mas é melhor se dado nas de tecido leve ou médio. Cai bem na maioria das ocasiões. Veja como fazer nó de gravata duplo!

1 – Após posicionar a gravata em volta ao pescoço, a parte mais fina ficará sempre em repouso sobre a camisa enquanto que a parte mais grossa será manuseada por todo o tempo, até que o nó esteja completamente formado.

2 – Vista a camisa de sua preferência e coloque o colarinho voltado para cima.

3 – Posicione a gravata sobre a camisa e em volta ao pescoço.

4 – Passe a parte mais fina da gravata por baixo da parte mais grossa.

5 – Segure firmemente a base do nó (ponto de encontro entre as duas tiras da gravata).

6 – Pegue a ponta mais grossa e circule a mais fina. Neste momento, solte o ponto de apoio para que ele escorregue um pouco para baixo e segure fortemente neste novo ponto.

7 – Circule novamente (sem soltar o ponto chave) a parte mais fina transpassando o tecido sobre a mão que segura o ponto chave.

8 – Leve a ponta mais grossa até o pescoço, passando-a pela parte interna. Em seguida, passe-a dentro do oco formado pelo tecido e a mão que segura o ponto de apoio.

9 – Largue o ponto de apoio e puxe a ponta grossa delicadamente, ajeitando a gravata ao pescoço;

10 – Arrume o colarinho da camisa sobre a gravata.

Como dar no em gravata desvende esse misterio

Nó Windsor

Se você quer um nó clássico para uma ocasião mega formal, o nó Windsor é a sua escolha. Mas cuidado, porque ele não combina com qualquer tipo de colarinho.

O nó Windsor é um dos mais grossos e pomposos nós. Dito por muitos o melhor para usar em situações mais formais ou nas quais você precise passar uma ótima primeira impressão como é o caso de apresentações, aparições em frente ao juiz etc. Mas cuidado, pois às vezes é percebido como too much.

Melhor se for usado com camisas de colarinho mais amplo de corte francês ou europeu, por exemplo, e em gravatas de tecido que não seja pesado ou encorpado demais. Também veste melhor os que têm pescoço longo e/ou magro.

Não use com gravatas muito grossas já que o nó ficará por demais exagerado. Confira como dar nó na gravata Windsor neste passo a passo:

1 – Coloque a gravata ao redor do pescoço. Deixe a extremidade larga do lado direito e a cerca de 36 cm abaixo da mais fina, à esquerda. O Windsor usa bastante tecido, portanto a ponta larga deve ficar mais baixa do que o normal.

2 – Cruze a extremidade ampla sobre a estreita. Segure uma ponta em cada mão e passe-as para a mão oposta. A ponta larga agora estará do lado esquerdo.

3 – Passe pelo laço do pescoço. Usando a mão direita, segure as duas pontas no local onde elas se cruzam, perto do colarinho. Com a mão esquerda, puxe a extremidade larga pelo laço do pescoço, vindo de baixo.

4 – Passe a gravata para baixo novamente. Descanse a ponta larga de novo no peito, à esquerda da ponta estreita.

5 – Dobre-a atrás da ponta estreita. Pegue a ponta larga com a mão direita e puxe-a de volta para o lado direito do corpo, por baixo da ponta estreita. Segure o nó perto do colarinho usando a mão esquerda.

6 – Passe a ponta larga pelo laço do pescoço, vindo pela frente. Mantenha-a do lado direito.

7 – Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Insira a ponta da extremidade larga e puxe-a, ainda do lado direito. O avesso da ponta larga agora deverá estar voltado para frente.

8 – Dobre a extremidade larga por cima da estreita. Dobre-a de volta da direita para a esquerda, de modo que o lado da frente fique visível outra vez.

9 – Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço, vindo de baixo. Passe a extremidade larga pelo laço do pescoço uma última vez.

10 – Insira a ponta larga pelo nó frontal. Passe-a pelo nó horizontal na frente da gravata e puxe-a.

11 – Aperte o nó. Segure a base do nó frontal e aperte-o gentilmente nas laterais. Puxe a extremidade larga da gravata devagar para aproximar o nó do pescoço.

Dicas

Para os canhotos, pode ser mais fácil trocar as posições iniciais das pontas fina e larga. Nesse caso, troque todas as instruções para esquerda e direita.

O ideal é que a ponta da gravata roce a parte de cima da fivela do cinto. Tudo bem se ela descer até a parte de baixo da fivela. Esse é o “estilo italiano”.

Como fazer nó em gravata com covinha: segure a parte acima do nó pelas duas pontas e puxe-a para baixo um pouco até que ela fique mais apertada. Uma forma convexa aparecerá perto do nó. Use o polegar e o indicador para pressionar a parte de baixo do nó em um V. A forma ficará mais profunda, formando a covinha.

Se você já está pensando nos seus trajes para o casamento dos sonhos, que tal procurar a camisa ideal para usar com uma gravata e o nó Windsor? Ficará super chique!

Como dar no em gravata desvende esse misterio

Nó semi-Windsor

Esse nó é bastante elegante e — assim como o nó duplo — bem versátil. Ele é muito usado por ícones do estilo como Tom Ford e David Beckham. Por ter um tamanho mediano, o ideal é adotá-lo em gravatas não finas demais.

O semi-Windsor é um nó que não é muito grosso nem muito fino (como o nó duplo) cai bem na maioria das ocasiões. Além de ser o mais usado por aqui, é bem mais fácil de dar nó na gravata do que o Windsor. Na dúvida, aposte nele!

1 – Após posicionar a gravata em volta ao pescoço, a parte mais fina ficará sempre em repouso sobre a camisa enquanto que a parte mais grossa será manuseada por todo o tempo, até que o nó esteja completamente formado;

2 – Vista a camisa de sua preferência e coloque o colarinho voltado para cima;

3 – Posicione a gravata sobre a camisa e em volta ao pescoço;

4 – Passe a parte mais fina da gravata por baixo da parte mais grossa;

5 – Segure firmemente a base do nó (ponto de encontro entre as duas tiras da gravata);

6 – Pegue a ponta mais grossa e circule a mais fina somente até encontrar a mão que está segurando o nó (apenas meia volta). Neste ponto, suba com a ponta da gravata até o pescoço;

7 – Passe a ponta grossa da gravata por dentro, estrangulando o nó;

8 – Segure o nó firmemente;

9 – Circule o nó com a ponta grossa da gravata transpassando-a sobre a mão para que se forme o oco;

10 – Após circular o nó estrangulado, passe a ponta da gravata pelo lado de dentro do pescoço e, em seguida, passe-a dentro do oco formado pela mão que segura o nó estrangulado;

11 – Puxe levemente a gravata para que ela se ajeite delicadamente ao pescoço;

12 – Arrume o colarinho.

Gostou desse nó? É chique e deve ficar super bonito com a camisa e o terno para noivo que você escolheu para o seu casamento, heim?

Como dar no em gravata desvende esse misterio   Como dar no em gravata desvende esse misterio

Nó em Gravata Borboleta

Independente de você usar um smoking num casamento ou de cantar num quarteto, você precisa saber como dar nó em gravata borboleta. Não é algo que a maioria dos homens faça com muita frequência, mas felizmente, se você consegue amarrar seus cadarços, também consegue dar um nó nesse tipo de gravata – é o mesmo nó. Veja nó de gravata passo a passo:

1 – Passe a gravata pelo pescoço, abaixo do colarinho, e pegue as pontas. A ponta na sua direita deve ficar cerca de 3 cm abaixo da ponta da sua esquerda.

2 – Cruze a ponta mais comprida sobre a mais curta. Você deve fazer isso próximo ao seu pescoço para que a gravata fique firme sem ficar solta: você não quer sua gravata balançando na frente do seu peito, não é mesmo?

3 – Passe a ponta maior por dentro, formando um nó simples. Use essa oportunidade para apertar o nó, se necessário.

4 – Coloque a ponta solta para a esquerda e depois dobre-a sobre si mesma para a direita. Segure essa dobra, que será o laço frontal da gravata concluída, entre as duas pontas do seu colarinho.

5 – Estique a ponta que passou por dentro até a frente do laço.

6 – Pegue os dois lados do laço que está na horizontal e empurre para encostar na ponta que está solta na frente dele. A parte superior da ponta que está solta ficará no meio do laço.

7 – Passe a ponta solta novamente pelo laço que você fez no Passo 3.

8 – Aperte o laço puxando os dois lados e as duas metades simultaneamente. Puxe as pontas dianteira direita e traseira esquerda para soltar; puxe as pontas dianteira esquerda e traseira direita para apertar. Repita até que a gravata esteja com tamanho e a firmeza que desejar.

Gravata borboleta concluída!

Como dar no em gravata desvende esse misterio

Uma dica importante: Se você se perde nessas instruções passo-a-passo, pense no cadarço dos seus sapatos. O nó é o mesmo. Imagine sua cabeça saindo da sua perna da mesma forma que seu tornozelo. Agora imagine você amarrando seus sapatos de baixo pra cima. É assim que dá o nó nessa gravata.

Quando conseguir, comece a tentar angulações e tamanhos diferentes. Gravatas desse tipo possuem espaço suficiente para você expressar seu próprio estilo.

Certifique-se que a gravata sirva e que fique confortável.

Pratique dando nó na gravata com ela na sua coxa. Cansa menos os seus braços e dá pra ver melhor o que você está fazendo. A parte da coxa logo acima do joelho é praticamente da mesma espessura que seu pescoço.

Se gostou de aprender como dar nó em gravata, é bom saber também que a gravata deve ser guardada pendurada no armário, para não amassar. Caso não tenha espaço, enrole-a delicadamente sobre a mão, criando aspirais. É expressamente proibido dobrá-la.

Quanto ao comprimento, a ponta da gravata deverá terminar ao tocar a fivela do cinto.

E, para aqueles gostam de usar prendedores, mas não sabem exatamente onde fixá-los, o ideal é que se conte 20 cm de baixo para cima para determinar o ponto ideal.

Curtiu? Já escolheu qual irá usar assim que tiver uma oportunidade? Depois manda a foto pra gente!

Como dar no em gravata desvende esse misterio

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU